Naquele dia naquele CAZENGA

Romance




Recomendar livro a um amigo
Autoria: Adolfo Maria

Sinopse:

Com Kota Medito – o narrador do bom senso cívico – embrenhamo-nos numa saga de origens remotas ultrapassando a própria condição humana do populoso bairro do Cazenga. Aparece com toda a vivacidade uma sociedade angolana na sua múltipla diversidade e riqueza. ¶ Uma simples frase, pronunciada ocasionalmente por um ébrio, desperta uma consciência adormecida e amplia-se numa onda crescente de revolta, protagonizada pelos habitantes de um bairro, contra a ignomínia a que a sua condição de vida estava sujeita. Entre diálogos acalorados, reflexões plenas de riqueza, fundadas numa cultura telúrica, despontam as tácticas de controlo por parte da autoridade, emergem os métodos que levam à força, aparecem negociações. Mas também surgem rancores, intrigas, «mambos», ideais, fantasias e amores. Ergue-se, afinal, a vida tal qual existe na cena de uma nova Angola. ¶ Naquele dia, naquele Cazenga faz surgir o dramático e o burlesco em apertada companhia. Desperta-nos o prazer de conviver com figuras cativantes que, a seu modo, nos levam a uma viagem pelo prodigioso mundo da angolanidade. ¶ Um livro inseparável da realidade, baseado numa narração cativante, ritmada, com belo sentido de escrita, dando luz a uma literatura reflectida e comprometida com a procura da convivencialidade saudável entre a gente que faz uma nação. Um olhar fascinante sobre a cidadania como um exercício natural de pessoas comuns. Fica-nos o saboroso gosto pela liberdade do ser e da sua existência.

Índice:

I – No princípio era a frase
II – Pequenos mundos daquele mundo
III – As outras gentes
IV – Tudo ali começou
V – Os sobressaltos na cidade
VI – na hora da verdade
VII – Desenlaces
VIII – Como o Cazenga virou estrela
IX – As diversas buscas de futuro
X – Os mistérios do imprevisível


Data de Publicação: FEVEREIRO DE 2016

O AUTOR:

Adolfo Maria, natural de Luanda, é conhecido pela sua participação no combate cultural, político e armado pela independência de Angola e pela democracia nesse país, o que lhe valeu ter sido preso pela polícia política portuguesa, a PIDE, em 1959, e perseguido em 1976, cinco meses depois da independência, pela polícia política do novel estado angolano, a DISA, chefiada por seus antigos companheiros de luta, que o expulsaram do país, em 1979. ¶ No exílio, com Mário Pinto de Andrade e Gentil Viana, fez parte de um Grupo de Reflexão que, durante os anos 80, procurava vias para o fim da guerra civil em Angola. ¶ Após os acordos de paz de Bicesse, voltou a Angola em 1991 e 1992, acompanhando Gentil Viana, autor de um plano de convivência nacional. A guerra civil foi retomada em Outubro de 1992, logo depois da realização das eleições estipuladas pelos referidos acordos. Desde então, Adolfo Maria não mais fez intervenções de carácter político. Todavia continuou a acompanhar atentamente a evolução de Angola, sobre a qual sempre escreveu ou se pronunciou em entrevistas, conferências e colóquios. Em 2006 foi publicado o livro Angola no percurso de um nacionalista – conversas com Adolfo Maria, Edições Afrontamento. Publicou em 2014 Angola – Sonho e Pesadelo, Edições Colibri e o romance Na Terra dos TTR, Edições Colibri. Em 2015 publicou Angola – contributos à reflexão, Edições Colibri. É colaborador permanente do jornal cultural O Chá, de Luanda, e membro do painel de Debate Africano, programa semanal radiofónico da RDP África, também televisionado e transmitido pela RTP África.

Detalhes:

Ano: 2016
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 264
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-564-8
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
16/05/2024
SEIVA – POEMAS REUNIDOS (1978-2023), da autoria de Manuel Pedro Ferreira
LANÇAMENTO: Dia 16 de maio (5.ª feira), às 21h30, no O'culto da Ajuda, em Lisboa. Apresentação: João Quaresma Dionísio (Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

04/05/2024
CIDADANIA, DEMOCRACIA E JUSTIÇA GLOBAL – MARTHA NUSSBAUM E ADELA CORTINA, da autoria de Maria do Céu Pires
LANÇAMENTO: Dia 4 de maio (sábado), às 16h00, no Centro de Ciência Viva, em Estremoz. Apresentação: Elísio Gala

28/04/2024
LORIGA – CONTRIBUTO PARA UM PLANO DE INTERVENÇÃO TURÍSTICA, da autoria de Horácio M. M. de Brito
LANAMENTO: 28 de abril (dom.), às 15H00, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Loriga. Apresentação: Dr Rogério Figueiredo (Prof. do Ens. Secundário) e Prof.ª Doutora Manuela Mendonça (Presidente da Academia Portuguesa da História)

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]