Recomendar livro a um amigo
|
Sinopse:
Há quem diga que sem entusiasmo nada se faz... ou que se faz pouco... ¶ Entusiasmo foi precisamente a força que levou Rosa Oliveira a encetar uma extensa viagem a par de Egéria, a monja que no séc. IV terá ocupado três longos anos da sua vida numa peregrinação à Terra Santa. ¶ (...) Rosa Oliveira sempre mostrou ter fortíssimos laços afetivos com o tema que escolheu trabalhar, ao ponto de ter de acudir à urgência de viajar até alguns locais por onde Egéria terá também passado, de escutar a música que os seus passos inspiraram e ainda de contactar com a materialidade do códice de Arezzo. ¶ (...) Está assim de parabéns pelo livro que produziu, uma vez que nesta obra a investigação sobre questões textuais e contextuais dá as mãos a uma leitura agradável e entusiasmante que prenderá o leitor da primeira à última página conduzindo-o, inevitavelmente, ao seu próprio Itinerário. [Isabel de Barros Dias]. ¶¶
Pretende[u]-se realizar, com este trabalho, um exercício de sistematização e compreensão pedagógica da viagem que Egéria fez, no séc. IV e da qual resultou um Itinerário que, embora incompleto, chegou até aos nossos dias. Perspetivamos assim o nosso “olhar”, permeado pelos olhares de vários autores, no sentido de nos devolver as vivências e o “olhar” de Egéria face a uma realidade tão distinta da nossa.
Índice:
AGRADECIMENTOS
PREFÁCIO
INDICE
INTRODUÇÃO
1.EGÉRIA E O NOROESTE PENINSULAR NO SÉC. IV 1.1 Características culturais, políticas e sociais na época de Egéria 1.2 Os concílios e as condenações das heresias 1.3 Quem era Egéria?
2.A LITERATURA DE VIAGENS E O ITINERÁRIO DE EGÉRIA 2.1 Dificuldades no enquadramento tipológico: Epístolas ou Literatura de Viagem 3.OUTROS OLHARES SOBRE O "OLHAR" DE EGÉRIA A)O "Olhar" do Abade Valério B)O "Olhar" de Agustín Arce C)O "Olhar" de Henry Chadwick
CONCLUSÃO BIBLIOGRAFIA 1. Bibliografia Ativa 2. Bibliografia Geral
DATA DE EDIÇÃO: Dezembro de 2015
A AUTORA:
ROSA OLIVEIRA exerceu as funções de Conselheira Pedagógica até 1997, na ESE Jean Piaget, onde fez a sua formação inicial em Educação de Infância. É investigadora e tem colaborado em diversos projetos editoriais. Possui uma Licenciatura em Português-História e um Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares pela Universidade Aberta. Este livro é o resultado da sua dissertação de Mestrado.
Detalhes:
Ano: 2016
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 106
Formato: 15x21
ISBN: 978-989-689-554-9
|