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Os sons que estão dentro das palavras
Descrição e Implicações para o Ensino do Português como Língua Materna
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Sinopse:
Em Os sons que estão dentro das palavras, procedemos à descrição da unidade gramatical segmento, entendida, nesta publicação, como constituinte fonológico e comummente referida como som da fala. Inicialmente, listamos um conjunto de informações sobre as propriedades intrínsecas dos segmentos identificados no Português europeu padrão e demonstramos a sua natureza gramatical. Em seguida, refletimos sobre o seu funcionamento em diferentes áreas dialetais, a sua aquisição em contexto de língua materna e o seu tratamento em ambiente educativo. Por fim, apresentamos algumas propostas de atividades sobre a unidade gramatical em foco para os vários ciclos de ensino, construídas numa perspetiva de laboratório gramatical.
Índice:
Nota Prévia Introdução 1. A relevância de promover o conhecimento metalinguístico 2. Aspectos segmentais nos programas de Língua Portuguesa/Português 3. A unidade gramatical segmento 3.1. O lugar do segmento no conhecimento fonológico 3.2. O inventário de segmentos 3.3. Propriedades fonéticas dos segmentos 3.3.1. Classes principais de segmentos 3.3.2. Intervenção da cavidade nasal 3.3.3. Ponto de articulação dos segmentos 3.3.4. Modo de articulação dos segmentos 3.3.5. Intervenção das cordas vocais 3.3.6. Trabalho com docentes de outras áreas do conhecimento 3.4. Processos fonológicos 3.4.1. As consoantes 3.4.2. As vogais 3.5. Relações entre os segmentos e a (orto)grafia 4. Aspectos segmentais e variação dialetal 4.1. Variação linguística do Português europeu 4.1.1. Dialetos setentrionais 4.1.2. Dialetos centro-meridionais 4.1.3 Dialetos insulares 4.2. Características dos segmentos fonéticos dos dialetos não-padrão 4.2.1. Dialetos setentrionais 4.2.2. Dialetos centro-meridionais 4.2.3. Dialetos insulares 168 5. Aspectos segmentais e desenvolvimento linguístico infantil 6. Segmentos, consciência fonológica, leitura e escrita 7. Exercícios Referências bibliográficas Mapa 1 Mapa 2
Detalhes:
Ano: 2012
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 230
Formato: 21x15
ISBN: 978-989-689-216-6
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