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Sinopse:
“Não é […] por demais sublinhar a riqueza e variedade de perspectivas que estas peças de um mosaico nos oferecem e que tornam este livro de leitura obrigatória para quantos, sejam eles investigadores, músicos, ou até leitores não especializados, se interessam pela história da música em Portugal […]. Peças que vêm preencher lacunas importantes e lançar luz sobre vários aspectos dessa história que se mantinham até hoje na obscuridade.” ¶¶ [Manuel Carlos de Brito] ¶¶¶¶ “Peças de um mosaico, pois esta coletânea nunca pretendeu ser mais do que uma série de ensaios independentes, embora, em diversos casos, relacionados entre si – peças que, no seu conjunto, contribuem para um quadro vasto e complexo, que é a história da música em Portugal, incluindo, como elemento indispensável, aspetos da história da música em território ultramarino, designadamente, no Brasil [...] abrangendo um período de cerca de 300 anos, desde o século XVII até às primeiras décadas do século XX.” ¶¶ [David Cranmer]
Índice:
Prefácio Introdução Abreviaturas
I A música no teatro popular português setecentista: à procura de um paradigma
II O papel da música no teatro dos dramaturgos portugueses do século XVII
III A música nas óperas de António José da Silva (“o Judeu”)
IV Ópera ou comédia? – o teatro popular em Lisboa de 1733 a 1750 e a questão da sua italianização
V A ópera e a comédia em língua portuguesa durante o reinado de D. José I
VI A música nos entremezes e farças da tradição luso-brasileira do período colonial
VII Os manuscritos de música teatral conservados no Arquivo Musical do Paço Ducal de Vila Viçosa – a ligação brasileira
VIII Produções das óperas de Marcos Portugal: vislumbres do passado, reflexões sobre o presente
IX Porquê Catalani?
X As Invasões Francesas – alguns aspetos do seu impacto na música e no teatro
XI João Domingos Bomtempo e os “Portuguese sufferers”
XII Uma corte deslocada e a figura de Marcos Portugal
XIII “Febre de Rossini”
XIV Vila Viçosa e sua vida musical no século XIX – a perspetiva de um sacerdote músico
XV Camille Saint-Saëns e Portugal: uma relação duradoura
Índice remissivo
O AUTOR:
David Cranmer é docente no Departamento de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa (FCSH) e membro do CESEM, onde coordena o Grupo “Música no Período Moderno”. É igualmente investigador responsável pelo projeto Marcos Portugal, assim como pelo Caravelas – Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira. É ainda coautor (com Manuel Carlos de Brito) de Crónicas da vida musical portuguesa na primeira metade do século XIX (1990), autor de Laudate Domino: introdução à música sacra (2009) e de Música no D. Maria II: catálogo da coleção de partituras (2015), e editor de Mozart, Marcos Portugal e o seu tempo (2010), de David Perez: Variazioni per mandolino (2011) e de Marcos Portugal: uma reavaliação (2012).
Detalhes:
Ano: 2018
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 336
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-730-7
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