Formas de Arquicultura São-Tomense




Recomendar livro a um amigo

Sinopse:

Quais foram os primeiros livros introduzidos nas ilhas de São Tomé e Príncipe pelos governantes e missionários portugueses? Por que razão muitos vocábulos dos crioulos forro e lunguiê e do dialecto angolar têm sido aportuguesados? Como era o Boletim Oficial de S. Tomé e Príncipe logo após a sua criação? São questões que, bem como outras que se torna desnecessário mencionar nesta secção introdutória, serão observadas em Formas de arquicultura são-tomense.

Índice:

Preliminares
Glossário

I. Oratura
1. Principais recolhas efectuadas
2. Tipos e caracterização

II. Os idiomas de comunicação
1. Os crioulos forro e lunguiê
2. O dialecto angolar
3. A língua portuguesa

III. A Instrução Pública
1. A situação do Ensino até à Reforma de 1869
2. Desenvolvimento histórico

IV. A literatura erudita
1. A evolução poética
1.1 O núcleo dos precursores
1.2 Tempo de negritude
1.3 A geração 50
1.4 Versos de poetas estrangeiros
2. Formas de narrativa
3. O panorama teatral

V. A imprensa e periódicos
1. A introdução da tipografia
2. Periódicos
2.1. O Boletim Oficial
2.2 Publicações dos séculos xix e xx

VI. Biblioteca e arquivo
1. Biblioteca
2. Arquivo

VII. Cinemas e teatros
1. Cinemas
2. Teatros

VIII. Rádio
Bibliografia
Anexo


O AUTOR:
Carlos Espírito Santo – Nasceu a 17 de Abril de 1952 na ilha de São Tomé. É licenciado em Filosofia pela Universidade de Lisboa, Mestre em Literaturas Brasileira e Africanas de Língua Portuguesa pela mesma Universidade e doutorado em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade do Porto. Foi professor catedrático na Universidade Moderna de Lisboa e após ter regressado a São Tomé e Príncipe professor visitante na mesma Universidade, membro do Conselho de Estado da República Democrática de São Tomé e Príncipe e Director do Centro de Estudos Santomenses.

Detalhes:

Ano: 2014
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 344
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-424-5
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
16/12/2023
MUNDO(S) – Coletânea de poesia Lusófona (livro 24), Coord. Literária de Ângelo Rodrigues
LANÇAMENTO: 16 de dezembro de 2023 (sábado), às 15h30, na Sociedade Nacional de Belas Artes, na Rua Barata Sagueiro, 36, em Lisboa

11/12/2023
OS TELEFONES TÊM OUVIDOS – Escutas telefónicas da PIDE/DGS, da autoria de Alfredo Caldeira e António Possidónio Roberto
LANÇAMENTO: 11 de dezembro de 2023 (2.ª feira), às 18h00, na Torre do Tombo, Cidade Universitária, em Lisboa. Apresentação de Silvestre Lacerda (Director do Arquivo Nacional da Torre do Tombo)

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]