Recomendar livro a um amigo
|
Sinopse:
O conjunto de ensaios publicados neste volume revela o interesse da autora pelas múltiplas e variadas formas através das quais os homens e mulheres da Idade Média se relacionavam com o sagrado.
Em todos os momentos e circunstâncias da vida, desde as práticas lúdicas e festivas, passando pelas solidariedades confraternas ou pelo isolamento ascético, até à 'passagem' da morte, as marcas da transcendência são uma constante. A própria construção cronística está ancorada nessa transcendência.
É por demais evidente que, nos temas aqui abordados, as representações e os comportamentos individuais ou colectivos estão, de modo consciente ou inconsciente, bem enraizados em crenças. Eles conduzem-nos aos territórios do sagrado.
Índice:
Apresentação
Para a história da Morte em Portugal (séculos XII-XIV)
Capelas de Évora
As ‘heranças das almas’ na diocese de Évora no início do século XVI
Quando os vivos conviviam com os mortos
Salvação e memória de três donas coruchenses do século XIV
O resgate de cativos nos reinos de Portugal e Algarve (séculos XII-XV)
Eremitérios da pobre vida no Alentejo dos séculos XIV-XV
Um santuário de romaria no tempo da Expansão: Nossa Senhora da Atalaia (Montijo)
Festas cíclicas na Idade Média portuguesa
Ritos alimentares em algumas confrarias portuguesas medievais
Realidade e mito em Fernão Lopes
Esperando o Infante em Santarém
A AUTORA: Maria Ângela Beirante doutorou-se em História Medieval e foi Professora na Universidade Nova de Lisboa. É autora de várias obras. Entre as mais antigas, destacam¬ se: Santarém Medieval, UNL, 1980; Santarém Quinhentista, Ed. Autora, 1981; «A Reconquista Cristã», in Portugal das Invasões Germânicas à Reconquista, II Vol. da Nova História de Portugal, dir. de Joel Serrão e A. H. de Oliveira Marques, Presença, 1993; Évora na Idade Média, FCG/JNICT, 1995. Entre as mais recentes, contam-se: O ar da Cidade. Ensaios de História Medieval e Moderna, Colibri, 2008; O Pinhal de Cabeção. Memória Histórica (co-autor, Cândido Beirante), Colibri, 2009; As Antigas Confrarias da Vila de Cabeção: Espelho da sua Vida Social e Religiosa, Ed. Autora, 2011.
Detalhes:
Ano: 2011
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 244
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-109-1
|