Pessoas, Objectos e Sentimentos

Ensaios e Reflexões sobre a Construção Social do Património




Recomendar livro a um amigo

Sinopse:

Ele (autor e livro) procura ver claro sobre as questões do património, percebendo como elas são historicamente situadas, politicamente engajadas, socialmente construídas, quer dizer, constituem uma imensa nebulosa ideológica de muitos matizes. O património, quando é fácil de encantar os menos preparados (como serão as “maravilhas do mundo e da natureza”) vende bem; quando está enraizado (seja por que razão for) na memória e na nostalgia das gentes (como o pequeno fontanário de aldeia, ou a árvore centenária à sombra da qual mil histórias se contaram), lá se vai aguentando, melhor ou pior, pelo esforço popular. / [Vítor Oliveira Jorge] // Gonçalo de Carvalho Amaro, en este libro, da cuenta de un patrimonio como un problema complejo de abordar, un concepto que ha evolucionado en el tiempo desde la visión monumentalista hacia el patrimonio cultural y que debe ser trabajado en equipo desde una visión interdisciplinar. / [Elvira Pérez Villalón]

Índice:

A abrir
Prefácio
Introdução

I Parte – O património e o nosso tempo
1. De património monumental a património cultural
2. Património integral... e agora? Ainda há lugar para as instituições?

II Parte – Sentir o património
3. Da memória ao objecto e o acto da escolha nos museus
4. A pessoa no objecto ou o objecto na pessoa?
5. Património e desenvolvimento social

Conclusões
Bibliografia
Anexo de imagem e figuras


O AUTOR:
Gonçalo de Carvalho Amaro – Lisboa (1981) é licenciado em História variante de Arqueologia pela Universidade Nova de Lisboa e doutor em Arqueologia pela Universidad Autónoma de Madrid. No âmbito da sua formação realizou ainda um pós-doutoramento em Património Cultural pela Pontificia Universidad Catolica de Chile. Viveu três anos em Espanha e quatro no Chile, participou em várias escavações e projectos de invrstigação em Arqueologia, na Península Ibérica, e trabalhou com comunidades Mapuche e Rapanui no Chile. Colaborou com o Consejo de Monumentos Nacionales no Chile e foi professor nas Universidades de San Estanislao de Kostica, Gabriela Mistral e Pontificia Universidad Catolica de Chile. Tem várias publicações sobre Arqueologia, cultura material e património. Actualmente trabalha na Direcção de Cultura da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e é professor convidado na Pontificia Universidad Catolica de Chile.

Detalhes:

Ano: 2015
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 170
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-493-1
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
16/05/2024
SEIVA – POEMAS REUNIDOS (1978-2023), da autoria de Manuel Pedro Ferreira
LANÇAMENTO: Dia 16 de maio (5.ª feira), às 21h30, no O'culto da Ajuda, em Lisboa. Apresentação: João Quaresma Dionísio (Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

04/05/2024
CIDADANIA, DEMOCRACIA E JUSTIÇA GLOBAL – MARTHA NUSSBAUM E ADELA CORTINA, da autoria de Maria do Céu Pires
LANÇAMENTO: Dia 4 de maio (sábado), às 16h00, no Centro de Ciência Viva, em Estremoz. Apresentação: Elísio Gala

28/04/2024
LORIGA – CONTRIBUTO PARA UM PLANO DE INTERVENÇÃO TURÍSTICA, da autoria de Horácio M. M. de Brito
LANAMENTO: 28 de abril (dom.), às 15H00, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Loriga. Apresentação: Dr Rogério Figueiredo (Prof. do Ens. Secundário) e Prof.ª Doutora Manuela Mendonça (Presidente da Academia Portuguesa da História)

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]