|
|
O Itinerário de Egéria
(SÉC. IV) – Olhares sobre o Olhar
Recomendar livro a um amigo
|
Sinopse:
Há quem diga que sem entusiasmo nada se faz... ou que se faz pouco... ¶ Entusiasmo foi precisamente a força que levou Rosa Oliveira a encetar uma extensa viagem a par de Egéria, a monja que no séc. IV terá ocupado três longos anos da sua vida numa peregrinação à Terra Santa. ¶ (...) Rosa Oliveira sempre mostrou ter fortíssimos laços afetivos com o tema que escolheu trabalhar, ao ponto de ter de acudir à urgência de viajar até alguns locais por onde Egéria terá também passado, de escutar a música que os seus passos inspiraram e ainda de contactar com a materialidade do códice de Arezzo. ¶ (...) Está assim de parabéns pelo livro que produziu, uma vez que nesta obra a investigação sobre questões textuais e contextuais dá as mãos a uma leitura agradável e entusiasmante que prenderá o leitor da primeira à última página conduzindo-o, inevitavelmente, ao seu próprio Itinerário. [Isabel de Barros Dias]. ¶¶
Pretende[u]-se realizar, com este trabalho, um exercício de sistematização e compreensão pedagógica da viagem que Egéria fez, no séc. IV e da qual resultou um Itinerário que, embora incompleto, chegou até aos nossos dias. Perspetivamos assim o nosso “olhar”, permeado pelos olhares de vários autores, no sentido de nos devolver as vivências e o “olhar” de Egéria face a uma realidade tão distinta da nossa.
Índice:
AGRADECIMENTOS
PREFÁCIO
INDICE
INTRODUÇÃO
1.EGÉRIA E O NOROESTE PENINSULAR NO SÉC. IV 1.1 Características culturais, políticas e sociais na época de Egéria 1.2 Os concílios e as condenações das heresias 1.3 Quem era Egéria?
2.A LITERATURA DE VIAGENS E O ITINERÁRIO DE EGÉRIA 2.1 Dificuldades no enquadramento tipológico: Epístolas ou Literatura de Viagem 3.OUTROS OLHARES SOBRE O "OLHAR" DE EGÉRIA A)O "Olhar" do Abade Valério B)O "Olhar" de Agustín Arce C)O "Olhar" de Henry Chadwick
CONCLUSÃO BIBLIOGRAFIA 1. Bibliografia Ativa 2. Bibliografia Geral
DATA DE EDIÇÃO: Dezembro de 2015
A AUTORA:
ROSA OLIVEIRA exerceu as funções de Conselheira Pedagógica até 1997, na ESE Jean Piaget, onde fez a sua formação inicial em Educação de Infância. É investigadora e tem colaborado em diversos projetos editoriais. Possui uma Licenciatura em Português-História e um Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares pela Universidade Aberta. Este livro é o resultado da sua dissertação de Mestrado.
Detalhes:
Ano: 2016
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 106
Formato: 15x21
ISBN: 978-989-689-554-9
|
Outros livros relacionados
Comentários de utilizadores
|
11/06/2023
Edições Colibri na 93.ª edição da FEIRA DO LIVRO DE LISBOA
VISITE-NOS no stand B15 (Praça Verde) * Entre 25 de Maio e 11 de Junho de 2023, no Parque Eduardo VII (Metro: Marquês de Pombal e/ou Parque), em Lisboa.
04/06/2023
MUNDO(S) - Livro 22. Coord. Literária de Ângelo Rodrigues
APRESENTAÇÃO: dia 4 de Junho (domingo), às 18h00, no Auditório Poente da Feira do Livro de Lisboa. Apresentação dos Poetas e do Projecto: Ângelo Rodrigues
02/06/2023
MONSARAZ - Reconstruir a Memória, da autoria de Ana Paula Amendoeira
APRESENTAÇÃO: dia 2 de junho (6.ª feira), às 18h00, na Casa do Alentejo, em Lisboa. Apresentação: José Aguiar (Professor da Faculdade de Arquitetura de Lisboa)
Paula Moura Pinheiro (Jornalista da RTP)
30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA
25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia.
Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.
18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos
29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook
www.facebook.com/EdicoesColibri
31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99
“Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador”
___________________________________
[O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]
|