Recomendar livro a um amigo
|
Sinopse:
O Neo-Realismo no cinema é sobretudo conotado com o cinema italiano do pós-guerra e com diversos autores que, todavia, nos anos 50 começam a divergir das tendências iniciais, definidas essencialmente como um humanismo atento às realidades sociais. A tendência realista perdura ainda nos cinemas novos dos anos 60, mesmo quando se revela como divergência estética, o que nos abre uma maior latitude nesta abordagem. As sementes deste movimento, que se tornou de sucesso internacional, medraram noutros países que receberam essa proposta de cinema como modelo, influência e estímulo. Assim nasceram correntes neo-realistas peculiares em países de língua latina, como França, Espanha, Portugal, Brasil, Argentina, México, etc. – conjunto que, delimitando um vasto circuito de intercâmbios linguísticos, culturais e artísticos, não será aqui mais do que levemente aflorado. O número 12 da revista Nova Síntese, dedicado ao cinema, permitirá esboçar algumas ligações entre os cinemas italiano, francês, português, brasileiro e cabo-verdiano, deixando para outras incursões todo o restante território inexplorado do cinema realista e seus impactos na história da cultura local e global. Há toda uma nova revisão histórica a fazer sobre este movimento, tanto analítica como teoricamente.
Índice:
Nota da direcção
1. Neo-Realismo no Cinema Apresentação Leonor Areal
O Neo-Realismo no cinema Carlos Melo Ferreira
A imagem da imagem: a Sicília de Giovanni Verga no cinema de Luchino Visconti Gaspare Trapani
Zavattini e a potência do “real” no cinema Maria do Rosário Lupi Bello
“Uma história italiana”: Metello de Vasco Pratolini entre cinema e literatura Ada Milani
Un néo-réalisme français? (Ou néo-réalisme italien et «réalisme noir» du cinéma français?) Michel Marie
Percepção e visualidade na obra de Manuel da Fonseca – A arte de escrever como se fora um filme Domingos Lobo
O “trabalho de campo” na génese do argumento do filme Nazaré (1952), por Alves Redol e Manuel Guimarães Leonor Areal
Fernando Namora – do novo Realismo ao cinema novo Fernando Batista
Ernesto de Sousa (1921-1988): «Dom Roberto, um homem de fantoches que luta para não ser um deles» Paula Pinto
A Promessa: de peça de teatro “indigna de plateias cristãs” a obra cinematográfica “anarco-mística” Jorge Palinhos
Ilhéu de Contenda: do romance ao filme Glória de Brito
Selvas selvagens (Ecos do neorrealismo em São Paulo Sociedade Anônima e Selva Trágica) Adalberto Müller
Iracema-1974, cinema, malandragem e capitalismo Ana Paula Pacheco
Tradições populares, cultura de massas e a sombra do film noir nas metamorfoses do Neo-Realismo português Carlos Figueiredo Jorge
A prática do inquérito no cinema português actual Jorge Leitão Ramos
Notas sobre cinema português e acção cultural cinematográfica no contexto do movimento neo-realista: O ABC Cine-Clube de Lisboa António Manuel Garcia/ Manuel Neves
O Neo-Realismo italiano na actividade do Cine-Clube Universitário de Lisboa António Mota Redol
O tempo dos cineclubes em Angola Leonel Cosme
2. No centenário do nascimento de Romeu Correia (2017) Romeu Correia: In memoriam do Escritor de Almada Alexandre M. Flores
Romeu Correia – Temas e pretextos deste invulgar polígrafo Edite Condeixa
Romeu Correia – Bibliografia cronológica. Obra publicada e não publicada Edite Condeixa
3. Texto apresentado em sessão organizada pela Associação Promotora do Museu do Neo-Realismo Largo da Mutamba, de Domingos Lobo Sérgio de Sousa
4. Relatório de Actividades da Associação Promotora do Museu do Neo-Realismo em 2016 Relatório de Actividades da Associação Promotora do Museu do Neo-Realismo em 2016
Normas redaccionais para a elaboração dos textos relativos à revista Nova Síntese (recomendações)
Detalhes:
Ano: 2017
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 386
Formato: 23x16
ISSN: 1646-5989
|