Contos Pródigos (e outros) Vadios

Antologia




Recomendar livro a um amigo
Temas: Contos, Literatura

Sinopse:

A obra CONTOS PRÓDIGOS (e outros) Vadios representa o regresso a casa de diversos textos narrativos (contos) de carácter ficcional, convém frisar, inseridos e já publicados em colectâneas, antologias e revistas culturais, aos quais se acrescentou um inédito, compilados neste volume que vos apresentamos. ¶¶ Baseados em factos reais, mergulhando no insólito, no enigma e no fantástico, ou ultrapassando fronteiras terrestres, viajando até Kepler – 22b (um exoplaneta recentemente descoberto), conto premiado em concurso – Corujão das Letras – e publicado no Brasil, caminham, agora, unidos. Submetidos a desdobramentos, alinhamentos temporais e espaciais (alguns) numa sequência lógica e sem que a história tivesse perdido o sentido inicial, retomou-se a magia do conto. ¶¶ De enredos simples – aqui se cruzam lendas, histórias de vida e morte, amizade e amor, medos, erros, e dramas – rasando a tragédia – vícios ou conflitos, por entre descrições pormenorizadas, onde ironia, sátira, ou denúncia velada, marcam presença, constituindo um todo que enceta novo rumo… ¶¶¶¶ Com trinta anos sobre o lombo, idade para se ter juízo, estava metido em apuros. Hesitante, entre o ceder e o avançar, deixa-se envolver pela desorientação e perde a vontade inicial, mantendo-se hirto sobre a tábua, já meio carcomida pelo caruncho. ¶¶ Um dos companheiros, observando a hesitação de António, atira-lhe com ar de gozo: – Meu caro amigo, tens a mania de que és bom! E costumas sê-lo. Estás à espera de quê? Que a gaja te empurre, docemente? Quem te mandou «armar-te aos cágados»? Quando decidiste levar adiante a aposta com o Carlos, esqueceste esse pormenor da fobia da água e das alturas, verdade? Conta aqui ao velho, e agora? Agora, calma! Aguenta aí os cavalos porque o mundo não acabará se te estatelares na porra da piscina! Ainda para mais, com esse nico de água (que parece ter) nem sequer dá para lavares as unhas dos pés, muito menos essa espécie de bigode! Mas prometeste! Apostaste! Se, na verdade, ela simpatizou contigo, não quererá ver-te a fazer essa figura de palhaço…

Índice:

Agradecimentos
Nota Introdutória
I – Um Amor Incondicional (Eclética I – Coletânea Edições Colibri)
II – O Intruso (Eclética II – Coletânea Edições Colibri)
III – Cenas do Outro Mundo (Eclética III – Coletânea Edições Colibri)
IV – A Última Vez… (Et Quoi – Escrita Criativa, Coletânea)
V – A Mentira (Et Quoi – Escrita Criativa, Coletânea)
VI – O Erro (Rio Dos Bons Sinais, 2017 – CEMD)
VII – A Turma Especial (Licungo n.º 5 – CEMD)
VIII – A Caminhada (Inédito)
IX – Fascínio De Morte (7 Pecados, Pastelaria Editora, 2013)
X – Viajar no Sonho – Kepler-22b (Menção Honrosa) in, A Voz da Liberdade – Coletânea de Contos, Crónicas e Poesias – Editora Sol (Projeto Editorial Sol Além-Mar) – Brasil
XI – Esmeraldas que Aprisionam (Tempo sem Horas – Ed. V. da Silva, 2014)
XII – Brumas (Tempo sem Horas, Ed. V. da Silva, 2014)
XIII – O Vício (Tempo sem Horas, Ed. V. da silva, 2014)
XIV – Na Casa dos Avós (Tempo sem Horas, Ed. V. da Silva, 2014)
XV – Um Natal Diferente (Et Quoi – Escrita Criativa, Coletânea, 2017)
XVI – A Vida num Ápice (Tempo sem Horas, Ed. V. da Silva, 2014)
XVII – O Conflito (Tempo sem Horas, Ed. V. da Silva, 2014)
XVIII – A Última Viagem (Tempo sem Horas, Ed. V. da Silva, 2014)


A AUTORA:

Conceição Maia Rocha de Oliveira é natural e residente em Aveiro, Portugal. Frequentou a Universidade de Coimbra; Licenciou-se em Ensino de Português/Francês pela Universidade de Aveiro. É diplomada pela Escola do Magistério Primário de Aveiro e pela Alliance Française. Exerceu docência. É coautora em Antologias, Colectâneas, Agendas e Revistas Culturais (Portugal, Brasil, Moçambique e Roménia).
Publicou: • Labirinto de Palavras, Poesia, pela editora Temas Originais, 2012; • Tempo Sem Horas, Contos, pela editora Vieira da Silva, 2013; • Da Raíz (transparências), Poesia, Palimage, Edições Terra Ocre, 2014; • Ramiro e o Moliceiro (entre a Ria e o Palheiro) Infanto/Juvenil, 2016; • Contos Pródigos (e outros) Vadios, Antologia de Contos, Edições Colibri, 2017

Detalhes:

Ano: 2017
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 180
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-720-8
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
16/05/2024
SEIVA – POEMAS REUNIDOS (1978-2023), da autoria de Manuel Pedro Ferreira
LANÇAMENTO: Dia 16 de maio (5.ª feira), às 21h30, no O'culto da Ajuda, em Lisboa. Apresentação: João Quaresma Dionísio (Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

04/05/2024
CIDADANIA, DEMOCRACIA E JUSTIÇA GLOBAL – MARTHA NUSSBAUM E ADELA CORTINA, da autoria de Maria do Céu Pires
LANÇAMENTO: Dia 4 de maio (sábado), às 16h00, no Centro de Ciência Viva, em Estremoz. Apresentação: Elísio Gala

28/04/2024
LORIGA – CONTRIBUTO PARA UM PLANO DE INTERVENÇÃO TURÍSTICA, da autoria de Horácio M. M. de Brito
LANAMENTO: 28 de abril (dom.), às 15H00, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Loriga. Apresentação: Dr Rogério Figueiredo (Prof. do Ens. Secundário) e Prof.ª Doutora Manuela Mendonça (Presidente da Academia Portuguesa da História)

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]