Philosophica 37

Leibniz




Recomendar livro a um amigo
Colaboração com a entidade: Universidade de Lisboa
Temas: Filosofia

10,00 €
detalhes do preço

Stock: esgotado


Sinopse:

O presente número da revista Philosophica dá um especial relevo a Leibniz (…). É constituído por quatro partes distintas: Artigos, Ensaios, Debates e Informações. A primeira, é dedicada ao filósofo que surge como pólo aglutinador de sete textos que o consideram em diferentes registos – metafísico, teológico, hermético e comparatista. São visões que fazem jus ao pluralismo leibniziano pela variedade de temas e de perspectivas, pelas diferentes nacionalidades dos seus autores, pela diversidade de línguas em que estes escreveram. (…). A segunda parte, integra textos dedicados quer a filósofos quer a questões filosóficas. (…). A terceira parte, apre¬sen¬ta-nos textos de provas académicas recen¬te¬mente ocorridas. O número termina com Infor¬mações de interesse para a comunidade filosófica.

Índice:

EDITORIAL


ARTIGOS

METAFÍSICA LEIBNIZIANA DA COMUNICAÇÃO – O PARADIGMA MONADOLÓGICO
Adelino Cardoso

CONCORRÊNCIA DIVINA: A TERCEIRA VIA LEIBNIZIANA ENTRE O MERO CONSERVACIONISMO E O OCASIONALISMO
Andréa Faggion

LEIBNIZ E O HERMETISMO – A SUA LIGAÇÃO COM CUDWORTH
Maria Luísa Ribeiro Ferreira

MOI ET TEMPS CHEZ LEIBNIZ: OU L’UNITÉ DE LA NOTIO COMPLETA ET DE LA VIS PRIMITIVA
Paulo Jesus

EL VÍNCULO SUSTANCIAL Y LAS MÓNADAS EN LEIBNIZ
Sergio Rodero

O EU HUMANO E A APREENSÃO DA HARMONIA NA MONADOLOGIA DE LEIBNIZ
Teresa Tato Lima

CONTRA OS LEIBNIZIANOS, A FAVOR DE LEIBNIZ? “INATO” E “A PRIORI” EM KANT
Ubirajara R. de Azevedo Marques


ENSAIOS

KANT RESUCITADO JUNTO A UN RENACIMIENTO DE HEGEL EN LAS ÚLTIMAS GENERACIONES DE LA TEORÍA CRÍTICA.
Gregor Sauerwald
O QUE É E PARA QUE SERVE A FUNDAMENTAÇÃO DA MORAL?
José Manuel Santos
O QUE QUEREMOS SER QUANDO CRESCERMOS? DIÁLOGOS IMAGINÁRIOS COM UM TRANS-HUMANISTA
Manuel João Pires
WALTER BENJAMIN E A HISTÓRIA MESSIÂNICA. CONTRA A VISÃO HISTÓRICA DO PROGRESSO.
Maria João Cantinho
HUMAN CREATION, IMAGINATION AND AUTONOMY. A BRIEF INTRODUCTION TO CASTORIADIS’ SOCIAL AND PSYCHOANALYTICAL PHILOSOPHY
Theofanis Tassis


DEBATES

«RAZÃO E LIBERDADE. A FILOSOFIA POLÍTICA DE JAMES MADISON» ARGUIÇÃO E RESPOSTA
Alessandra Silveira e José Gomes André
A QUESTÃO DO ARGUMENTO ANSELMIANO
Maria Leonor Xavier
RIFLESSIONI CRITICHE SULLA LEZIONE DI MARIA LEONOR XAVIER – “A QUESTÃO DO ARGUMENTO ANSELMIANO”
Alessandro Ghisalberti

INFORMAÇÕES

Detalhes:

Ano: 2011
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 292
Formato: 23x16
ISSN: 0872 4784
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
22/06/2023
JOSÉ MANUEL SARMENTO DE BEIRES, da autoria de Fernando da Rocha Ribeiro
LANÇAMENTO: dia 22 de junho (5.ª feira), às 17h00, na Irmandade da Lapa, no Porto. Apresentação: Major-General João Vieira Borges; Prof. Doutor António Ventura; Prof. Doutor Sérgio Veludo Coelho

17/06/2023
UM JUDEU PORTUGUÊS EM ISTAMBUL, da autoria de Pedro Cantinho Pereira
LANÇAMENTO: dia 17 de junho (sáb.), às 21h00, Biblioteca Manuel Teixeira Gomes, em Portimão. Apresentação: Doutora Carla Vieira (Investigadora integrada do CHAM – FCSH, Universidade Nova de Lisboa)

11/06/2023
Edições Colibri na 93.ª edição da FEIRA DO LIVRO DE LISBOA
VISITE-NOS no stand B15 (Praça Verde) * Entre 25 de Maio e 11 de Junho de 2023, no Parque Eduardo VII (Metro: Marquês de Pombal e/ou Parque), em Lisboa.

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]