Recomendar livro a um amigo
|
Sinopse:
Da “Filosofia do Cinema” ao “Cinema como Filosofia”, a contemporaneidade do estudo do fenómeno cinematográfico é hoje predominantemente filosófica, essencialmente investindo na visão do filme como dispositivo de pensamento, instaurador de uma matriz social de percepção e compreensão. Mas se é verdade que do lado da Filosofia existe um crescente interesse pelo cinema, não é menos verdade que o discurso fílmico se tem tornado, ele próprio, década após década, crescentemente filosófico, tomando em consideração como o cinema moderno se foi assumindo como um cinema em busca de “mais pensamento”.
Através do projecto Film & Philosophy, mapping an encounter, procurámos contribuir para o desenvolvimento das relações interdisciplinares entre o Cinema e a Filosofia na Universidade portuguesa, considerando o notável incremento de que esta problemática tem beneficiado ao longo das últimas duas décadas, incremento este plasmado na proximidade crescente entre diferentes domínios da Filosofia contemporânea – do cognitivismo às filosofias da mente, da percepção, da linguagem ou das emoções – e a teoria, a prática, a estética e a crítica do Cinema.
Índice:
APRESENTAÇÃO João Mário Grilo
PERCEPÇÃO: Como caracterizar os processos perceptivos no cinema? Teresa Pedro
ESPETADOR: Os Muitos Espetadores que Somos Dina Mendonça
EMPATIA: Empatia e Consciência Moral Ilda Teresa de Castro
TIMING: Apuramento da experiência do tempo através das distorções temporais das Emoções e do Cinema Dina Mendonça
NARRATIVA: A estrutura narrativa. Da Poética de Aristóteles à arte cinematográfica de Hitchcock, Lubitsch e Wilder João Constâncio
FANTASIA: Teoria Psicanalítica e Análise Fílmica Jorge Gonçalves
MEMÓRIA: As Imagens da Vida nos Intervalos do Filme Maria Irene Aparício
TEMPO: Deslocar o tempo: ontologia da imagem-cristal Susana Viegas
FOTOGRÁFICO: Ensaios para o mapeamento do encontro entre fotografia e cinema (da fundação fotográfica ao carácter excessivo da imagem cinematográfica) Inês Sapeta Dias
FORMA(S): Das Matérias do Filme ao Espírito nas Formas Maria Irene Aparício
REALISMO: Da realidade e da sua representação: materialismo fílmico Susana Viegas
CORPO / GESTO: Proposições para um Cinema do Gesto. O Corpo do Cinema a partir de uma leitura de Giorgio Agamben João Mário Grilo
PAISAGEM: Sobre a reconfiguração cinematográfica da descrição da natureza Inês Sapeta Dias
ABSTRACÇÃO: Da matematização à sensorialidade pura Patrícia Castello Branco
FIGURAL: O Figural no Cinema Susana Duarte
CINEMÁTICO: O Conceito Aberto de Cinemático Sérgio Dias Branco
LINGUAGEM: Pode o significado no Cinema ser analisado a partir do Significado na Linguagem? Teresa Pedro
ARQUIVO: O Cinema e o Arquivo Áudio-visual Susana Duarte
Detalhes:
Ano: 2014
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 406
Formato: 24x17
ISBN: 978-989-689-342-2
|