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Supply Chain Management
A Materialização da Cadeia de Valor
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Sinopse:
O objectivo norteador deste trabalho foi o de levar o leitor à compreensão dos fenómenos inerentes à naturalização da cadeia de valor. Além disso pretendeu-se estabelecer a ligação estratégica entre as cadeias de valor globais, a economia e as plataformas de criação de valor.
Finalmente apresentar soluções válidas para os novos problemas gerados pela complexidade das redes num mundo de turbulência e incerteza dominantes.
Índice:
Índice de ilustrações Índice de tabelas Sumário Lista de acrónimos
1. – Introdução
2 – Revisão conceptual e terminológica 2.1. Dificuldades de Adequação Terminológica em Gestão Logística 2.2 Adopção de terminologias linguísticas conjuntas 2.3. Resumo Conclusivo
3. – Cadeias de valor híbridas 3.1. Decoupling Point (DP), Efeito de Forrester (Bullwhip) 3.2. Efeito de Repercussão (Backlash) 3.3. A Localização do DP 3.4. Um segundo DP (informacional) 3.5. A Estratégia “Glocal” de Postponement 3.6. Resumo Conclusivo
4. – A materialização da cadeia de valor 4.1. Supply Chain Management (SCM) 4.2. Empresas Estendidas 4.3. O Valor do Tempo 4.4. Lead-Time e Order-Fulfilment 4.5. Abordagem à Compressão de Espaço (Espaço/Tempo/Custos) 4.6. Valor do Tempo e Avaliação de Trade-offs 4.7. Caso de Estudo 4.8. Modelo Conceptual da Compressão do Espaço/Tempo 4.9. Resumo Conclusivo
5. – O inventário e as características das redes integradas pela SCM 5.1. SCM e o Conceito de Inventário através do Comércio Internacional 5.2. A circulação do Inventário nas SCM 5.2.1. Conceito de inventário 5.3. Optimização de inventário nas SCM 5.4. Flexibilidade, Agilidade, Leanness, Robustez, Adaptabilidade e Resiliência 5.5. Resumo Conclusivo
6. – Os movimentos colaborativos nas redes das SC 6.1. Redes, Sistemas e Complexidade 6.2. Movimentos Colaborativos, Participação em Redes 6.3. O Fenómeno da “Co-opetition” 6.4. Movimentos Colaborativos (So Happy Together); o Dilema Social 6.5. Resumo Conclusivo
7. – SCM e as tecnologias de comunicação e informação inteligentes (TICI) 7.1. RFID 7.2. GPS 7.3. Sistemas Inteligentes (inteligência artificial). Aplicações na SCM 7.3.1. Atenuação do bullwip effect 7.3.2. Melhoria da visibilidade (monitorização e rastreabilidade) na SCM 7.3.3. Auto-estradas Inteligentes 7.3.4. Armazenagem, picking e produção integrada inteligentes 7.4. Resumo Conclusivo
8. – A circulação física nas SCM 8.1. Integração dos Transportes nas Cadeias de Valor Globais 8.1.1. Macro e Mesologística 8.1.2. SCM e Logísticas Macro e Meso 8.1.3. Transportes e Avaliação dos Trade-offs 8.1.4. Circulação em Vazio 8.1.5. Efeito de Impedância e Custos de Fricção 8.2. Multimodalidade 8.2.1. Soluções Intermodais 8.2.2. Soluções inovadoras 8.3. A unidade de carga “Contentor” 8.4. Soluções porta-a-porta (d2d) e Milk-run 8.5. Resumo Conclusivo
9. – Plataformas terrestres, portuárias e aeroportuárias. Integração nas SCM 9.1. Plataformas Logísticas Terrestres 9.2. Ligação em Rede e Sincronização Logística 9.3. Cross-docking 9.4. Transmodalidade 9.4.1. Transhipment 9.4.2. Outras Soluções Transmodais 9.5. Canais Logísticos; Consolidação e Grupagem 9.5.1. Canais Logísticos 9.5.2. Consolidação e Grupagem 9.6. O Papel integrador das Plataformas Portuárias nas SCM 9.6.1. O Conceito de Porto 9.6.2. Tipos de Terminais Portuários 9.6.3. Integração Logística 9.6.4. Integração em Rede 9.6.5. Factores de Integração Portuária 9.6.6. Envolvência das Redes de Transporte e de Plataformas Terrestres e Portuárias 9.7. Integração da Mesologística Europeia nas SCM Globais 9.8. Integração das Plataformas Aeroportuárias nas SCM 9.9. Resumo Conclusivo
10. – Minimização da complexidade nas SCM 10.1. Retorno à abordagem da Complexidade 10.2. Estratégias de Minimização da Complexidade 10.3. Modularização e Postponement 10.3.1. Modularização 10.3.2. Postponement 10.3.3. Conjugação de Modularização e Postponement 10.4. Kitting 10.5. Plataformas de Distribuição Física 10.6. Cross-docking 10.7. Transhipment 10.8. Plataformas Tecnológicas (TICI) 10.9. Consolidação, Grupagem e os Inversos 10.9.1. Consolidação 10.9.2. Grupagem 10.10. Resumo Conclusivo
11. – Indústria automóvel; um caso de estudo de SCM globais 11.1. Opções Modais e Indústria Automóvel 11.2. Saída Logística na Produção Automóvel 11.3. Integração das Instalações Portuárias 11.3.1. Portos Elo e Portos Interface 11.3.2. Portos Interface, PDI e Postponement 11.4. A Função de Decoupling Point do terminal “Ro-Ro” de Veículos 11.5. O papel integrador dos terminais ro-ro europeus 11.5.1. Os Portos-plataforma e a Formação de Bipolos Logísticos 11.5.2. Adequação do conceito de Hinterland 11.6. Resumo Conclusivo
12. – Nota final
Referências
O AUTOR: Professor Coordenador c/Agregação do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa – ISEL/IPL na Área Departamental de Engenharia Mecânica onde coordena a Secção de Engenharia Industrial e Manutenção (SEIM) e o Mestrado em Engenharia Mecânica (MEIM); lecciona, entre outras, a UC de “Logística”. Professor Associado Convidado c/Agregação (tempo parcial) no Instituto Superior Técnico – IST/UTL na Área Científica de Engenharia e Tecnologia Naval do Departamento de Engenharia Mecânica; lecciona a UC “Organização e Gestão Portuária”. Investigador no Centro de Investigação em Engenharia e Tecnologia Naval (CENTEC) no IST. Membro Conselheiro (colégio de Engenharia Mecânica) e Especialista (Engenharia e Gestão Industrial) da Ordem dos Engenheiros. Membro da Sociedade de Geografia de Lisboa (SGL); entre 2001 e 2009 foi presidente da Secção de Transportes. Foi Membro do Conselho de Administração da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra em dois mandatos: 1993/1996 e 2002/2005. Autor e co-autor de diversos artigos científicos em revistas internacionais e conferências científicas nacionais e internacionais. Orientador e coorientador e arguente de diversos trabalhos de Mestrado e Doutoramento em várias Escolas e Universidades nacionais bem como júri de concursos públicos e documentais para provimento de diversos graus de professor. Autor artigos de opinião em jornais e revistas técnicas nacionais desde 1996 e participante em numerosas conferências técnicas nas áreas de portos, transportes, economia e logística. Autor de livros e partes de livro nacionais e internacionais sobre as matérias referidas.
Detalhes:
Ano: 2013
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 228
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-290-6
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