Recomendar livro a um amigo
|
Sinopse:
Todas as obras incluídas nesta edição são originárias do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, um dos principais centros musicais portugueses durante os séculos XVI a XVIII. Era uma comunidade musical auto-suficiente que utilizava os seus próprios membros como cantores, instrumentistas, mestres de música, compositores e fabricantes de instrumentos.
O Manuscrito 50 é um dos mais preciosos volumes guardados na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. Em muito mau estado de conservação, com buracos, manchas, notas e palavras ilegíveis, contém cerca de 30 vilancicos anónimos, metade dos quais se transcrevem nesta edição. Entre eles estão vários negros, obras que são magníficos exemplos da troca cultural inerente às descobertas e evangelização portuguesas.
Índice:
Prefácio 1. Que clarines son Pascoal 2. Dizid me qual de los dos 3. Bida de mi bida 4. A dar belleza a las flores 5. Aquel amante dibino 6. Oigan señores milagros 7. Quando a la corriente 8. Aqui puestos de rodillas 9. El pó con laços de plata 10. O meu manto amarelo 11. Quien es aquel sol hermoso 12. Marabillas publiquen los cielos 13. Niño amor que cautibas 14. Llebada de un bibo fuego 15. Casuá casué 16. Orgullosa fuentezilla 17. Quando de las tres personas 18. Brillando sus rayos 19. De las batallas de amor 20. Te Deum Laudamus
TRANSCRIÇÃO, ESTUDO E REVISÃO: Jorge Matta é doutorado em Musicologia Histórica pela Universidade Nova de Lisboa, onde é professor no Departamento de Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. É maestro assistente do Coro Gulbenkian desde 1976. Destacado investigador, editor e intérprete de música portuguesa, tem realizado inúmeras primeiras audições modernas, estreias absolutas e gravações de obras vocais e instrumentais de compositores portugueses.
MUSICOGRAFIA: Artur Carneiro é licenciado em Arquitectura pela Escola de Belas-Artes de Lisboa, dedicou-se à música e é presentemente Professor Adjunto na Escola Superior de Educação de Lisboa, onde lecciona as disciplinas de Direcção Coral e Instrumental e Educação Vocal nos cursos de licenciatura e mestrado. Qualificado em execução musicográfica por computador, tem colaborado em edições da Fundação Calouste Gulbenkian e no projecto Ibermúsica para a investigação do património musical português.
Detalhes:
Ano: 2012
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 110
Formato: 29,5x21
ISBN: 978-989-689-189-3
|