Resolução de Problemas em Contexto Escolar




Recomendar livro a um amigo

Sinopse:

Este livro destina‐se a educadores em geral, professores, outros profissionais ligados à Educação e estudantes desta área de formação, na medida em que se dirige a todos aqueles que se preocupam com o saber ensinar de forma ativa e significativa. Neste sentido, procura esclarecer formas de implicar o educando nos processos de aprendizagem sobretudo através da resolução de problemas e de tarefas abertas e desafiantes, avançando‐se dados empíricos de caracterização de problemas e de processos tendentes à sua resolução. Aquilo a que a educação se propõe é aqui entendido em sentido amplo, pois, para além de se valorizar a instrução, valoriza‐se, igualmente, a aprendizagem da convivência e da cidadania, bem como a regulação do funcionamento pessoal. Deseja‐se, portanto, que tenha utilidade para todos os que trabalham ou aspiram trabalhar em Educação e espera‐se que a leitura dos diferentes capítulos constitua, em si mesma, uma tarefa desafiante e prazenteira.

Índice:

INTRODUÇÃO

CAPÍTULO 1. PSICOLOGÍA Y EDUCACIÓN: PROCESOS DE APRENDIZAJE Y ENSEÑANZA EN SITUACIONES EDUCATIVAS
Alfonso Barca Lozano
1. Introducción
2. Nucleos conceptuales de la psicología para contextos educativos y aportaciones básicas de la psicología a la educación
2.1. Fuentes y estructura de los procesos de aprendizaje
2.2. Estructura del proceso de aprendizaje: variables
2.2.1. Variables externas de aprendizaje
2.2.2. Variables internas/cognitivas de aprendizaje
2.2.3. Variables contextuales de aprendizaje
2.2.4. Organización de contenidos y estilos instruccionales: su incidencia en la comunicación en el aula y en el ambiente motivacional
3. Psicología escolar y psicopedagogía: su incidencia en las prácticas educativas y estrategias de aprendizaje y enseñanza
Referencias Bibliográficas

CAPÍTULO 2. PREOCUPAÇÕES, PROBLEMAS E INTERESSES DOS ALUNOS NO QUADRO DA GESTÃO CURRICULAR
Margarida S. Damião Serpa, Suzana Nunes Caldeira, Carlos João Gomes
1. Introdução

2. Problema, conflito e interesse

3. Classificação de problemas, conflitos e interesses

4. Preocupações e interesses das crianças

5. Aspetos de intervenção em resolução de problemas

6. Papel da formação de professores no desenvolvimento da resolução de problemas

Referências Bibliográficas

CAPÍTULO 3. PROBLEMAS RELACIONAIS NA ESCOLA: EXPLICAÇÕES E SENTIMENTOS DOS ADOLESCENTES
Maria José D. Martins

1. Introdução

2. Conflito e agressão

3. Agressão de tipo relacional

4. Método
4.1. Participantes
4.2. Instrumento
4.3. Procedimento

5. Apresentação dos resultados
5.1. Explicações e sentimentos das vítimas
5.2. Explicações e sentimentos dos agressores
5.3. Explicações e sentimentos dos observadores

6. Semelhanças e diferenças nas explicações e sentimentos das vítimas, agressores e observadores
7. Implicações para a prevenção da violência em contextos educativos e comunitários
Referências Bibliográficas


CAPÍTULO 4. A INTERAÇÃO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM DESAFIO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Marie Stephanie Cabral, José Manuel Cascalho, Margarida S. Damião Serpa, Ricardo Cunha Teixeira

1. Introdução

2. A Resolução de Problemas na sala de aula
2.1. O processo de resolução de problemas
2.2. Fatores envolvidos na resolução de problemas
2.3. Abordagens do ensino da resolução de problemas
2.4. Construção da representação de um problema
2.5. Comunicação matemática e normas sociomatemáticas

3. O estudo das interações na resolução de problemas, em situação de estágio
3.1. Método
3.1.1. Procedimentos de análise
3.1.2. Caracterização das crianças
3.1.3. Modelo utilizado na resolução das situações problemáticas
3.1.4. Caracterização das situações problemáticas
3.2. Análise da comunicação realizada em cada situação problemática
3.3. Comparação entre as três situações de ensino analisadas
4. Conclusões
Referências Bibliográficas

NOTA SOBRE OS AUTORES

Detalhes:

Ano: 2014
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 162
Formato: 16x23
ISBN: 978‐989‐689‐376‐7
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
11/06/2023
Edições Colibri na 93.ª edição da FEIRA DO LIVRO DE LISBOA
VISITE-NOS no stand B15 (Praça Verde) * Entre 25 de Maio e 11 de Junho de 2023, no Parque Eduardo VII (Metro: Marquês de Pombal e/ou Parque), em Lisboa.

04/06/2023
MUNDO(S) - Livro 22. Coord. Literária de Ângelo Rodrigues
APRESENTAÇÃO: dia 4 de Junho (domingo), às 18h00, no Auditório Poente da Feira do Livro de Lisboa. Apresentação dos Poetas e do Projecto: Ângelo Rodrigues

02/06/2023
MONSARAZ - Reconstruir a Memória, da autoria de Ana Paula Amendoeira
APRESENTAÇÃO: dia 2 de junho (6.ª feira), às 18h00, na Casa do Alentejo, em Lisboa. Apresentação: José Aguiar (Professor da Faculdade de Arquitetura de Lisboa) Paula Moura Pinheiro (Jornalista da RTP)

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]