Recomendar livro a um amigo
|
Sinopse:
Este livro é um produto do projeto de investigação Educação e Património Cultural: escolas, objetos e práticas, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), no âmbito do qual uma equipa alargada de investigadores da Universidade de Lisboa e de outras instituições portuguesas e europeias se dedicaram ao estudo do património cultural da educação, numa perspetiva histórica, redescobrindo a história da escola através da materialidade que marcou a sua configuração e em estreita articulação com as práticas pedagógicas. O projeto, iniciado em 2010, desenvolveu-se durante 3 anos, sendo a coordenação exercida por Maria João Mogarro do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Este interesse pelo património cultural da educação insere-se nas novas perspetivas sobre a cultura escolar e a materialidade, que olham os materiais didáticos e os objetos de uso quotidiano como artefactos que iluminam as inovações tecnológicas e sua aplicação às realidades educativas. É uma dimensão da vida escolar que tem permanecido na penumbra e no silêncio, mas recentemente afirmou-se como uma linha de investigação das mais ricas e mobilizadoras da história da educação e da história cultural, da história das disciplinas e do currículo, convocando novas abordagens metodológicas. Os 18 textos que compõem este livro abordam diferentes materiais de ensino que as escolas, nos vários níveis do sistema educativo, foram agregando de forma mais sistemática desde meados do século XIX, na sua relação com diferentes fontes de informação e colocando-os nos contextos em que foram utilizados por professores e alunos. Na actualidade, os desafios que se equacionam respeitam à necessidade de preservação e valorização deste património em Portugal e no espaço europeu.
Índice:
Educação e património cultural: escolas, objetos e práticas, perspetivas multidisciplinares sobre a cultura material Maria João Mogarro
Arqueología y rituales de la escuela Agustin Escolano
Em caso de dúvida, preservar: explorando os vestígios da cultura material e de ensino em escolas inglesas Martin Lawn & Ian Grosvenor
Educação e Património Cultural na Bélgica: Investigação consiste espera por iniciativas museológicas Marc Depaepe & Frank Simon
Escolas, higiene e pedagogia: espaços desenhados para o ensino em Portugal (1860-1920) Carlos Manique da Silva
Rituais escolares e construção da cultura escolar em Portugal na transição do século XIX para o século XX Joaquim Pintassilgo, Lénia Cristina Pedro
O livro escolar como memória da educação Justino Magalhães
Os materiais parietais em Portugal Rui Lopes
Os primeiros passos das disciplinas de ciências nos liceus: materiais, manuais e programas Carlos A. S. Beato
Translocação de ideias, migração de objetos e práticas letivas Catarina Leal
Os materiais didáticos utilizados no processo de ensino¬ aprendizagem de conteúdos matemáticos na escola primária (séculos XIX¬ XX) Helena Palma
Instrumentos matemáticos nos liceus Anabela Teixeira
Marcas empíricas no desenho escolar tecnologias para formar produtores e consumidores (ensino secundário, em Portugal – século XIX aos finais de 1970) Lígia Penim
Instituto Superior de Engenharia: um trajeto de ensino e de museologia educativa Luís Marques Alves, Patrícia Costa
História das mulheres, género e história da educação colonial: o património esquecido da participação feminina no encontro colonial Ana Isabel Madeira
O património cultural da educação no espaço colonial: o legado do colégio das missões ultramarinas Ana Isabel Madeira & António Manuel Silva
Los museos virtuales, cuando la conservación y la difusión de la memoria etnográfica coinciden Eulalia Colleldemont Pujadas
Haciendo historia con los sentidos: los bienes intangibles en educación Cristina Yanes Cabrera
Detalhes:
Ano: 2015
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 416
Formato: 27x21
ISBN: 978-989-689-339-2
|