|
|
Faces de Eva, 33
Estudos sobre a Mulher
Recomendar livro a um amigo
|
Sinopse:
Sobre este tema convocamos Regina Tavares de Silva (Licenciada em Filologia Germânica, ex-presidente da Comissão Feminina e da Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres. Consultora internacional na área da igualdade de género) que, na Assembleia da República no dia 10.12.2014, dia dos Direitos Humanos, se lhe referiu nos seguintes termos:
“(…)
A percepção de que os direitos das mulheres são direitos humanos é óbvia para nós, mas nem sempre assim foi. E ainda hoje o não é em muitas regiões do mundo. Por outro lado, durante muito tempo, as questões relativas às mulheres e à sua procura activa de cidadania plena a todos os níveis da vida em sociedade foram encaradas, não como questões com efectiva legitimidade política, mas antes como causas sociais, marginais à política, preocupações de grupos específicos, grupos de feministas, tantas vezes ridicularizadas e até vilipendiadas.”
Índice:
Nota de abertura
Poema
Sobre Ivone Leal Ivone Leal (1924¬ 2013) Maria Reynolds de Souza
Ivone Leal – Bibliografia breve Paulo Guinote
Estudos Isabel Henriques de Jesus Estrangeiras – Mulheres em Jerónimo e Eulália de Graça Pina de Morais
Ana Vicente, Filipa Lowndes Vicente Fora dos cânones: mulheres artistas e escritoras no Portugal de princípios do século XX
Paulo Fernando de Souza Campos Enfermeiras da Legião Negra: representações da enfermagem na revolução constitucionalista de 1932
Fernando M. P. Alves Convento das Inglesinhas: entrelace de lendas, histórias e arquiteturas
Isabel M. R. Mendes Drumond Braga, Maria Elsa Mourão Género e Discurso Proverbial no Portugal Moderno
Estado da Questão Rita Mira Hipátia – Grupo de Mulheres Auto¬ representantes Sobreviventes de Violência de Género
Diálogos Heloísa Apolónia e Teresa Anjinho Mulheres e Política
Entrevistas Delphine Gardey Vera San Payo de Lemos
Pioneiras Isabel Rilvas Noémia Martins Pereira
(Auto)-retrato Elza Chambel Ana José Guedes da Costa
Leituras Linha Editorial Procedimento de arbitragem Normas de publicação
Detalhes:
Ano: 2015
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 204
Formato: 23x16
ISBN: 0874-6885
|
Outros livros da colecção
Outros livros relacionados
Comentários de utilizadores
|
19/01/2023
Nos 100 anos de EUGÉNIO DE ANDRADE
Três OBRAS sobre O POETA, nascido no Fundão em 19 de janeiro de 1923 e que nos deixou em 13 de junho de 2005
"O Marulhar de Versos Antigos – A Intertextualidade em Eugénio de Andrade", da autoria de João de Mancelos
"Uma Canção no Vento – A Poesia de Eugénio de Andrade", da autoria de João de Mancelos
"Noite e Dia da Mesma Luz – Aspectos da poesia de Eugénio de Andrade", da autoria de Federico Bertolazzi
30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA
25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia.
Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.
18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos
29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook
www.facebook.com/EdicoesColibri
31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99
___________________________________
[O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]
|