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A Aprendizagem Online de Inglês
como língua estrangeira com base em tecnologias assíncronas e síncronas
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Sinopse:
Os estudos apresentados neste livro debruçam-se sobre educação online e sobre as percepções da utilização de uma metodologia de blended learning na reformulação dos papéis tradicionais de professores e alunos nos processos de ensino-aprendizagem, considerando unidades curriculares de Inglês de Negócios em duas licenciaturas de uma Instituição de Ensino Superior público em Lisboa.
Os estudos realizados pretendem explorar e encontrar abordagens mais eficazes para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem de línguas estrangeiras através da utilização da tecnologia Internet.
Procurou-se, ainda, reflectir e concluir sobre impactos e perspectivas de evolução que os ambientes online permitem percepcionar para a activi¬dade de ensino-aprendizagem em geral e do Inglês como língua estrangeira em particular, promovendo instituições de ensino superior mais flexíveis e com um papel renovado e reforçado, numa sociedade crescentemente baseada no conhecimento como factor de desenvolvimento económico, social e cultural.
Índice:
Capítulo I – Introdução
Capítulo II – Revisão da Literatura 2.1. Introdução 2.2. Perspectivas sobre a aprendizagem 2.3. Perspectivas sobre a aprendizagem da língua estrangeira 2.4. Comunicação mediada por computador 2.5. Factores para promover a aprendizagem online 2.6. Meta-análise: taxonomia de factores que promovem a qualidade da aprendizagem online 2.7. Satisfação do aluno e professor em relação à aprendizagem online 2.8. Sumário
Capítulo III – Enquadramento tecnológico e instrucional 3.1 Introdução 3.2 Blended Learning 3.3 A Plataforma de e-learning como ambiente de ensino-aprendizagem 3.3.1 Ensino-aprendizagem com Wikis 3.3.2 Fóruns de Discussão 3.3.3 Ferramenta de comunicação síncrona na plataforma
Capítulo IV – Metodologia de Investigação 4.1 Introdução 4.2. Filosofia de Investigação 4.3. Validade 4.4. Fiabilidade 4.5. Metodologia de pesquisa 4.5.1 Recolha de amostras e participantes 4.5.2 Instrumentos 4.5.3 Procedimentos 4.5.4 Recolha dos dados 4.5.5 Análise dos dados 4.5.6 Justificação e limitações da metodologia 4.6. Sumário
Capítulo V – Resultados do estudo 1A – Factores que potenciam a qualidade da aprendizagem online 5.1. Introdução 5.2. Corroboração por outras publicações 5.2.1. O modelo de referência Sloan-C 5.2.2. Modelo metodológico para o ensino e aprendizagem online 5.2.3 Modelo pedagógico 5.2.4. O estudo do Institute for Higher Education Policy (2000) 5.2.5. Síntese dos resultados de outros estudos 5.3. Extensão e reorganização da taxonomia 5.4. Resposta à questão de investigação 5.5 Sumário
Capítulo VI Resultados do estudo 1B – Questionário aos estudantes e entrevistas aos professores 6.1. Introdução 6.2. Questionário aos estudantes 6.2.1 Resultados demográficos e de utilização 6.2.2 Índice de frustração 6.2.3 Factores que contribuem para a frustração dos alunos em relação à aprendizagem online 6.2.4 Índice de Satisfação 6.2.5 Factores que contribuem para a satisfação do estudante em relação à aprendizagem online 6.2.6 Análise de questões abertas 6.3 Entrevistas aos professores 6.3.1 Resultados das questões fechadas 6.3.2 Resultados das questões abertas 6.3.3 Factores que contribuem para a satisfação dos professores com a aprendizagem online 6.4 Sumário
Capítulo VII – Metodologia de Investigação: estudo 2 7.1 Introdução 7.2. Metodologia de pesquisa 7.2.1. Participantes 7.2.2. Procedimentos 7.2.3. Recolha dos dados 7.2.4. Análise dos dados 7.3. Sumário
Capítulo VIII – Resultados do estudo 2 8.1 Introdução 8.2. Questão de investigação 1 8.2.1. O Número de Palavras 8.2.2. Riqueza Lexical 8.2.3. Densidade Lexical 8.2.4. Complexidade Sintáctica 8.2.5. Resumo 8.3. Questão de investigação 2 8.3.1. Resultados do Questionário 8.3.2. Resultados das Entrevistas 8.4. Outras conclusões
Capítulo IX – Reflexões, Recomendações e Conclusão 9.1. Introdução 9.2. Estudos 1A e 1B 9.2.1. Reflexão metodológica 9.2.2. Reflexão substantiva e científica 9.2.3. Recomendações 9.2.4. Conclusão 9.3. Estudo 2 9.3.1. Limitações 9.3.2. Implicações e recomendações 9.4. Outras conclusões
Referências Bibliográficas
O AUTOR:
Hélder Fanha Martins é Professor no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL-IPL), lecciona e é regente de unidades curriculares de Inglês de Negócios, Inglês Jurídico e Projecto de Simulação Aplicado à Gestão. Doutorado em Ciências da Linguagem e da Comunicação/Educação pela Universidade Nova de Lisboa, no âmbito da sua actividade de investigação tem privilegiado as áreas do ensino/aprendizagem de inglês para fins específicos, da tradutologia com incidência na vertente terminológica e das novas tecnologias de informação e comunicação aplicadas às organizações.
Detalhes:
Ano: 2012
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 322
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-204-3
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