Recomendar livro a um amigo
|
Sinopse:
Partindo do trabalho realizado no âmbito do projecto The Bounds of Judgement,procurámos, na 1a Parte deste livro, analisar directamente os artigos em que John McDowell expõe a sua filosofia moral para em seguida generalizar a discussão dos tópicos aí tratados ‐ tópicos tais como razões internas e externas para agir, imperativos hipotéticos e categóricos, objectividade dos juízos, racionalidade e irracionalidade, virtude, valor, naturalismo e, em geral, as relações razão‐natureza ‐ à filosofia moral contemporânea. Desta forma a discussão foi alargada a autores tais como John Mackie, Philippa Foot,Thomas Nagel, Bernard Williams ou Simon Blackburn. Na 2a Parte, procura‐se mostrar a forma como as posições de McDowell em filosofia moral – essencialmente a sua oposição ao anti‐realismo, o seu cognitivismo e aquilo que podemos ver como o seu particularismo – se encontram respaldadas pelo trabalho noutros âmbitos que não a filosofia moral, sendo na verdade paradigmáticas de posições filosóficas mais gerais. É nesse sentido que aqui nos propomos utilizar a filosofia moral como chave para a compreensão do pensamento de John McDowell.
Índice:
Prefácio
Introdução – John McDowell, a filosofia moral e a questão do juízo (Sofia Miguens)
Primeira Parte – A filosofia moral John McDowell e os juízos morais – uma terceira via entre Kant e Aristóteles (Susana Cadilha)
Um outro quadro metafísico Acusações possíveis: conservadorismo, circularidade, idealismo e relati-vismo O que significa ter razões (morais) para agir? O conceito de segunda natureza como chave para dissolver a oposição razão-natureza e como ponto de ligação entre filosofia moral e outros domínios da filosofia
Segunda Parte – Por trás e para além da filosofia moral – o anti-cartesianismo em metafísica, epistemologia, filosofia da mente e filosofia da linguagem (Sofia Miguens) Quatro chaves para uma leitura global Mind and World e a crítica ao naturalismo cru Leituras de Wittgenstein e Davidson Contra Kripke e contra Wright em torno de Wittgenstein Um papel para Frege – os pensamentos singulares e a oposição à concepção cartesiana do espaço interior Disjuntivismo
Conclusão – Problemas que permanecem (Sofia Miguens) Segunda natureza e liberdade Animalidade Terapia e método Percepção e representação Idealismo?
Anexo – O Projecto The Bounds of Judgement
Bibliografia
AS AUTORAS:
Sofia Miguens é Professora e Investigadora na Faculdade de Letras Universidade do Porto e Directora do Gabinete de Filosofia Contemporânea (GFMC) do Instituto de Filosofia da FLUP. Foi Visiting Scholar na Universidade de Nova Iorque (2000), no Institut Jean Nicod - Paris (2007-2008) e na University of Sydney - Australia (2013). Autora de diversos livros e coordenadora de vários outros.
Susana Cadilha é Investigadora no Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Autora de vários artigos sobre teoria da acção, ética e meta-ética.
Detalhes:
Ano: 2014
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 234
Formato: 16x23
ISBN: 978‐989‐689‐408‐5
|