Recomendar livro a um amigo
|
Sinopse:
O livro agora publicado pretende contribuir para a reflexão em torno da problemática social medieva. O quadro urbano configura a escala de análise proposta aos autores, a Baixa Idade Média e a Península Ibérica, os seus âmbitos cronológico e espacial. Duas problemáticas transversais configuraram esta obra. Por um lado, a terminologia de identificação social e a definição dos conteúdos funcionais dos grupos sociais em contexto urbano. Na verdade, a variedade terminológica e a sua evolução entre os séculos XII e XV, em especial na Península Ibérica, coloca questões basilares ainda pouco discutidas ao nível da historiografia medieval. Decorrendo desta questão, um outro aspeto foi enfatizado: o dos processos de mobilidade social e de identificação desenvolvidos no contexto urbano deste período, no âmbito islâmico e cristão, atendendo, neste último caso, às especificidades de uma cronologia de pós reconquista, marcada pela definição de novos tecidos e de novas redes sociais. Uma perspetiva comparativa enforma esta problemática. Ao cotejo entre as realidades sociais de Al¬ Andalus e da Hispânia cristã, numa escala mais global, a análise foca¬ se, depois, na comparação entre o reino português e o castelhano para, finalmente, se concretizar nas diferentes realidades dos concelhos portugueses. Esta gradação parece¬ nos, metodologicamente, a mais correta para obviar os muitos silêncios e dúvidas ainda existentes sobre estas problemáticas, através da discussão dos paralelismos e/ou diferenças que configuram as realidades urbanas numa mesma temporalidade.
Índice:
Prólogo Hermínia Vasconcelos VILAR e Maria Filomena Lopes de BARROS
Movilidad social y ciencias islámicas: ejemplos biográficos andalusíes de la Baja Edad Media (siglos XII XIV) Manuela MARÍN (CSIC – Madrid)
Categorias sociais nas comunidades mudéjares ibéricas (séculos XIV XV) Maria Filomena Lopes de BARROS (CIDEHUS/Departamento de História – Universidade de Évora)
Os cavaleiros de Santarém na segunda metade do século XIII Mário VIANA (FSCH – Universidade Nova de Lisboa)
Hidalgos et caballeros dans les villes du royaume de Castille: l’exemple de Murcie (XIIIe XVe siècles) Denis MENJOT (Université de Lyon)
O domínio sobre homens e territórios enquanto fator de identidade social: Coruche e os concelhos limítrofes (séculos XIV e XV) Adelaide Millán COSTA (Universidade Aberta)
Distinções sociais em concelhos régios medievais do Oeste português Manuela Santos SILVA (Faculdade de Letras – Universidade de Lisboa)
Da vilania à nobreza: trajetórias de ascensão e de consolidação no Sul de Portugal (séculos XIV XV) Distinções sociais em concelhos régios medievais do Oeste português Hermínia Vasconcelos VILAR (CIDEHUS/Departamento de História – Universidade de Évora)
Os “Façanha”. Uma família da oligarquia eborense nos finais de trezentos Joaquim Bastos SERRA (CIDEHUS – Universidade de Évora)
Organizar a procissão nos finais do século XV.O lugar de cada um e do grupo na cidade Filipe Themudo BARATA (CIDEHUS/Departamento de História – Universidade de Évora)
Detalhes:
Ano: 2012
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 200
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-231-9
|