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Sinopse:
A língua portuguesa ocupa atualmente um dos lugares cimeiros na lista das línguas que ostentam uma dimensão mundial. Se tomarmos como referência o universo das línguas europeias, o português situa-se no terceiro lugar, sendo apenas ultrapassado pelo inglês e pelo espanhol. Ainda que nem tudo seja um “mar de rosas”, é indesmentível que a língua portuguesa tem vindo a registar um forte aumento no capítulo do número de falantes e uma presença cada vez mais expressiva em variados palcos, onde não podemos deixar de realçar a estratégica internet. Também se torna uma evidência que, neste século XXI, o português é das línguas com maior potencial de expansão, em resultado de múltiplos fatores. Anotemos, desde logo, as projeções de crescimento demográfico relativas ao mundo lusófono, com destaque, necessariamente, para o Brasil e os PALOP; as vantagens oriundas do elevado grau de dispersão da língua portuguesa, já que se trata de um idioma implantado em vários continentes e mares, podendo, no quadro do processo de globalização, ajudar a abrir novas portas ao desenvolvimento de negócios, entre outros aspetos, e inclusivamente a contrabalançar o domínio “excessivo” de certas línguas; ou ainda a valorização política, económica e cultural de determinadas regiões, cada vez mais relevantes para a ordem internacional, como é o caso do Atlântico Sul, que forma uma espécie de “lago” da língua portuguesa. Por estas e outras razões, compreende-se a necessidade de que haja uma clara e eficiente aposta no reforço do caudal de produção de estudos dedicados à língua portuguesa, incidindo, obviamente, sobre as suas diversas facetas e valias, bem como esclarecendo os seus maiores desafios.
Índice:
NOTA DOS ORGANIZADORES Alexandre António da Costa Luís, Carla Sofia Gomes Xavier Luís e Paulo Osório
PALAVRAS POUCAS A PROPÓSITO DE UM PREFÁCIO… José Carlos Venâncio (Professor Catedrático da Universidade da Beira Interior)
I LÍNGUA E FORMAÇÃO DO IMPÉRIO PORTUGUÊS (SÉCULOS XV-XVI) Alexandre António da Costa Luís (Universidade da Beira Interior e LABCOM.IFP – Portugal)
II LÍNGUA PORTUGUESA E LUSOFONIA EM MIGUEL REAL Carla Sofia Gomes Xavier Luís (Universidade da Beira Interior e LABCOM.IFP – Portugal)
III O PORTUGUÊS NA CHINA: PASSADO, PRESENTE E FUTURO Carlos Ascenso André (Academia das Ciências de Lisboa e Instituto Politécnico de Macau – Macau)
IV A LÍNGUA PORTUGUESA EM TIMOR-LESTE (PASSADO, PRESENTE E FUTURO) Dom Carlos Filipe Ximenes Belo (Prémio Nobel da Paz (1996) – Timor)
V PANORAMA DO ENSINO DE PORTUGUÊS EM MASSACHUSETTS, ESTADOS UNIDOS Célia Bianconi (Boston University) e Nilma Dominique (Massachusetts Institute of Technology – Estados Unidos da América)
VI O PAPEL DA ESCOLA SUPERIOR DE LÍNGUAS E TRADUÇÃO NA FORMAÇÃO DE INTÉRPRETES-TRADUTORES PARA A ADMINISTRAÇÃO E FUNÇÃO PÚBLICA DE MACAU Choi Wai Hao (Academia das Ciências de Lisboa e Professor Coordenador do Instituto Politécnico de Macau – Macau)
VII A LÍNGUA PORTUGUESA NA AUSTRÁLIA Chrys Chrystello (Presidente da Direção da Associação Internacional dos Colóquios da Lusofonia – Portugal)
VIII MUDANÇA DE NARRATIVA NA GALIZA Concha Rousia (Psicoterapeuta e Membro da Academia Galega da Língua Portuguesa – Galiza)
IX QUE PROFESSOR PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA EM ANGOLA? REFLEXÕES ACERCA DOS DESAFIOS EM CENÁRIOS MULTICULTURAL E MULTILINGUE Domingos Gabriel Ndele Nzau (Chefe do Departamento de Ensino e Investigação em Língua Portuguesa e Docente do Instituto Superior de Ciências da Educação, ISCED, da Universidade 11 de Novembro, Cabinda – Angola)
X MACHADO DE ASSIS E O SEU IDEÁRIO DE LÍNGUA PORTUGUESA Evanildo Bechara (Professor Catedrático Jubilado da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e Sócio Efetivo da Academia Brasileira das Letras – Brasil)
XI A IMPORTÂNCIA CRESCENTE DA LÍNGUA PORTUGUESA NO PANORAMA MUNDIAL João Malaca Casteleiro (Professor Catedrático Jubilado da Universidade de Lisboa e Sócio Efetivo da Academia das Ciências de Lisboa – Portugal)
XII OS CASTELHANISMOS NAS PRIMEIRAS OBRAS IMPRESSAS EM LÍNGUA PORTUGUESA José Barbosa Machado (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/CEL – Portugal)
XIII O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: ARQUEOLOGIA E CULTURA ESCOLAR DA DISCIPLINA José Esteves Rei (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Universidade de Cabo Verde – Cabo Verde)
XIV ESTAR EM DIÁSPORA: UM MODO DE SER PORTUGUÊS José Maria Silva Rosa (Universidade da Beira Interior e LABCOM.IFP – Portugal)
XV ALIENAÇÃO OU DESALIENAÇÃO LINGUÍSTICA: A LÍNGUA PORTUGUESA NO EPICENTRO DO DISCURSO IDENTITÁRIO ANTICOLONIAL Julião Soares Sousa (CEIS20-Universidade de Coimbra e IHC-FCSH Universidade Nova de Lisboa – Portugal)
XVI O INSTITUTO POLITÉCNICO DE MACAU E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA RPC Lei Heong Lok (Academia das Ciências de Lisboa e Instituto Politécnico de Macau – Macau)
XVII ENSINO DO PORTUGUÊS NO CANADÁ – A PROVÍNCIA DO ONTÁRIO Manuela Marujo (Departamento de Espanhol e Português da Universidade de Toronto – Canadá)
XVIII A PRESENÇA DA LÍNGUA E CULTURA PORTUGUESAS NO JAPÃO ATUAL E NA MINHA CARREIRA UNIVERSITÁRIA Masashi Hayashida (Professor do ex-Centro de Estudos de Comunicações e Artes e do atual Centro de Estudo de Co* Design (CSCD) da Universidade de Osaka e Sócio Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa – Japão)
Detalhes:
Ano: 2017
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 398
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-627-0
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