Recomendar livro a um amigo
|
Sinopse:
“A abordagem metodológica interpretativa, reflexiva e criativa que trespassa o trabalho, tanto na construção do quadro teórico como no desenvolvimento do processo investigativo, oferece-nos uma riqueza e densidade de dados acerca destes “contextos para ser, estar e aprender”, que torna a obra de consulta imprescindível para os investigadores e professores que trabalham no campo do currículo e da organização integrada dos processos de aprendizagem” (Luísa Alonso, Universidade do Minho, 2011).
“Este estudo tem a virtude de colocar questões, ao mesmo tempo que nos leva a reconhecer indicadores de qualidade, que apoiam o desenvolvimento de práticas educativas estimulantes, que contribuem para o desenvolvimento de uma atitude participativa das crianças na construção do seu conhecimento, criando “oportunidades ativas e significativas” de aprendizagem, individuais e de grupo” (Maria João Cardona, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, 2011).
Índice:
PREFÁCIO AQUIESCÊNCIAS INTRODUÇÃO
PARTE I – ABORDAGEM TEÓRICA CAPÍTULO I – CURRÍCULO(S): ENTRE O JARDIM DE INFÂNCIA E A ESCOLA DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO 1. Das concepções de currículo como plano de intenções aos processos de interpretação e (re)construção prática nos contextos educativos 1.1 Currículo e competências 2. Que concepções curriculares para a Educação Pré escolar e para o 1.º Ciclo do Ensino Básico? 2.1 Educação Pré escolar em Portugal: perspectivas e fundamentos curriculares 3. O 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal: perspectivas e fundamentos curriculares 4. Projectos curriculares na Educação Pré escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico CAPÍTULO II – CAMINHOS A PERCORRER: MODELOS DE ENSINO OU PRÁTICAS PARA FAZER APRENDER 1. Ensinar ou fazer aprender. Como ensinar, fazer aprender e construir competências. Viagem através dos modelos de ensino 1.1 Modelo de ensino baseado na exposição 1.2 Modelo de ensino de conceitos 1.3 A aprendizagem baseada em problemas 1.4 A aprendizagem cooperativa 2. Especificidades: entre modelos pedagógicos, metodologias e práticas ecléticas na Educação Pré escolar 2.1 A abordagem High/Scope na Educação Pré escolar 2.2 O Movimento da Escola Moderna na Educação Pré escolar 2.3 A abordagem de Projecto na Educação Pré escolar CAPÍTULO III – EDUCADORES DE INFÂNCIA E PROFESSORES DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO 1. Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico 1.1 Entre desafios e pressões – novas funções 1.2 Competências e perfis profissionais dos educadores/professores 1.2.1. Perfil geral e específico de desempenho dos educadores de infância e dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico 2. O empenhamento dos educadores e dos professores: estilos de interacção CAPÍTULO IV – NOS PRIMEIROS ANOS: CRIAR OPORTUNIDADES PARA PENSAR 1. Como aprendem e pensam as crianças – entre um quadro construtivista e socioconstrutivista 1.1 Contributos de Piaget – a génese do pensamento 1.2 Implicações educativas da génese do pensamento apresentada por Piaget 1.3 Para além de Piaget 1.4 Para além de Piaget: implicações educativas da génese do pensamento apresentadas por Vygotsky e Bruner 2. Nos primeiros anos: oportunidades para aprender a pensar 2.1 Pensamento crítico – actividade prática e reflexiva
PARTE II – O CAMINHO E A MATRIZ METODOLÓGICA 1. A natureza do estudo: peculiaridades em evidência no quadro genérico do estudo de campo 1.1 A escolha das técnicas de recolha de dados: as peculiaridades aplicadas aos nossos estudos de casos 1.1.1 Instrumentos de análise construídos 1.2 O estudo: cada caso… um caso 1.3 A gestão do calendário
