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Teatro. História. Contexto
Identidade Nacional e Tempo de Mediação no Drama Histórico Português (1898 a 1924)
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Sinopse:
Este estudo pretende enquadrar e analisar a participação do drama histórico no processo de construção da identidade nacional que em Portugal se desenvolve em estreita ligação com o movimento republicano, desde finais do século XIX até aos anos vinte do século XX. Período em que o drama de temática histórica regressa aos palcos portugueses usufruindo do papel essencial desempenhado pela História na recuperação e na afirmação do orgulho nacional, revisitando acontecimentos e figuras que exprimem as potencialidades positivas da nação, reveladas idealmente na época dos Descobri¬mentos.
Índice:
ÍNDICE NOTA PRÉVIA INTRODUÇÃO PARTE I PREÂMBULO CAPÍTULO 1: FICÇÃO E HISTORIOGRAFIA Historiografia e representação do passado Dramaturgia e representação da história Tempo de mediação e função da história no teatro CAPÍTULO 2: DRAMA HISTÓRICO FINISSECULAR O drama burguês O melodrama A personagem O conflito romântico O herói CAPÍTULO 3: NOTAS CONTEXTUAIS Reconfigurar o império A conjuntura do Ultimatum Redefinir a nação Os últimos anos da monarquia A I República PARTE II CAPÍTULO 4: O AUTO DOS ESQUECIDOS E O SONHO DA ÍNDIA (1898) Concurso para um drama histórico (IV Centenário da Índia) Os antecedentes O concurso Primeiro classificado: O Auto dos Esquecidos Horizonte de expectativa Segundo classificado: O Sonho da Índia Quadros síntese das peças a concurso no IV Centenário da Índia Cronologia da Descoberta do Caminho Marítimo para a Índia Estrutura Tempo Espaço Argumentos favoráveis e contrários à viagem Caracterização de Vasco da Gama CAPÍTULO 5: O INFANTE DE SAGRES (1916) Jaime Cortesão: um dramaturgo empenhado O germinar de O Infante de Sagres A Renascença Portuguesa Personagens e identidades O cidadão e a nação A índole nacional O indivíduo e o destino de um povo O herói e a vontade colectiva CAPÍTULO 6: À LÁ FÉ (1924) Contexto historiográfico de Alfredo Cortês Fontes historiográficas Perspectivas históricas sobre mulheres A historiografia sobre Mecía Lopes de Haro Paredes de Nava e Penha de Martos O casamento O feitiço O epílogo de um mau casamento À lá fé sobe ao palco Antes da estreia À lá fé Lenda da Lealdade CONCLUSÃO BIBLIOGRAFIA ÍNDICE DE NOMES
A AUTORA:
Elsa Rita dos Santos realizou o seu percurso académico na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa onde, em 2010, se doutorou com a tese “Representação do passado e representação da história. Drama histórico, contexto e tempo de mediação”. Desde o ano lectivo de 2004/05 é docente de Língua e Cultura Portuguesa na Universidade de Trento, Itália. Tem-se dedicado, sobretudo, à investigação no domínio da historiografia e ao estudo do teatro português nos séculos XIX e XX e é autora de diversas publicações nacionais e internacionais, entre as quais a monografia O homem em José Régio (2009).
Detalhes:
Ano: 2011
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 354
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-182-4
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