Música Católica em Macau no Século XX
Os Compositores e as suas Obras Vocais num contexto histórico único
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Sinopse:
O trabalho do professor Dai permite-nos conhecer que a música católica surgiu em Macau, desde os primeiros dias como porto comercial. Um sistema cultural relativamente intacto, que constituiu um dos indícios mais importantes e fundamentais da história da música em Macau. [Este livro] é o resultado inevitável do desenvolvimento da música nos tempos modernos. ¶ [Lei Pang Chu (Escritor e ex-diretor de Macao Daily News)]
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A música católica em Macau, no século XX, é um im¬portante trabalho de pesquisa da antropologia musical. Este trabalho forneceu detalhes relativos à história do intercâmbio musical Sino-Ocidental e à história do desenvolvimento da música religiosa. Também nos relembra que o desenvolvimento da música em Hong Kong, Macau e Taiwan é fundamental e indispensável para a história da música chinesa. A pesquisa de Dai expandiu o espólio da história musical da China para as comunidades chinesas no mundo. ¶ [Lin Hua (Professor do Conservatório de Música de Shanghai e Compositor)]
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Nos meados do século XVI, a música ocidental entrou num florescente período renascentista, orientado pelo saber do Humanismo. A música medieval católica teve um longo processo de formação, desde a monofonia à po¬lifonia (Dai Dingcheng, 2000, p. 148), atingindo a idade de ouro da música modal, na sua forma típica a cappella (sacra ou secular). No mesmo período do século XVI, a cultura musical da China continental desfrutou de uma civilização chinesa bastante diferente, marcada pela música de corte, pela música folclórica, pela música de literato e pela música religiosa (Taoista e Budista). As múltiplas escolas de música formaram uma emocionante paisagem sonora. ¶ Na fronteira com o mar do Sul da Chi¬na, Macau era um pequeno e primitivo porto de pesca, quando recebeu pela primeira vez viajantes Portugueses. Após o ano 1553, os moradores desta aldeia piscatória observaram com curiosidade os novos colonos (Jin Guoping & Wu Zhiliang, 2002, pp. 47-68), mas não esperavam que a cultura da música católica se tornasse uma componente importante das múltiplas culturas de Macau. A partir de então, esta cultura musical não só é uma marca do sincretismo cultural entre a China e o Ocidente em Macau, como constitui também uma das principais origens do movimento de introdução da música ocidental.
Índice:
Prefácio – Uma Contribuição Importante para a Investigação da História Musical de Macau
Prelúdio
Primeiro Movimento Cultura da música católica em Macau: levantamento do património histórico e das composições litúrgicas no século XX
Secção 1. A vida musical no Colégio de São Paulo e a cultura da música católica na sua etapa inicial em Macau (meados do século XVI – meados do século XVIII) i. A vida musical no Colégio de São Paulo de Macau ii. Fase inicial da cultura da música católica em Macau
Secção 2. Seminário Diocesano de São José de Macau e a herança da música católica em Macau (meados do século XVIII – final do século XIX) i. O Seminário Diocesano de São José de Macau e o ensino da música ii. Herança da cultura da música católica em Macau
Secção 3. O Seminário de São José como o centro da atividade composicional litúrgica e da vida musical do século XX i. A situação da música no Seminário Diocesano de São José de Macau no século XX ii. Contribuições musicais por sacerdotes principiantes pertencentes a São José iii. Uma visão geral das atividades composicionais dos sacerdotes e crentes locais iv. Doming Lam e António Lau – músicos profissionais formados pelo Seminário de São José a. Doming Lam – compositor de renome mundial b. O padre António Lau – um teórico notável da música chinesa e um compositor de música sacra
Segundo Movimento Diocese de Macau no século XX: Os principais compositores (padres) estrangeiros e suas composições
Secção 1. O padre Fernando Maberini e as suas composições litúrgicas i. Visão Geral ii. Composições em Macau – lista de alguns trabalhos com um pequeno resumo iii. Análise de Christus Factus Est
Secção 2. O padre Guilherme Schmid e as suas composições litúrgicas i. Visão Geral Episódios do padre Schmid: as memórias de Yeh Jih Chiu ii. Composições em Macau – lista de alguns trabalhos com um pequeno resumo iii. Análise de “Ó Virgem Formosa”
Secção 3. O Padre Áureo Castro e as suas composições litúrgicas i. Visão Geral ii. Composição em Macau – lista de trabalhos conhecidos com um pequeno resumo iii. Análise de “Louvado seja”
