O Discurso da Cumplicidade (2.ª ed.)

Dramaturgias Contemporâneas




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Autoria: Ana Pais

Sinopse:

«Contribuição fundamental deste pequeno volume é então o desenvolvimento de uma “teoria da cumplicidade” enquanto resposta, a nível do discurso crítico, a uma demanda que funda a própria ética dramatúrgica. A teoria da cumplicidade que Ana Pais articula não só é pertinente apenas para um entendimento das práticas performativas contemporâneas – o que a autora demonstra claramente nos casos que analisa da actual cena europeia – é também fundamental para um reposicionamento do olhar perante tais práticas. Tal reposicionamento cúmplice implica tanto o olhar do público quanto o olhar do crítico.» [André Lepecki – PROFESSOR DA UNIVERSIDADE DE NOVA IORQUE]

Índice:

2.ª edição – Nota prévia

Criar cumplicidades

Prefácio

Introdução


I. CONCEITOS E CONTEXTOS

Um conceito-hidra
Dramaturgia institucional e dramaturgia do espectáculo
Tarefas e funções do dramaturgista contemporâneo
Figurações do dramaturgista
Dramaturgia como didáctica
Lessing – o crítico e o educador no teatro

Práticas dramatúrgicas
Dramaturgia da leitura
Brecht – versões e técnicas de adaptação
O teatro de conceito
A performance

Dramaturgia do olhar
Paradigmas internacionais: Holanda e Bélgica (anos 80 90)
Dramaturgia do espaço
Implicações terminológicas


II. PARA UMA TEORIA DA CUMPLICIDADE

O discurso da cumplicidade
O outro lado do espectáculo
O discurso da cumplicidade
Enigmas da invisibilidade
Crimes sob suspeita
Movimentos do discurso: trajectórias da participação

Cumplicidades do mundo
O espectáculo do mundo
A retórica do visível

CONCLUSÃO – O CRIME COMPENSA

BIBLIOGRAFIA


Data de Publicação: JANEIRO DE 2016


A AUTORA:

Ana Pais nasceu em Lisboa, em 1974. É investigadora em artes performativas, dramaturgista e curadora. Em 2014, obteve o grau de doutoramento summa cum laude em Estudos de Teatro na Universidade de Lisboa sobre o tópico: “Comoção: os ritmos afectivos do acontecimento teatral”. Desde 2000, participa em colóquios nacionais e internacionais, tendo publicado vários artigos. Foi crítica de teatro entre 2003 e 2004 nos jornais Público, Expresso e Sol e membro do júri de várias edições do Prémio da Crítica da APCT. Entre 2005 e 2010, leccionou na Escola Superior de Teatro e Cinema. Como dramarturgista, colaborou com criadores de teatro e dança em Portugal. Ao longo dos últimos treze anos, concebeu, coordenou e produziu vários eventos de curadoria discursiva, dos quais se destaca o ciclo de conferências O Poder dos Afectos (Culturgest, Fev. 2015). Actualmente, é investigadora de pós-doutoramento no CET - Universidade de Lisboa / McGill University como bolseira da FCT.

Detalhes:

Ano: 2016
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 134
Formato: 23x16
ISBN: 9789727724659
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