Comenda com Alma

Ainda há vida na charneca!




Recomendar livro a um amigo
Autoria: Jorge Branco

Sinopse:

Jorge Porfírio, com elevada sabedoria presenteia-nos nesta monografia da sua terra, com uma pormenorizada viagem pelas diferentes artes e ofícios das suas gentes, referenciando sempre com maior ênfase os exemplos que, por esta ou aquela razão, mais se notabilizaram. Como se de um guia cultural se trate, recebe-nos com orgulho na sua terra, franqueia-nos todas as portas e convida-nos a percorrer com ele o roteiro de várias décadas de vida. Escalpeliza o significado dos sítios – o café, a taberna, a forja –; abre o baú das recordações – a pesca, armar as costelas aos pássaros, as comédias e o cinema ao ar livre –; embriaga-nos com a nostalgia dos traços da personalidade dos diversos protagonistas. “Leva-nos à bruxa” e não se esquece das crendices e calhandrices tão próprias das nossas terras. Dá relevo aos múltiplos anexins (alcunhas), onde cada um terá o seu próprio significado. Evoca de forma propositada as cantigas de Abril para enterrar um tempo de trevas e enaltecer um tempo de liberdade onde sonhos feitos de paz, de fraternidade e progresso compunham estrofes de baladas que animaram madrugadas na aldeia. (do Prefácio de João Galinha Barreto) ********************************************************* «Nos areais estivais bordejando os fundões da ribeira do Sor, deixei as minhas pegadas de criança, transmutado em espadachim, inclemente contra mouros e piratas imaginários, como a aldeia e o rio de Pessoa. Nos seus pegos pesquei, nadei e mergulhei, em disputas com outros ‘aventureiros’ que, como eu, lutavam contra os ‘maus do mundo’.» (Jorge Branco)

Índice:

Prefácio
Nota de Apresentação
Era uma vez uma aldeia…
Comenda: “Retrato à la minuta”
Os baldios da Costa
Sons na noite
A pasteleira
Barba e cabelo
A ida às putas
Os craques do futebol
Armar costelas
A poia
Futebol: “A degola dos inocentes”
As “veladeiras”
O burro Vardasco
Os colegiais – I
Os colegiais – II
Os colegiais – III
Os colegiais – IV
Anexins e Linguajares
Pescarias amadoras
Pá e pica
Quinta-feira da Ascensão
O mestre Domingos Tomé
A rua Pedro Louceiro
O mestre António da Silva
Música para que te quero
O entrudo
A burricada
Os jograis
A festa da Senhora
"O Calhamaço”
A festa de verão de 1974



O AUTOR

Nasceu na aldeia de Comenda, concelho de Gavião, distrito de Portalegre, em 22 de novembro de 1953. Nesse amplo espaço viveu e estudou até 1973, ano em que se matriculou na Faculdade de Medicina de Lisboa, concluindo a licenciatura em 1980. É médico especialista em Medicina Geral e Familiar.
Como médico de família trabalhou em Almada, Barreiro, Santo André (Quinta da Lomba) e Sacavém. É formador, na área da medicina geral e familiar, pela Ordem dos Médicos. É também médico hidrologista.
Apesar de viver na região de Lisboa desde 1973, nunca descurou as raízes que tem na Comenda, onde sempre teve casa e vem regularmente; convivendo com comendenses residentes e da diáspora. Além da escrita, gosta de cuidar das suas hortas, na aldeia, como hortelão. Embora tenha escrito artigos em alguns periódicos, de forma muito irregular, descontando a fase poética (ainda hibernada) da sua adolescência, só em 2012 retomou o gosto pela escrita de forma mais constante.

Detalhes:

Ano: 2015
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 348
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-516-7
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
16/05/2024
SEIVA – POEMAS REUNIDOS (1978-2023), da autoria de Manuel Pedro Ferreira
LANÇAMENTO: Dia 16 de maio (5.ª feira), às 21h30, no O'culto da Ajuda, em Lisboa. Apresentação: João Quaresma Dionísio (Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

04/05/2024
CIDADANIA, DEMOCRACIA E JUSTIÇA GLOBAL – MARTHA NUSSBAUM E ADELA CORTINA, da autoria de Maria do Céu Pires
LANÇAMENTO: Dia 4 de maio (sábado), às 16h00, no Centro de Ciência Viva, em Estremoz. Apresentação: Elísio Gala

28/04/2024
LORIGA – CONTRIBUTO PARA UM PLANO DE INTERVENÇÃO TURÍSTICA, da autoria de Horácio M. M. de Brito
LANAMENTO: 28 de abril (dom.), às 15H00, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Loriga. Apresentação: Dr Rogério Figueiredo (Prof. do Ens. Secundário) e Prof.ª Doutora Manuela Mendonça (Presidente da Academia Portuguesa da História)

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]