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As Violências nas Escolas
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Colaboração com a entidade: Universidade Nova de Lisboa
Sinopse:
Este livro do José Leonardo é o resultado de uma investigação levada a afeito no âmbito do mestrado em Sociologia, da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, na área da Violência, Crime e Insegurança.
Trata-se de um trabalho original, rigoroso e pioneiro em Portugal no campo do estudo sociológico das violências ocorridas e reflectidas no meio escolar.
Ao abranger uma faixa etária de jovens que combinam processos diversos de socialização primária e secundária, a pesquisa de José Leonardo torna-se um espaço de observação privilegiado para a análise de diferentes tipos de violência, alguns que vêm do espaço doméstico, outros da escola, ou mesmo do meio envolvente.
Apesar de tardia, a publicação do livro de José Leonardo revela-se plenamente actual, pela pertinência social do tema em Portugal e pela ausência de obras sociológicas de referência neste domínio.
Manuel Lisboa
Índice:
Nota prévia Introdução
PARTE I ENQUADRAMENTO TEÓRICO E MODO DE INVESTIGAÇÃO
Capítulo I – Os conceitos de violência 1.1. Violência escolar – um fenómeno antigo 1.2. A construção do conceito de violência na escola 1.3. As perspectivas de abordagem das violências nas escolas 1.3.1. Os crimes e os delitos 1.3.2. A indisciplina 1.3.3. O “bullying” 1.3.4. As incivilidades
Capítulo II – Aspectos metodológicos 2.1. Objectivos da investigação e hipóteses de trabalho 2.2. Estratégia metodológica 2.3. Instrumentos de recolha de dados – o inquérito aos alunos 2.4. O universo em estudo – breve caracterização
PARTE II AS VIOLÊNCIAS NAS ESCOLAS
Capítulo III – As vitimações por formas de violência 3.1. Caracterização das vítimas 3.2. As vitimações por ameaças e agressões físicas 3.2.1. As vitimações dos alunos 3.2.2. Caracterização da vitimação mais grave 3.3. Os roubos 3.3.1. As vitimações dos alunos 3.3.2. A caracterização da situação mais grave 3.3.3. Os roubos contra as escolas 3.4. Os assaltos 3.4.1. As vitimações dos alunos 3.4.2. A caracterização da vitimação mais grave 3.5. As ofensas sexuais
Capítulo IV – A autoria de violências 4.1. A autoria de formas de violência 4.1.1. A autoria genérica de formas de violência 4.1.2. A autoria de ameaças e agressões físicas 4.1.3. Os roubos 4.1.4. Os assaltos 4.1.5. As vitimações e autorias simultâneas 4.2. Outros tipos de autoria 4.2.1. A posse de armas 4.2.2. Prática de “danos” contra a escola, professores ou funcionários 4.2.3. A prática de “infracções” às regras escolares 4.2.4. O convite para fazer algo de ilegal ou proibido 4.2.5. As práticas de risco
Capítulo V – A percepção da violência 5.1. A observação de actos violentos 5.2. A comparação do nível de violência (as escolas, o bairro) 5.3. O nível de medo/receio 5.4. O ambiente geral da escola
Conclusões
Bibliografia
Detalhes:
Ano: 2012
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 158
Formato: 23x16
ISBN: 978-972-772-887-9
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