Mário‐Henrique Leiria Inédito

e a Linhagem do Surrealismo em Portugal




Recomendar livro a um amigo
Autoria: Tânia Martuscelli

Sinopse:

Mário‐Henrique Leiria Inédito e a Linhagem do Surrealismo em Portugal, como o título já sugere, é um estudo dedicado em dar a conhecer poemas, manifestos e ensaios inéditos de Leiria, poeta surrealista de fins dos anos 40 e reconhecido contista dos best‐sellers Contos do Gin‐Tónico e Novos Contos do Gin. O livro apresenta o argumento central de que há uma relação intrínseca entre o surrealismo português e outros “ismos” que lhe antecederam, sendo ainda uma corrente “divisora de águas”, ou de épocas, uma vez que a proposta surrealista é recorrente também nas manifestações artísticas do que hoje se conhece como pós‐modernidade. A autora se apóia nos manuscritos inéditos de Mário‐Henrique Leiria sobretudo, mas não exclui outros autores do movimento para ilustrar o argumento de uma linhagem, ou seja, de uma tradição literária que em certo sentido é própria, se não única, de Portugal.

Índice:

Prefácio
Surrealismo francês, Surrealismo português
Simbolismo
Modernismo
Futurismo, Dadaísmo
Mário¬ Henrique Leiria entre o Modernismo e o Surrealismo
Saudosismo
Idade Média, Idade Moderna
Neo¬ Realismo
Da Linhagem
Bibliografia


A AUTORA:
Tania Martuscelli é Professora Assistente de Literatura Luso‐Brasileira na Universidade do Colorado em Boulder nos Estados Unidos. Completou seu mestrado no Brasil (Unicamp) com uma tese sobre o poeta surrealista português António Maria Lisboa. Fez doutoramento nos Estados Unidos (UMass‐Amherst), onde deu início a seu trabalho com a obra inédita de Mário‐Henrique Leiria. Foi bolseira por diversos anos da Fundação Luso‐Americana para o Desenvolvimento em cooperação com a Biblioteca Nacional de Portugal. Tem trabalhos publicados em revistas e livros em Portugal, Estados Unidos, Brasil e Inglaterra. Além de sua dedicação à literatura portuguesa, também desenvolve um trabalho na área de ecocrítica na “Rede Brasil‐Estados Unidos”, da qual é membro‐fundador.

Detalhes:

Ano: 2013
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 224
Formato: 16x23
ISBN: 978‐989‐689‐ 333‐0
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
19/01/2023
Nos 100 anos de EUGÉNIO DE ANDRADE
Três OBRAS sobre O POETA, nascido no Fundão em 19 de janeiro de 1923 e que nos deixou em 13 de junho de 2005 "O Marulhar de Versos Antigos – A Intertextualidade em Eugénio de Andrade", da autoria de João de Mancelos "Uma Canção no Vento – A Poesia de Eugénio de Andrade", da autoria de João de Mancelos "Noite e Dia da Mesma Luz – Aspectos da poesia de Eugénio de Andrade", da autoria de Federico Bertolazzi

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]