O Homem que Vivia Dentro dos Sonhos

Romance




Recomendar livro a um amigo

10,00 €
detalhes do preço

Stock: esgotado


Sinopse:

«Vamos encontrá-lo, nas páginas iniciais deste livro de Natália Constâncio, internado na Venerável ordem Terceira de S. Francisco, nos últimos tempos de vida, quando Cervantes já se lamentava a alguém: «puesto ya el pie en el estribo…». O ambiente é-nos sugerido numa prosa nítida e fresca, algo circunstanciada, de modo quase a fazer-nos esquecer que se trata duma diegese ficcional. Um dos grandes poderes da literatura é precisamente esse: o de nos transportar, sem darmos por isso, ao foco, ou ao palco da acção.» [Prefácio | Mário de Carvalho] *************************************************************** Madrid. Abril de 161 6. Enfermo, Miguel de Cervantes Y Saavedra repousa no seu leito de morte, no Convento da Ordem Terceira de São Francisco de Assis. Depois de os frades abandonarem os aposentos, o escritor é visitado por Dom Quixote de la Mancha, a quem há muito esperava. Conversam sobre temas como o amor, os sonhos e os ideais que ambos acalentaram, ao longo da vida. Este romance mescla factos históricos com elementos fictícios. ¶¶ «A morte levou-me o companheiro que assomava àquela janela para cumprimentar a vida. Admirei-o pelo caráter e pela imaginação. Apesar da doença, viveu intensamente cada minuto, como se o espectro da morte o não afetasse. Antes de encomendar a alma a Deus, reconciliou-se com um velho amigo, o Conde de Lemos, Dom Pedro Fernández de Castro, a quem escreveu, no romance de aventuras Los trabajos de Persiles y Sigismunda, aquela que é a dedicatória mais singular e mais inolvidável que um homem pode compor: «O tempo é breve, as ânsias crescem, as esperanças minguam, e contudo levo a vida sobre o desejo que tenho de viver.»

Índice:

AUTORA

Natália Constâncio nasceu em Moçambique e cresceu em Freixo de Espada-à-Cinta. É Doutorada em Estudos Portugueses, com a tese Subversão e Paródia na obra de Mário de Carvalho (2012) e inves-tigadora do I . E . L . T . Tem vários trabalhos sobre o autor, como “Humanos, Animais e Seus Iguais: Epítome de Uma Morte Anunciada, em Mário de Carvalho”, publicado em Falas da Terra no Século XXI (Esfera do Caos Editores, 2011), Ruínas e Incertezas em Um Deus Pas-seando pela Brisa da Tarde, de Mário de Carvalho (Colibri, 2007) e Paixão, Aleivosia e Morte em O Conde Jano, de Mário de Carvalho (Apenas Livros, 2004). Tem publicado folhetos de cordel na Editora Apenas Livros, como B.I. da Criação do Mundo (2004) e B.I. de Nossa Senhora (2011), entre outros. É autora dos livros A Súplica de D. Pedro (Chiado Editora, 2014) e Inês, a Fada-Boneca (Chiado Editora, 2015), com o pseudónimo Dulcineia. Atualmente é docente nos ensinos básico e secundário.

Detalhes:

Ano: 2016
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 126
Formato: 21x15
ISBN: 978-989-689-613-3
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
04/05/2024
CIDADANIA, DEMOCRACIA E JUSTIÇA GLOBAL – MARTHA NUSSBAUM E ADELA CORTINA, da autoria de Maria do Céu Pires
LANÇAMENTO: Dia 4 de maio (sábado), às 16h00, no Centro de Ciência Viva, em Estremoz. Apresentação: Elísio Gala

28/04/2024
LORIGA – CONTRIBUTO PARA UM PLANO DE INTERVENÇÃO TURÍSTICA, da autoria de Horácio M. M. de Brito
LANAMENTO: 28 de abril (dom.), às 15H00, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Loriga. Apresentação: Dr Rogério Figueiredo (Prof. do Ens. Secundário) e Prof.ª Doutora Manuela Mendonça (Presidente da Academia Portuguesa da História)

20/04/2024
PARTICIPAÇÃO POPULAR E CIDADANIA NA REVOLUÇÃO DE 25 DE ABRIL DE 1974, da autoria de Maria José Maurício
APRESENTAÇÃO: dia 20 de Abril (sáb.), às 16h00, no Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]