Nova Síntese – textos e contextos do neo-realismo, n.º 6 (2011)
MANUEL DA FONSECA "Por Todas as Estradas do Mundo"
Recomendar livro a um amigo
|
Sinopse:
Manuel da Fonseca (Santiago do Cacém, n. 1911 – m. 1993) é um nome maior do neo-realismo literário português. Na obra do escritor, a navegação pelo mundo faz-se com a limpidez das imagens sobre a infância e sobre a paisagem que não lhe abrandam o compromisso com as dores e os sonhos dos homens. Comunicando com o seu tempo, reinventando a tradição, decantando a escrita, Manuel da Fonseca é um autor com lugar próprio e uma referência na literatura portuguesa do século XX.
Em 2011, várias instituições celebraram o centenário do nascimento do escritor com iniciativas de carácter diverso. Numa parceria que se revelou proveitosa, o Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a Associação Promotora do Museu do Neo¬ Realismo, o Museu do Neo-Realismo, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e a Câmara Municipal de Santiago do Cacém congregaram esforços para organizar um Congresso Internacional, comemorativo dessa efeméride.
O Congresso adoptou o nome “Manuel da Fonseca – Por todas as Estradas do Mundo”, título da Exposição ao tempo patente no Museu do Neo-Realismo; este título, tal como consta no Catálogo, «faz referência a esse ímpeto de descoberta dos caminhos da humanidade» que pautou a vida e a escrita do autor. Foi realizado nos dias 7, 8 e 9 de Outubro de 2011, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no Museu do Neo¬ Realismo (Vila Franca de Xira) e no Auditório António Chainho (Santiago do Cacém), respectivamente. As conferências e comunicações foram complementadas pelas seguintes actividades culturais: exibição do filme Cerromaior (1980), com comentários do realizador, Luís Filipe Rocha; recital de poesia de Manuel da Fonseca; visita/roteiro a espaços emblemáticos da obra do escritor, em Santiago do Cacém. **** (da Introdução)
Índice:
1. MANUEL DA FONSECA POR TODAS AS ESTRADAS DO MUNDO
Nota Introdutória As raízes do lugar, a memória e a errância na obra de Manuel da Fonseca por Vítor Viçoso A voz transgressiva na poesia de Manuel da Fonseca por Manuel G. Simões A obra poética de Manuel da Fonseca no contexto da poesia novecentista portuguesa: achegas para a sua compreensão por Fernando J. B. Martinho A poesia de Manuel da Fonseca e o Alentejo por Manuel Gusmão Leituras do Neo Realismo: Planície e Aldeia Nova por Fernando Guimarães Na justa proporção: brevidade e intensidade na contística de Manuel da Fonseca por Cristina Almeida Ribeiro “Um Anjo no Trapézio” de Manuel da Fonseca – um filme “literário” em 19 sequências por Mário Jorge Torres Manuel da Fonseca e a escrita da violência por Carina Infante do Carmo “Bichos no fojo”, sob a “luz do sol” em “campos abertos de espanto e sonho”: imagens de aprisionamento e de ruptura na obra de Manuel da Fonseca por Michele Dull Sampaio Beraldo Matter A maltesia na ficção de Manuel da Fonseca por Maria da Glória Alhinho dos Santos
Manuel da Fonseca, leitor de Fialho de Almeida: metamorfoses de grotesto em Seara de Vento por Isabel Cristina Mateus Ressonâncias lorquianas na poesia de Manuel da Fonseca e Miguel Torga por Dora Gago Manuel da Fonseca e o Neo Realismo italiano (Cerromaior, Fontamara e outros romances rurais italianos dos anos 30 e 40) por José Manuel de Vasconcelos Escritor, argumentista e actor: Manuel da Fonseca e os ventos do cinema por David Santos A visualidade em Manuel da Fonseca: um diálogo entre narratividade imagética e representação plástica por Luísa Duarte Santos A experiência neo realista do tempo histórico e o exercício pessoal da memória na poesia de Manuel da Fonseca por João Laranjeira Henriques Manuel da Fonseca: um intelectual comunista? por João Madeira
2. SOBRE LIVROS APRESENTADOS EM SESSÕES ORGANIZADAS PELA ASSOCIAÇÃO PROMOTORA DO MUSEU DO NEO REALISMO
Poesia do Socialismo Português, de Sílvio Castro por Manuel G. Simões Poesia Socialista: Quando a Palavra Cantante Ilumina o Homem e o Seu Destino por José Jorge Letria Para a edição portuguesa do livro: García Lorca e Manuel da Fonseca: Dois Poetas em Confronto, de Manuel G. Simões por António Gomes Marques A Narrativa no Movimento Neo Realista – As Vozes Sociais e os Universos da Ficção, de Vítor Viçoso
3. ACTIVIDADES DA ASSOCIAÇÃO PROMOTORA DO MUSEU DO NEO REALISMO (2010)……...…
Detalhes:
Ano: 2012
Capa: capa mole
Tipo: Revista
N. páginas: 260
Formato: 23x16
ISSN: 1646-5989
|
Outros livros da colecção
Outros livros relacionados
Comentários de utilizadores
|
22/06/2023
JOSÉ MANUEL SARMENTO DE BEIRES, da autoria de Fernando da Rocha Ribeiro
LANÇAMENTO: dia 22 de junho (5.ª feira), às 17h00, na Irmandade da Lapa, no Porto. Apresentação: Major-General João Vieira Borges; Prof. Doutor António Ventura; Prof. Doutor Sérgio Veludo Coelho
17/06/2023
UM JUDEU PORTUGUÊS EM ISTAMBUL, da autoria de Pedro Cantinho Pereira
LANÇAMENTO: dia 17 de junho (sáb.), às 21h00, Biblioteca Manuel Teixeira Gomes, em Portimão. Apresentação: Doutora Carla Vieira (Investigadora integrada do CHAM – FCSH, Universidade Nova de Lisboa)
11/06/2023
Edições Colibri na 93.ª edição da FEIRA DO LIVRO DE LISBOA
VISITE-NOS no stand B15 (Praça Verde) * Entre 25 de Maio e 11 de Junho de 2023, no Parque Eduardo VII (Metro: Marquês de Pombal e/ou Parque), em Lisboa.
05/06/2023
POESIA PARA SOBREVIVER, da autoria de Graciete Felício
LANÇAMENTO: dia 5 de junho (2.ª feira), às 18h00, no Grémio Literário, em Lisboa
04/06/2023
MUNDO(S) - Livro 22. Coord. Literária de Ângelo Rodrigues
APRESENTAÇÃO: dia 4 de Junho (domingo), às 18h00, no Auditório Poente da Feira do Livro de Lisboa. Apresentação dos Poetas e do Projecto: Ângelo Rodrigues
02/06/2023
MONSARAZ - Reconstruir a Memória, da autoria de Ana Paula Amendoeira
APRESENTAÇÃO: dia 2 de junho (6.ª feira), às 18h00, na Casa do Alentejo, em Lisboa. Apresentação: José Aguiar (Professor da Faculdade de Arquitetura de Lisboa)
Paula Moura Pinheiro (Jornalista da RTP)
30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA
25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia.
Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.
18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos
29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook
www.facebook.com/EdicoesColibri
31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99
“Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador”
___________________________________
[O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]
|