Recomendar livro a um amigo
|
Colaboração com a entidade: Universidade Nova de Lisboa
Sinopse:
O número 10 da Revista Estudos Linguísticos/Linguistic Studies, que agora se publica, reúne os textos selecionados apresentados na 3.ª Conferência internacional Gramática & Texto (GRATO 2013), que teve lugar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, em dezembro de 2013. Esta conferência, organizada pelo Grupo Gramática & Texto, foi desenhada à volta de cinco grandes temas: Análises dos Textos & dos Discursos, Formação de Palavras, Formas e Construções em Gramática & Texto, Gramática & Texto em Diacronia, Perspetivas Didáticas em Gramática & Texto seguindo as linhas temáticas que orientam, de uma forma geral, a investigação do grupo.
(…)
Para além destas conferências temáticas, a GRATO 2013 contou ainda com a participação do Professor François Rastier (Directeur de Recherche, INaLCO-Ertim) como conferencista convidado. A conferência plenária intitulada Unités linguistiques et formes textuelles, e cujo texto agora publicamos, permitiu reforçar a relação entre Gramática & Texto, definindo percursos, certamente motivadores da investigação nestes domínios, dentro e fora do grupo.
[Nota Editorial]
Índice:
Nota editorial / Editorial note
CONFERÊNCIA PLENÁRIA / PLENARY LECTURE
Unités linguistiques et formes textuelles François Rastier
GRAMÁTICA & TEXTO EM DIACRONIA / GRAMMAR & TEXT AND DIACHRONY Gramática e Texto em Diacronia – Haver (mais-que-perfeito simples) de + infinitivo em duas crónicas de Zurara Maria Teresa Brocardo
Estas duas regras: construção da referência em cartas Ana Luísa Costa
Sobre a construção ser + de + infinitivo no Livro dos Oficios do Infante D. Pedro Mafalda Frade
Frequency and Local Contexts in Lexicalization and Incipient Grammaticalization José Pinto de Lima
FORMAÇÃO DE PALAVRAS / WORD-FORMATION Formação de Palavras: conhecimento, representação e uso Margarida Basilio
FORMAS E CONSTRUÇÕES EM GRAMÁTICA & TEXTO / FORMS & CONSTRUCTIONS
Acerca del pretérito perfecto compuesto y del pretérito perfecto simple en el Español De América: ejemplos de uso en los textos narrativos de Gabriel García Márquez Jasmina Markič
Acabar de Vinf, Deixar de Vinf e Parar de Vinf no português europeu contemporâneo: contributo para a discussão do estatuto destas perífrases verbais Helena Isabel Alzamora
Quão fundo é o fundo? Perspectivação no caso das expressões com ao fundo em Português Europeu e Português do Brasil Hanna J. Batoréo & Lilian Ferrari
A Alternância [SNSujeito + Pronome Anafórico + Verbo] e [SNSujeito + Verbo] nos domínios jornalístico e Académico na Modalidade Oral Eliaine de Morais Belford Gomes
Description des sequences en alors que a valeur contrastive Fanny Lafontaine
Contributos para a caracterização das orações adverbiais introduzidas por sem em Português europeu contemporâneo Ana Cristina Macário Lopes
Construções verbais de base locativa na gramática e no texto do Português do Brasil contemporâneo Mariangela Rios de Oliveira
Enunciação mediatizada na imprensa portuguesa e brasileira: um estudo de caso Teresa Oliveira
Partículas modales con valor epistémico y evidencial en Esloveno y sus equivalencias en Español Barbara Pihler
Português Europeu/Esloveno: análise contrastiva das formas linguísticas com o valor de posterioridade no texto original em português e na respetiva tradução para o esloveno Blažka Müller Pograjc
ANÁLISE DO(S) TEXTO(S) E DO(S) DISCURSO(S) / DISCOURSE(S) AND TEXT(S) ANALYSI(E)S Le poids de la syntaxe dans le parcours interprétatif Françoise Canon-Roger
Resistências e obstáculos na formação contínua de professores: um estudo de caso sobre o ensino da escrita em diferentes disciplinas Luciana Graça, Luísa Álvares Pereira & Joaquim Dolz
Le parcours interprétatif sous l’angle d’une transformation d’états modaux Maryvonne Holzem
Where textual cohesion meets the logical dimension: Relational anaphoric encapsulation Filippo Pecorari
Da introdução ao resumo/abstract: o surgimento de um género híbrido nas atas da Associação Portuguesa de Linguística Paulo Nunes da Silva & Joana Vieira Santos PERSPETIVAS DIDÁTICAS SOBRE TIPOS DE DISCURSO E GÉNEROS DE TEXTO / DIDACTIC APPROACHES ON DISCOURSE TYPES AND TEXTUAL GENRES Produção colaborativa de material educacional digital no gênero discursivo webaula Nukácia Araújo, Débora Hissa & Aurea Zavam
Gramática & Texto: uma experiência na formação de professores Adriana Cardoso, Susana Pereira & Maria Encarnação Silva
Teaching complex-clause syntax through texts – from beginners to pre-intermediate learners in Italian as a foreign language Darja Mertelj
A escrita argumentativa à saída do ensino secundário: análise de produções textuais Sónia Valente Rodrigues
Detalhes:
Ano: 2015
Capa: capa mole
Tipo: Revista
N. páginas: 418
Formato: 23x16
ISSN: 1647-0346
|