PARTE III – ANÁLISE DOS DADOS GERADOS 1. Viagens: Contextos para ser, estar e aprender A) CONTEXTOS PARA SER, ESTAR E APRENDER: AS SALAS DOS JARDINS DE INFÂNCIA A sala do JI A Aspectos gerais e específicos O dia a dia na sala da educadora Marta – evidências O Dia a dia na sala da educadora Marta “De manhã… começamos com a ginástica” – 18 04 2007 “Um par… uma pintura” – 18 04 2007 “Ao fim do dia recordamos e avaliamos” – 18 04 2007 “Brincadeiras na casinha e com o lego” – 19 04 2007 O dia a dia na sala da educadora Marta – Escala de Observação do Estilo de Interacção Adulta Meta reflexão: ensinar e aprender na sala da educadora Marta A sala do JI B Aspectos gerais e específicos O dia a dia na sala da educadora Madalena – evidências O Dia a dia na sala da educadora Madalena “À conversa na mesa oval – uma raposa e um Ford Escort” – 28 03 2007 “Decidir sobre as tarefas e partilhar novidades” – 28 03 2007 “As magias do Gabriel” – 28 03 2007 “O Dragãozinho, e … muitos cheiros” – 28 03 2007 “Tomar decisões” – 30 03 2007 O dia a dia na sala da educadora Madalena – Escala de Observação do Estilo de Interacção Adulta Meta reflexão: ensinar e aprender na sala da educadora Madalena A sala do JI C Aspectos gerais e específicos O dia na sala da Educadora Matilde – evidências O Dia a dia na sala da educadora Matilde “O Dia do Trabalhador e as profissões” – 2 05 2007 “O mapa de Lisboa e os planos individuais de trabalho” – 2 05 2007 “Cravos brancos” – 4 05 2007 “O Gonçalo quer construir um grilo” – 4 05 2007 O dia a dia na sala da Educadora Matilde – Escala de Observação do Estilo de Interacção Adulta Meta reflexão: ensinar e aprender na sala da educadora Matilde B) CONTEXTOS PARA SER, ESTAR E APRENDER: AS SALAS DO 1.º CICLO A sala da EB1 AA Aspectos gerais e específicos O dia a dia na sala da Professora Maria – evidências O dia a dia na sala da professora Maria “Relembrar conhecimento; a experiência da germinação” – 7 03 2007 “Os três gatinhos” – 7 03 2007 “A letra g; ser tutor na sala de aula” – 7 03 2007 “Autonomia para construir conhecimento” – 7 03 2007 “Resolver problemas” – 16 03 2007 “O diploma de comportamento” – 16 03 2007 O dia a dia na sala da professora Maria – Escala de Observação do Estilo de Interacção Adulta Meta reflexão: ensinar e aprender na sala da professora Maria A sala da EB1 BB Aspectos gerais e específicos O dia a dia na sala da Professora Rita – evidências O dia a dia na sala da professora Rita “O Balão do João” – 28 02 2007 “Desafios para pensar – à procura de uma medida padrão” – 28 02 2007 “Aprender – das casas até aos rios” – 28 02 2007 “O ar ocupa espaço” – 1 03 2007 “Chegou a hora do decímetro quadrado” – 1 03 2007 “Às voltas com o metro quadrado” – 3 03 2007 O dia a dia na sala da professora Rita – Escala de Observação do Estilo de Interacção Adulta Meta reflexão: ensinar e aprender na sala da professora Rita A sala da EB1 CC Aspectos gerais e específicos O dia a dia na sala da professora Luísa – evidências O dia a dia na sala da professora Luísa “Pensar e imaginar sobre as figuras simétricas” – 11 04 2007 “Entre a arte compositiva e a viagem pelo solo” – 11 04 2007 “À volta de um texto para construir significados” – 12 04 2007 “Aprender juntos e ainda a viagem no texto” – 12 04 2007 “De novo o solo – chega a lupa e as minhocas” – 12 04 2007 “De novo aprender juntos – somos uma turma” – 13 04 2007 O dia a dia na sala da professora Luísa – Escala de Observação do Estilo de Interacção Adulta Meta reflexão: ensinar e aprender na sala da professora Luísa CONCLUSÕES E SUGESTÕES Considerações gerais Particularidades Considerações finais BIBLIOGRAFIA
A AUTORA:
A autora, docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre desde 1988, é Doutora em Ciências da Educação, Mestre em Supervisão e é também especializada em Administração Escolar. A sua formação inicial como educadora de infância permitiu-lhe exercer em Jardins de Infância da rede do Ministério da Educação durante cinco anos. Actualmente é Directora do Mestrado em Educação Pré-escolar e Presidente do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Educação de Portalegre. É também membro eleito de outros órgãos e estruturas científi cas e pedagógicas da mesma instituição. Nos seus interesses académicos e quadro de investigação, elícita a “formação das educadoras/dos educadores de infância e das professoras/dos professores do ensino básico” e o “currículo enquanto campo de estudos/campo de prática” pois, entre outras variáveis e num quadro holístico e sistémico, decidem respostas de qualidade para crianças, famílias e sociedade.
Detalhes:
Ano: 2012
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 420
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-187-9
|