O Discurso da Cumplicidade (2.ª ed.)

Dramaturgias Contemporâneas




Recomendar livro a um amigo
Autoria: Ana Pais

Sinopse:

«Contribuição fundamental deste pequeno volume é então o desenvolvimento de uma “teoria da cumplicidade” enquanto resposta, a nível do discurso crítico, a uma demanda que funda a própria ética dramatúrgica. A teoria da cumplicidade que Ana Pais articula não só é pertinente apenas para um entendimento das práticas performativas contemporâneas – o que a autora demonstra claramente nos casos que analisa da actual cena europeia – é também fundamental para um reposicionamento do olhar perante tais práticas. Tal reposicionamento cúmplice implica tanto o olhar do público quanto o olhar do crítico.» [André Lepecki – PROFESSOR DA UNIVERSIDADE DE NOVA IORQUE]

Índice:

2.ª edição – Nota prévia

Criar cumplicidades

Prefácio

Introdução


I. CONCEITOS E CONTEXTOS

Um conceito-hidra
Dramaturgia institucional e dramaturgia do espectáculo
Tarefas e funções do dramaturgista contemporâneo
Figurações do dramaturgista
Dramaturgia como didáctica
Lessing – o crítico e o educador no teatro

Práticas dramatúrgicas
Dramaturgia da leitura
Brecht – versões e técnicas de adaptação
O teatro de conceito
A performance

Dramaturgia do olhar
Paradigmas internacionais: Holanda e Bélgica (anos 80 90)
Dramaturgia do espaço
Implicações terminológicas


II. PARA UMA TEORIA DA CUMPLICIDADE

O discurso da cumplicidade
O outro lado do espectáculo
O discurso da cumplicidade
Enigmas da invisibilidade
Crimes sob suspeita
Movimentos do discurso: trajectórias da participação

Cumplicidades do mundo
O espectáculo do mundo
A retórica do visível

CONCLUSÃO – O CRIME COMPENSA

BIBLIOGRAFIA


Data de Publicação: JANEIRO DE 2016


A AUTORA:

Ana Pais nasceu em Lisboa, em 1974. É investigadora em artes performativas, dramaturgista e curadora. Em 2014, obteve o grau de doutoramento summa cum laude em Estudos de Teatro na Universidade de Lisboa sobre o tópico: “Comoção: os ritmos afectivos do acontecimento teatral”. Desde 2000, participa em colóquios nacionais e internacionais, tendo publicado vários artigos. Foi crítica de teatro entre 2003 e 2004 nos jornais Público, Expresso e Sol e membro do júri de várias edições do Prémio da Crítica da APCT. Entre 2005 e 2010, leccionou na Escola Superior de Teatro e Cinema. Como dramarturgista, colaborou com criadores de teatro e dança em Portugal. Ao longo dos últimos treze anos, concebeu, coordenou e produziu vários eventos de curadoria discursiva, dos quais se destaca o ciclo de conferências O Poder dos Afectos (Culturgest, Fev. 2015). Actualmente, é investigadora de pós-doutoramento no CET - Universidade de Lisboa / McGill University como bolseira da FCT.

Detalhes:

Ano: 2016
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 134
Formato: 23x16
ISBN: 9789727724659
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
16/12/2023
MUNDO(S) – Coletânea de poesia Lusófona (livro 24), Coord. Literária de Ângelo Rodrigues
LANÇAMENTO: 16 de dezembro de 2023 (sábado), às 15h30, na Sociedade Nacional de Belas Artes, na Rua Barata Sagueiro, 36, em Lisboa

11/12/2023
OS TELEFONES TÊM OUVIDOS – Escutas telefónicas da PIDE/DGS, da autoria de Alfredo Caldeira e António Possidónio Roberto
LANÇAMENTO: 11 de dezembro de 2023 (2.ª feira), às 18h00, na Torre do Tombo, Cidade Universitária, em Lisboa. Apresentação de Silvestre Lacerda (Director do Arquivo Nacional da Torre do Tombo)

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]