Lourenço Marques

Acerto de Contas com o Passado 1951-1965




Recomendar livro a um amigo

Sinopse:

Lourenço Marques, anos 50: Uma cidade mesclada e cosmopolita como nenhuma outra de língua portuguesa, ponto de encontro de culturas e povos africanos, europeus e asiáticos. Episódios da história de uma cidade ainda longe da desagregação do Império. Lourenço Marques, 1965: Aquela cidade era Portugal. Aquela cidade não era Portugal. *********************************************************** “Nutrindo um total repúdio pela brutalidade com que se defendia na terra dos «boéres» essa separação e acessos de brancos e não brancos, fui obrigado a lembrar-me de quanto havia de cínico e capcioso na tão propalada multirracialidade portuguesa. Certo de que a aceitação por todos do cidadão universal está exactamente e só dentro de cada um de nós, não necessitando de leis de Apartheid ou de Anti-Apartheid nem de Constituições Políticas ou de Declarações Universais de Direitos do Homem.”

Índice:

LUANDA-LOURENÇO MARQUES
VISITANDO O PASSADO
A GRANDE “VIAGEM DAS DESCOBERTAS”
DOBRAR O CABO DAS TORMENTAS
O HOTEL GIRASSOL
GOVERNADOR-GERAL
COMER DO TERNO
ANTÓNIO DOS REIS MAGOS DA COSTA CAMPOS
OS LEILÕES
MEU JAPUTAN
JAFETE
JOSÉ ALVES DA CRUZ FERREIRA
A SANDRA
SEXUALIDADES
NATAÇÃO – OS VELHOS COLONOS
FASCÍNIO DO CAIS MARÍTIMO
O SPORT CLUBE DA MAXAQUENE
OS MARISTAS
BILENE MACIA E XAI-XAI
KRUGER PARK
O SAPATEIRO DA NEUTEL DE ABREU
A ALDEIA INDÍGENA
AS “BIFAS”
HÓQUEI EM PATINS
O BARREIRO EM LOURENÇO MARQUES
O SR. KUNTAI JA ASSAM E A CASA COIMBRA
O FILME CHAIMITE
NA MORTE DE SEBASTIÃO DA GAMA
ASSASSINATO DE UM COMERCIANTE INDIANO – LOURENÇO MARQUES, 13/5/1953
OS LANDINS
REGRESSO À LUNDA. FIM DESTAS CONTAS COM O PASSADO


O AUTOR:
Nasceu na Chibia, Angola, em 1940. Fez os seus estudos primários e secundários em Lisboa, Barreiro, Algueirão e Lourenço Marques (hoje Maputo). Licenciado pela Universidade Técnica de Lisboa, ainda pensou voltar à sua terra e exercer a preparação obtida com estudos em Ciências Sociais e Política Ultramarina, mas acabou por fazer uma pós-graduação em Administração Hospitalar, tendo cumprido a maior parte da sua vida profissional como administrador hospitalar. Anteriormente ainda tinha trabalhado numa firma alemã de Dusseldórfia, acompanhando jornalistas, escritores e cientistas alemães, suíços e austríacos em visitas pormenorizadas a todas as regiões das então colónias de Angola e Moçambique. Em 2007 edita o livro UM OUTRO LADO DA GUERRA, reportando-se às suas memórias de militar na guerra de Angola. Frequenta o Mestrado em Antropologia no Instituto Superior de Ciências Sociais, em Lisboa e, desde 2007 faz trabalho de campo na Feira da Ladra.

Detalhes:

Ano: 2011
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 416
Formato: 24x16
ISBN: 978-989-689-167-1
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
10/10/2023
A QUADRILHA DOS GALHARDOS, da autoria de Jorge Branco
APRESENTAÇÃO: Dia 10 de outubro de 2023 (terça-feira), às 18h00, na Cas do Alentejo, em Lisboa. Apresentação: Dr.ª Graça Freitas e Dr. Nuno Roque da Silveira

26/09/2023
HISTÓRIA DE UMA VIAGEM, OU DUAS, OU TALVEZ NÃO, de Virgínia de Sá
LANÇAMENTO: dia 1 de outubro de 2023 (domingo), às 16h00, na Casa da Cultura, em Setúbal. Ver programa abaixo

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]