Terceiro Movimento As Composições Litúrgicas dos Sacerdotes Católicos Nativos e Crentes de Macau no século XX
Secção 1. O padre André Ngan e as suas composições litúrgicas i. Visão Geral A comemoração dos 50 Anos de Sacerdócio de Monsenhor António André Ngan ii. Análise iii. Conclusão Monsenhor Ngan Faleceu na Sexta-feira Passada
Secção 2. As Composições Litúrgicas de outros padres e crentes chineses i. Visão Geral ii. Análise das composições litúrgicas a. O padre Luís Lei e as suas composições litúrgicas b. O padre Lucas Leong e as suas composições litúrgicas c. O Bispo Domingos Lam e as suas composições litúrgicas d. O padre Tadeu Tang Si Yan e as suas composições litúrgicas As novas obras sacras do padre Tang Si Yan e. João Chau Su Sam e as suas composições litúrgicas f. João Ng e as suas composições litúrgicas João Ng conversa sobre a composição g. Young Lam e as suas composições sacras iii. Conclusão
Secção 3. O doutor Pedro José Lobo e as suas contribuições musicais i. Visão Geral Lobo, a figura histórica que amava Macau ii. Lista das composições da música sacra iii. Análise da canção Ave Maria
Secção 4. O padre Lancelote Miguel Rodrigues e as suas composições litúrgicas i. Visão geral ii. Análise de De Madrugada
Movimento Quatro As Composições dos Compositores Profissionais e da “Geração Nova de Macau”
Secção 1. Análise das obras litúrgicas de Doming Lam i. Visão Geral ii. Análise a. Uma combinação efetiva entre a entoação em Cantonês e o movimento melódico ... 187 b. Expressões melódicas por meio da modalidade c. A estruturação de texturas múltiplas d. Técnicas da harmonia tonal i. Acordes e intervalos harmónicos da direção vertical ii. Progressão da harmonia iii. Conclusão
Secção 2. As composições da música da igreja de Inácio Vong i. Visão Geral a. A sua infância b. Os dias da escola secundária c. Em Loppiano, Itália d. Entrar no campo de educação ii. Conceções de criação iii. A lista das composições A criação no mundo interior Coda
Secção 1. As causas da música católica em Macau no Século XX i. A música é um dos meios mais importantes na missão católica e, sobretudo, na adoração a Deus ii. Demanda contínua da tradição musical nas igrejas de Macau e da influência direta da educação musical do Seminário de São José iii. O nível profissional dos professores e o seu sentido de responsabilidade e missão versus a sede do conhecimento e o desejo dos seminaristas de servir a Deus
Secção 2. As características da música católica em Macau no Século XX i. Visão Geral - Património cultural: um raro repositório da história e cultura imaterial em Macau ii. Visão espacial - estilo local: influências artísticas nas áreas vizinhas iii. Visão temporal – valor histórico: um texto indispensável da história da música chinesa Utilização de gravações musicais para o acompanhamento dos serviços de Missa
Secção 3. As funções da música católica em Macau no Século XX i. A música pode fornecer alimentos divinos adequados e importantes que atendam às necessidades dos eventos litúrgicos das igrejas e da vida cultural dos crentes no dia-a-dia. ii. No processo da criação das músicas sacras, surgiram vários talentos musicais, dentro e fora do domínio religioso. Eles ajudaram a transmitir as funções da música ao longo do tempo e do lugar
Secção 4. Discussões relevantes
Posfácio i. Causas de Pesquisa ii. Agradecimentos
AUTOR:
Dai Dingcheng, doutorado em teoria de composição, é professor de Musicologia da Escola de Artes no Instituto Politécnico de Macau (MPI). A sua investigação abrange desde a polifonia europeia, entre os séculos IX e XVI, até à música contemporânea. Desde que chegou a Macau em 2003, Dai tem estado envolvido em projetos relacionados com a musicologia urbana. É membro do Conselho Cultural do Comité de Macau S.A.R. (2013-), membro do Comité da Sociedade de Etnomusicologia da Ásia Pacifica (2008-), Vice-diretor do Comité Nacional do Ensino Académico Superior em Teoria Musical e Composição (2008-), membro do Comité World Choir Council (2012-), membro convidado e especial do Comité Musical da Sociedade da Educação da China (2003-), investigador convidado do Conservatório Central, professor convidado do Conservatório da Música de Xinghai e da Universidade Normal do Sul da China (2005-). É, também, conselheiro da Orquestra de Macau (2007-), presidente honorário e diretor artístico de várias sociedades em Macau, tais como: Associação Musical de Cheong Hong de Macau e da Orquestra da Música Taoista de Macau.
Detalhes:
Ano: 2018
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 242
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-725-3
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