|
|
Odélia e a Metafísica
Recomendar livro a um amigo
|
Sinopse:
ODÉLIA e a metafísica, este novo título, apresenta-se em continuidade da poética do feminino para a poética do conhecimento: como “a rosa floresce sem saber porquê.” (Silesius)
Índice:
venham íbis no céu azul para lá das nebulosas anima mundi navios ao longe os plátanos manhã sem nada outonal da morte que virá nevoeiro de d. sebastião o que nos dão os dias que passam a alma só a noite e o dia este frio de inverno de infância é fim do ano voragem de coisas batem as horas princesa de olhos dourados saudosa primavera a pequena eternidade mulher de sempre invocação tetragramática esta minha tarde sombras estivais albergues de alma estáticas figuras de gesto silencioso esvoaçam longe longe gineceu fechado com pétalas a abrir manhã a subir escadas estas palavras entrelaçadas poema a uma foto tão ausente amor de contradição minha outra alma será que o teu rosto é de chorar como a alma das campânulas orare solis osiris fiat passo a passo para lá do além meu corpo o tempo o mundo e a ressurreição interrogação solitário olha o céu insondável pássaros às cores troquemos as mãos e os anéis a silesius minha doce vertigem o em si o triângulo olhar as coisas pela ultima vez dies irae estrelas escondidas se tudo segue a 2ª lei de Carnot não há hipótese a cidade do deserto esta espera que aconteça a ave solta para longe voou do novo acordo ortográfico e cartão do cidadão eras donzela devota e bela encontro pequena rosa deste-me pão e vinho fractais flor breve vi-te no espelho da noite tornei a ver-te fiquei aí porque me dói a esperança o que me resta as tuas mãos escondidas o tempo em que eras eras branca boneca de trapos carne rosa sedosa na tarde antiga alegoria o lenço vermelho mulher a fugir passas a passar o leve sopro de encanto encanto breve eras ali depois de um olhar breve porque ficas sempre à porta o encontro à beira rio procurar nos dias que se vão desta ausência a correr folhas de outono tentação o rio que chora as palavras que feneceram a vida a correr quadras a uma mulher gorda a cidade perdida a alma que se esconde sombras sem dor e com silêncio milhões de coisas aqui e além cavalgam devagar as horas de mim noiva da manhã abrem-se as portas sidéreas flor de água flor mulher quando eu morrer eu quero iris lembra-me lembra-me tanta coisa euro now foi pelo rio Odélia ficaram pétalas
O AUTOR:
Fernando Barata Freitas – Licenciou-se em Medicina em 1967, tendo-se especializado em Neurologia. ¶ Na Poesia, que cultiva desde a juventude, além de alguns poemas dispersos dos anos ‘60 e ‘70, dedicou-se desde 2008 ao livro SOLSTÍCIOS, publicado por Edições Colibri em 2012, com o pseudónimo de Miguel d’Anunciada. ¶ Em SOLSTÍCIOS, situou-se entre um imaginário intemporal e escatológico e o amor, como via de salvação em contraponto com a morte.
Detalhes:
Ano: 2016
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 132
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-617-1
|
Outros livros relacionados
Comentários de utilizadores
|
22/06/2023
JOSÉ MANUEL SARMENTO DE BEIRES, da autoria de Fernando da Rocha Ribeiro
LANÇAMENTO: dia 22 de junho (5.ª feira), às 17h00, na Irmandade da Lapa, no Porto. Apresentação: Major-General João Vieira Borges; Prof. Doutor António Ventura; Prof. Doutor Sérgio Veludo Coelho
17/06/2023
UM JUDEU PORTUGUÊS EM ISTAMBUL, da autoria de Pedro Cantinho Pereira
LANÇAMENTO: dia 17 de junho (sáb.), às 21h00, Biblioteca Manuel Teixeira Gomes, em Portimão. Apresentação: Doutora Carla Vieira (Investigadora integrada do CHAM – FCSH, Universidade Nova de Lisboa)
11/06/2023
Edições Colibri na 93.ª edição da FEIRA DO LIVRO DE LISBOA
VISITE-NOS no stand B15 (Praça Verde) * Entre 25 de Maio e 11 de Junho de 2023, no Parque Eduardo VII (Metro: Marquês de Pombal e/ou Parque), em Lisboa.
05/06/2023
POESIA PARA SOBREVIVER, da autoria de Graciete Felício
LANÇAMENTO: dia 5 de junho (2.ª feira), às 18h00, no Grémio Literário, em Lisboa
04/06/2023
MUNDO(S) - Livro 22. Coord. Literária de Ângelo Rodrigues
APRESENTAÇÃO: dia 4 de Junho (domingo), às 18h00, no Auditório Poente da Feira do Livro de Lisboa. Apresentação dos Poetas e do Projecto: Ângelo Rodrigues
02/06/2023
MONSARAZ - Reconstruir a Memória, da autoria de Ana Paula Amendoeira
APRESENTAÇÃO: dia 2 de junho (6.ª feira), às 18h00, na Casa do Alentejo, em Lisboa. Apresentação: José Aguiar (Professor da Faculdade de Arquitetura de Lisboa)
Paula Moura Pinheiro (Jornalista da RTP)
30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA
25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia.
Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.
18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos
29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook
www.facebook.com/EdicoesColibri
31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99
“Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador”
___________________________________
[O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]
|