«En Las Selvas Vive Amor»

Relações Sociais e Humanas em El Pastor de Fílida, de Luis Gálvez de Montalvo




Recomendar livro a um amigo

Sinopse:

Fruto de uma engenhosa assimilação de tradições, a novela pastoril de Luis Gálvez de Montalvo veicula, de forma discreta mas irrefutavelmente sugestiva, princípios que permitirão não apenas alargar o espectro de possibilidades estéticas de um género particularmente codificado e reiterativo, mas ainda (e sobretudo) brindar as décadas subsequentes com uma fórmula mais maleável e tão adequada às suas circunstâncias como a trilogia das Dianas o fora em relação à época que a viu nascer. Para além de propor um confronto selectivo com uma secular herança literária, El pastor de Fílida explora ainda as potencialidades alusivas da convenção bucólica, impondo-se como retrato (ou auto-retrato) da sociedade cortesã de Quinhentos, algo idealizado, de resto, como o são todos os retratos em tempos optimistas. ¶ No estudo que aqui se apresenta, desenvolver-se-á uma reflexão acerca do hibridismo polifacetado que acabamos de frisar, bem como das suas implicações num contexto poético e ideológico que simultaneamente se assume e se fragiliza. Em última instância, observar-se-á o modo como a proposta aventada por Luis Gálvez de Montalvo, em perfeita sintonia com os valores socio-culturais datáveis a que se subordina, marca uma decisiva inflexão na novela pastoril espanhola do Siglo de Oro, reservando para si, contudo, o privilégio de uma indizível ironia de universalidade. ********************************************************** De um modo geral, a obra de Gálvez de Montalvo é mencionada ou até sumariamente discutida em análises mais amplas versando sobre a evolução genológica da novela pastoril ou sobre a expressão transversal de um determinado tópico. As interessantes observações que, nesses trabalhos em que ocupa um lugar secundário, amiúde suscita impõem a urgência de estudar El pastor de Fílida autonomamente, numa tentativa de abranger, de forma (quanto possível) metódica e detida, as inúmeras singularidades que o distinguem.

Índice:

AGRADECIMENTOS

INTRODUÇÃO

CAPÍTULO I: FORTUNAS DE UM GIRO AUDAZ
Luis Gálvez de Montalvo e a novela pastoril espanhola
A arte de contar: desde La Diana a El pastor de Fílida
O universo ficcional de El pastor de Fílida
Gálvez de Montalvo e a Arcadia de Sannazaro: uma novidade antiga

CAPÍTULO II: QUANTO VAI DE ZAGAL A RABADÁN
Alicerces de uma sociedade pastoril
Ensaios de uma hierarquia arcádica
Uma sociedade de sociedades

CAPÍTULO III: DEBAJO DEL SAYAL HAY ÁL
As relações familiares
Família, herança e hierarquia
Família e sociedade

CAPÍTULO IV: O LOGRO DE HORÁCIO
Aspectos do binómio aldeia / corte
Instabilidade de charneiras
Aldeia e corte: de binómio a monómio?

CAPÍTULO V: NA FUENTE DE LOS ALISOS
As relações humanas
Amor e amizade
A enganosa harmonia do amor

CONCLUSÕES

BIBLIOGRAFIA
Bibliografia activa
Bibliografia passiva



AUTORIA:

A. Ferreira da Silva (n. 1989) doutorou-se em Estudos Românicos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 2017, com uma tese em torno da novela pastoril portuguesa. As linhas de investigação que tem vindo a desenvolver versam prioritariamente sobre as literaturas ibéricas dos séculos XV a XVII, abrangendo géneros tão díspares como a poesia de cancioneiro, a novela pastoril e a poesia épica. Tem-se dedicado também à tradução. Constitui o presente trabalho uma versão revista e aumentada da sua dissertação de Mestrado, concluída em 2012.

Detalhes:

Ano: 2018
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 152
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-732-1
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
16/05/2024
SEIVA – POEMAS REUNIDOS (1978-2023), da autoria de Manuel Pedro Ferreira
LANÇAMENTO: Dia 16 de maio (5.ª feira), às 21h30, no O'culto da Ajuda, em Lisboa. Apresentação: João Quaresma Dionísio (Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

04/05/2024
CIDADANIA, DEMOCRACIA E JUSTIÇA GLOBAL – MARTHA NUSSBAUM E ADELA CORTINA, da autoria de Maria do Céu Pires
LANÇAMENTO: Dia 4 de maio (sábado), às 16h00, no Centro de Ciência Viva, em Estremoz. Apresentação: Elísio Gala

28/04/2024
LORIGA – CONTRIBUTO PARA UM PLANO DE INTERVENÇÃO TURÍSTICA, da autoria de Horácio M. M. de Brito
LANAMENTO: 28 de abril (dom.), às 15H00, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Loriga. Apresentação: Dr Rogério Figueiredo (Prof. do Ens. Secundário) e Prof.ª Doutora Manuela Mendonça (Presidente da Academia Portuguesa da História)

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]