As Linhas de Torres Vedras – Um Destino Turístico Estratégico para Portugal




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Sinopse:

Este é um estudo sobre as Linhas de Torres Vedras enquanto destino turístico, procurando estudá-las no contexto do Turismo Cultural (e Paisagístico) e, nomeadamente, na comparação com produtos e destinos similares existentes nos países da Europa ocidental, mercados emissores de turismo com os quais Portugal compete, nomeadamente Inglaterra e França, com a Hadrian’s Wall (Muralha de Adriano) e a Ligne Maginot (Linha Maginot), respetivamente. ¶ Nesse sentido, o presente estudo é inédito, atual e pertinente, podendo ser, também ele, estratégico para Portugal. Para além da análise comparativa dos produtos e destinos Muralha de Adriano, Linha Maginot e Linhas de Torres Vedras, desenvolve-se a análise dos mercados, procurando, em última instância, identificar os factores de sucesso das Linhas de Torres Vedras face aos referidos produtos similares europeus e, consequentemente, concorrentes. ************************************************************ As mudanças no mercado turístico e a necessidade de novas estratégias que respondam aos desafios atuais e futuros reclamam políticas capazes de responderem aos problemas de reestruturação económica, social e ambiental nas zonas urbanas e rurais, bem como em alguns países/regiões que desejam, também agora, desenvolver o turismo com o objetivo de atrair investimento, promover o crescimento económico e gerar emprego. ¶ (…) ¶ Face ao estudo desenvolvido e através de uma análise comparativa, procuraremos identificar os factores de sucesso do destino Linhas de Torres Vedras que lhe permitirão condições vantajosas, face aos seus mais diretos destinos turísticos concorrentes, procurando definir e perspetivar o posicionamento do destino Linhas de Torres Vedras como produto no contexto da estratégia nacional para a área do turismo.

Índice:

PARTE I – INTRODUÇÃO

1. Introdução

2. Investigação
2.1. Enquadramento
2.1.1. Conceito de destino turístico
2.1.2. Importância de uma Marca no destino
2.2. Definição do problema
2.3. Turismo Cultural
2.3.1. Definição de Turismo Cultural
2.3.2. A importância da Paisagem
2.3.3. Turismo Cultural e Paisagístico
2.3.4. Oferta e procura turísticas
2.4. Objetivos
2.4.1. Objetivos da Investigação
2.4.2. Objetivos específicos

3. Metodologia
3.1. O modelo de análise
3.2. Instrumentos de recolha de dados


PARTE II – ENQUADRAMENTO TEÓRICO DOS DESTINOS
TURÍSTICOS EM ESTUDO

4. Enquadramento dos destinos turísticos em estudo

5. Muralha de Adriano
5.1. Contexto histórico
5.2. Estrutura original
5.3. Estruturas visitáveis na Muralha de Adriano: Região
Northumberland

6. Linha Maginot
6.1. Contexto histórico
6.2. Estrutura original
6.3. Estruturas visitáveis na Linha Maginot: da Memória ao Turismo

7. Linhas de Torres Vedras
7.1. Contexto histórico
7.2. Estrutura original
7.3. Estruturas visitáveis na 1.ª e 2.ª linhas defensivas


PARTE III – INVESTIGAÇÃO

8. Produção e o Consumo dos destinos turísticos – Muralha de Adriano, Linha Maginot e Linhas de Torres Vedras
8.1. Recolha e análise da informação
8.2. Caraterísticas dos destinos
8.2.1. Muralha de Adriano
8.2.1.1. Enquadramento Regional
8.2.1.2. Clima da Região
8.2.1.3. Organização e estatuto do sítio
8.2.1.4. Acessibilidades
8.2.1.5. Oferta turística regional complementar
8.2.1.6. Capacidade de atração turística da região
8.2.2. Linha Maginot
8.2.2.1. Enquadramento Regional
8.2.2.2. Clima da Região
8.2.2.3. Organização e estatuto do sítio
8.2.2.4. Acessibilidades
8.2.2.5. Oferta turística regional complementar
8.2.2.6. Capacidade de atração turística da região
8.2.3. Linhas de Torres Vedras
8.2.3.1. Enquadramento Regional
8.2.3.2. Clima da Região
8.2.3.3. Organização e estatuto do sítio
8.2.3.4. Acessibilidades
8.2.3.5. Oferta turística regional complementar
8.2.3.6. Capacidade de atração turística da região
8.3. Comparação dos destinos turísticos
8.4. Análise SWOT

9. Resultados das entrevistas aos atores das unidades de gestão dos três destinos turísticos em estudo
9.1. A autoavaliação dos destinos turísticos

10. Conclusão

Bibliografia

Webgrafia


PARTE IV – ANEXOS

ÍNDICE DE FIGURAS

ÍNDICE DE TABELAS

SIGLAS E ABREVIATURAS


O AUTOR

Carlos Manuel Antunes Bernardes tem 48 anos e reside no Turcifal, Torres Vedras. É Casado e tem um filho. Desde 1 de dezembro de 2015, é presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras. É Embaixador do projeto europeu “QualityCoast” e da plataforma “Green Destination”. Doutorado em Turismo pela Universidade de Lisboa. Pós-Graduado em Turismo (CFA), pelo IGOT, Universidade de Lisboa. Licenciado em Gestão de Empresas Turísticas e Hoteleiras – Instituto Superior Politécnico do Oeste. Pós-Graduado em História Regional e Local – Universidade de Lisboa. Foi Vice-Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, de 2005 a 2015; Vereador da Camara Municipal de Torres Vedras e da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço e Adjunto e Secretário do Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Detalhes:

Ano: 2016
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 384
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-611-9
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