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Escutar a Literatura
Universos Sonoros da Escrita
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Sinopse:
Este livro é sobre a cultura da escuta na literatura portuguesa. Objeto de análise são não só as relações de intertextualidade entre música e literatura, mas também a relevância do universo sonoro em sentido lato na escrita literária. A cultura da escuta implica ainda o que está para além do som: os contextos de interação para os quais ele nos remete, as interpelações que nos faz, a atenção que nos suscita, ou até a aparente indiferença com que o percecionamos. Tornar audível ou inaudível não é socialmente menos relevante do que tornar visível ou invisível. Pelo contrário: nas relações intersubjetivas, bem como entre ser humano e natureza, ou do sujeito consigo próprio, a escuta teve sempre um papel determinante.
Índice:
Apresentação
I – Música e dialética da escuta
As origens da comunicação humana Sintomas contextuais e sintomas expressivos na comunicação musical A irrupção do significacional na música e a sua superação A música autónoma na atualidade
II – Música, ópera e literatura romântica: intertextualidades A ópera e a esfera pública A ópera na literatura A modinha e a “musica de salla” Imagens sonoras na poesia A literatura romântica na música
III – A cultura da escuta na novelística de Garrett Viagens na minha terra Escutar e ser escutado na semântica da interação A voz e a construção do género Música de cena Cultura da escuta e experiência musical Conclusão
IV – O som e a escuta na emergência do estilo queirosiano: O Crime do Padre Amaro Escutar o silêncio Fragmento, montagem, Flânerie Citação e gesto de mostrar Música, quotidiano e estilos de vida
V – A música e a escuta em Os Teclados, de Teolinda Gersão Música como Harmonia Mundi e música como dominação Afinidades entre música e escrita
VI – A teoria crítica latente no romance A noite das mulheres cantoras de Lídia Jorge A “Noite Perfeita” O paradigma do inconciliável Música para ser vista The African Lady Arte e reconhecimento social A autoanálise da narradora A estetização da mercadoria e a dês-estetização da arte
Origem dos ensaios reunidos neste volume
Índice onomástico
O AUTOR: Mário Vieira de Carvalho – Professor Catedrático (jubilado) de Sociologia da Música da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Fundador e Presidente da Direcção do Centro de Estudos de sociologia e Estética Musical (CESEM). Sócio-Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa. Membro da Direcção da Academia Europeia de Teatro Lírico (Viena). Exerceu as funções de Presidente da Comissão Científica do Departamento de Ciências Musicais; Presidente do Conselho Científico da FCSH; Vice-Reitor da UNL; Secretário de Estado da Cultura do XVII Governo Constitucional. Autor de mais de uma centena de publicações científicas, incluindo 14 livros, e de inúmeros textos de intervenção cultural ou política publicados na imprensa desde 1967 (grande parte destes em resultado da sua atividade durante largos anos como crítico musical e jornalista). URL: HYPERLINI< https:// sites.google.com/site/mariovieiradecarvalho/home".
Detalhes:
Ano: 2014
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 194
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-427-6
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