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Sinopse:
«Este estudo histórico sobre a relação entre as elites portuguesas e a educação durante os Liberalismos Monárquico e Republicano e as primeiras décadas da Ditadura (Estado Novo), reconstituída a partir da experiência das instituições, professores e alunos do ensino secundário da cidade de Évora, é um excelente contributo para a história cognitiva da formação e evolução da sociedade portuguesa “contemporânea” e, pelo interesse alargado que merece suscitar, para a cultura histórica da sociedade portuguesa actual. ¶¶ Os leitores encontrarão nele, além de uma extensa e invulgar informação factual, uma sólida análise histórica sobre o lugar institucional do Liceu de Évora no sul do país; a afirmação social e política do seu corpo docente, crescentemente mais profissionalizado; a função deste estabelecimento escolar como o topo regional de um quadro de educação formal pública desde o início (meados do Séc. XIX) ideologicamente imaginado e politicamente constituído mais como um dos instrumentos de reprodução do que como um canal de oportunidade de ascensão na «escada» social, um propósito que a Primeira República diferenciou mas não superou; e sobre a origem e destino social de muitos dos seus estudantes, em grande parte sugados pelos espaços em formação do “Portugal Moderno”. Em suma, o estudo torna claro o processo de constituição, a partir de 1841, da centralidade regional do Liceu de Évora, que persistiu até que a instalação do ensino superior e, em particular, a (re)fundação da Universidade de Évora (1973), a estiolou, num momento de maior abertura social do sistema de ensino público, tanto nas oportunidades de acesso como de transição escolar.(…)» ¶¶¶ [HELDER ADEGAR FONSECA ¶ (Professor Catedrático da Universidade de Évora) – Prefácio.]
Índice:
Nota do autor
Prefácio
Normas de Transcrição e Lista de Siglas Introdução
Capítulo 1 – Elites, sociedade e ensino secundário: a Europa e Portugal 1.1. Introdução 1.2. Ensino secundário na Europa: os casos 1.3. O ensino secundário em Portugal: entre o clássico e o técnico 1.4. O ensino em Portugal: um balanço Capítulo 2 – Elites e instituições de ensino em contexto regional 2.1. Introdução 2.2. O ensino secundário liceal e a bifurcação do currículo durante a Monarquia Constitucional 2.3. O ensino técnico: a segmentação 2.4. Elites e estatuto das instituições de ensino: um quadro sumário
Capítulo 3 – O lugar das escolas na «cidade dos equipamentos»: o quadro material 3.1. Introdução 3.2. As escolas na «cidade dos serviços» 3.3. A Monarquia Constitucional. A função educativa de Évora à dimensão do sul 3.4. República. O primado do ensino técnico 3.5. O Estado Novo. O primado da política do ensino clássico 3.6. A função educativa na «cidade dos equipamentos»: um quadro sumário
Capítulo 4 – O liceu com gente dentro: os professores, a vida cívica e a política (1890-1926) 4.1. Introdução 4.2. A diacronia: o corpo docente 1841-1926 4.3. Da Monarquia Constitucional à I.ª República: o envolvimento dos professores na vida cívica 4.4. Os professores. Carreira escolar e ação pública: um quadro sumário
Capítulo 5 – Oferta e procura de ensino clássico e de ensino técnico em Évora (1841-1926) 5.1. Introdução 5.2. Ensino primário e ensino secundário na Europa: historiografia e comparação 5.3. Portugal: depois do ensino primário 5.4. A procura no segmento de ensino clássico 9.5. O Alentejo: a surpreendente questão do género 5.5. O ensino clássico e o ensino técnico em Évora 5.6. A procura: um quadro sumário
Capítulo 6 – Os descendentes. Recrutamento dos estudantes do ensino secundário em Évora 6.1. Introdução 6.2. Metodologia 6.3. Critérios para o cruzamento de dados. Codificação e classificação 6.4. Geografia e mobilidade 6.5. Recrutamento social no ensino secundário: um quadro no final do século XIX 6.6. Estrutura ocupacional dos pais dos alunos do Liceu de Évora 6.7. Grupos ocupacionais e rendimento 6.8. O recrutamento geográfico e o recrutamento social: um quadro sumário
Capítulo 7 – Trajetórias e destinos ocupacionais 7.1. Introdução 7.2. A procura de ensino superior pelos alunos do Liceu de Évora 7.3. Alunos do Liceu de Évora que prosseguiam estudos: ocupações 7.4. Os alunos: geografia e trajetória profissional. A geografia dos destinos ou a atração dos centros sobre as periferias 7.5. Trajetórias e destinos: um quadro sumário
Conclusão
Anexos
Fontes manuscritas Arquivo Histórico do Liceu André de Gouveia Arquivo Histórico da Escola Industrial e Comercial Gabriel Pereira Arquivo Distrital de Évora Arquivo da Câmara Municipal de Évora Arquivo Geral do Seminário Diocesano de Évora Arquivo da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz Arquivo Histórico Militar Arquivo da Universidade de Coimbra Arquivo do Museu de Ciência da Universidade de Lisboa (Escola Politécnica) Centro de Documentação do Ministério da Educação Biblioteca Nacional Instituto Superior de Agronomia (Biblioteca-Arquivo) Fontes Impressas Biblioteca do Estado Maior do Exército Arquivo Nacional da Torre do Tombo Biblioteca Nacional
Legislação
Estatísticas
Relatórios
Anuários
Imprensa
Bibliografia
Detalhes:
Ano: 2017
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 446
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-629-4
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