Era uma Vez uma Boina

Memórias de uma professora – do Estado Novo à Democracia




Recomendar livro a um amigo
Autoria: Leonoreta Leitão

Sinopse:

Era uma vez uma boina… Face aos retratos desta minha “imagem de marca”, chamemos-lhe assim, ocorre-me relacioná-los com o decorrer da minha vida e da sua autenticidade. Na verdade, desde os meus dezassete anos que as uso, por razões de conveniência, após a cura da minha tuberculose. A boina dos anos 60, com estrelinha, revela o fascínio pelo Che. E, até o vestido comprado no Harrod’s, em Londres, recorda o meu reencontro com o meu sobrinho Pedro nessa cidade, pois evitara combater na guerra colonial, decisão que eu apoiara com o Urbano. A boina dos anos 70 espelha a serenidade de quem sabe o que quer e de viver em dádiva plena, sem atropelar os outros. Em 80 sorrio por me encontrar feliz como professora na Escola Secundária Artística António Arroio. Finalmente em 90 a vivência ambiciosa de ser autarca na Junta de Freguesia de S. João de Brito. Ainda hoje a mantenho. Talvez revele de como os meus pais estão presentes na essência da minha personalidade: a riqueza singular da personalidade de meu pai e a criatividade da minha mãe que arquitectou e elaborou muitas dessas boinas com as suas amorosas mãos. ------------------------------------------------------------- Como sempre gostei de escrever, apeteceu-me fazê-lo sob a forma de memórias, ilustradas com fotografias e outros materiais oportunamente guardados. Prevejo que esta escrita vai ser desordenada, pois os pensamentos vão vindo e transmitidos para o papel ao correr da pena. As minhas memórias, por vezes, soarão a sonhos, noutras realidades. Quando chegar ao fim, não sei se terá sentido o que escrevi, se escrevi com sentido… [Autora]

Índice:

Pré aviso
Uma infância privilegiada
Um pai escritor, uma mãe criativa
Encontro com Escritores
Participação Cívica
A minha atividade Política e Social
Prioridade à Cultura
Literatura para Crianças
O Movimento de Educadores para a Paz
Amizades para toda a vida
Viagens
A morte da minha mãe
Um trabalho reconhecido
Diário de Sara - muito, pouco, tudo, nada
Um feliz reencontro
Partilhar documentos
Viver um dia de cada vez

Detalhes:

Ano: 2015
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 268
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-521-1
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
16/05/2024
SEIVA – POEMAS REUNIDOS (1978-2023), da autoria de Manuel Pedro Ferreira
LANÇAMENTO: Dia 16 de maio (5.ª feira), às 21h30, no O'culto da Ajuda, em Lisboa. Apresentação: João Quaresma Dionísio (Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

04/05/2024
CIDADANIA, DEMOCRACIA E JUSTIÇA GLOBAL – MARTHA NUSSBAUM E ADELA CORTINA, da autoria de Maria do Céu Pires
LANÇAMENTO: Dia 4 de maio (sábado), às 16h00, no Centro de Ciência Viva, em Estremoz. Apresentação: Elísio Gala

28/04/2024
LORIGA – CONTRIBUTO PARA UM PLANO DE INTERVENÇÃO TURÍSTICA, da autoria de Horácio M. M. de Brito
LANAMENTO: 28 de abril (dom.), às 15H00, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Loriga. Apresentação: Dr Rogério Figueiredo (Prof. do Ens. Secundário) e Prof.ª Doutora Manuela Mendonça (Presidente da Academia Portuguesa da História)

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]