Representações da Morte no Conto Tradicional Português
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Sinopse:
“A morte dos contos de tradição oral portuguesa não corresponde, como pode parecer, a uma sensibilidade que permite extravagâncias violentas, metamorfoses e revivescências num universo ingénuo e irracional, castigos que ignoram os direitos humanos e incitam requintes de malvadez.”
(…)
“Pelo contrário, e talvez mais do que na vida real, a morte no conto de tradição oral faz sentido. E talvez também faça sentido não a esconder em nome de uma sensibilidade que preferiria esquecê-la, não a condenar ao desaparecimento através das suas actualizações, não permitir que desapareça das sessões de contos, das tertúlias, dos espectáculos, das adaptações literárias. Talvez esteja aí a sua pertinência: dar sentido a algo difícil de compreender.”
Índice:
Nota Prévia
Prefácio
Introdução
1. Morte domesticada vs morte invertida
2. A morte personificada 2.1. “A Ti’ Miséria” 2.2. “A Morte Madrinha” 2.3. “A Morte e a Sorte” 2.4. “O Escuro, o Vento e a Morte” e “Os Mensageiros da Morte” 2.5. “A Reza sem Fim” e “O Mais Forte” 2.6. “A Terra Onde Ninguém Morre” 2.7. Quem é esta mulher?
3. A morte acontecimento 3.1. A reversibilidade da morte do herói 3.1.1. Unguento 3.1.2. Plantas 3.1.3. Sangue 3.1.4. Animais 3.1.5. Milagre e magia 3.1.6. A morte/sono 3.1.7. A morte passagem 3.2. A irreversibilidade da morte do vilão
4. Além 4.1. Seres do além 4.2. Espaços do além 4.3. Entre os dois mundos
Conclusão
Bibliografia
O AUTOR: Luís Correia Carmelo – Nasceu em Lisboa em 1976, mas foi no Brasil que cresceu até 1991. Licenciado em Estudos Teatrais e Mestre em Estudos Portugueses, com a dissertação que deu origem a este livro, é agora doutorando na Universidade do Algarve com um projecto de tese sobre a narração oral. É, ainda, investigador colaborador do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa. A sua actividade artística tem-se centrado na narração oral, realizando regularmente sessões de contos em bibliotecas, escolas, teatros e festivais, em Portugal e no estrangeiro, e desenvolvendo projectos como os Contapetes ou a Barraquinha dos Contos. Foi responsável por eventos como os Contos de Lua Cheia e o Encontro Internacional de Narração Oral em Évora, bem como por outras iniciativas de dinamização da arte de contar histórias.”
Detalhes:
Ano: 2011
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 122
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-077-3
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