|
|
A Arte do Sonho
Vozes de Maeterlink em Pessoa
Recomendar livro a um amigo
|
Sinopse:
O presente texto apresenta uma abordagem comparativa de dois autores, Maurice Maeterlinck e Fernando Pessoa, e três textos dramáticos: L’Intruse, LesAveugles e O Marinheiro. Com este estudo comparativo pretende-seanalisar a forma como Maeterlinck, através de dois dos seus primeiros dramas simbolistas datados de finais do século XIX, influenciou a subsequente produção do drama O Marinheiro de Pessoa. Com a análise de L’Intruse e de LesAveugles sublinha-se a importância do teatro do final do século XIX em França e a forma como muitas das concepções simbolistas foram reaproveitadas no texto de Pessoa no início do século XX, prestando especial atenção a quatro aspectos emblemáticos: inacção, sonho, palavra e silêncio. Os elementos que apontam para a leitura que Pessoa efectuou dos dois dramas de Maeterlinck – anotados e sublinhados nas edições existentes na sua biblioteca pessoal - evidenciam a componente inovadora do texto do autor português ao trabalhar situações e personagens em alguns aspectos semelhantes às apresentadas nos dramas do autor belga.
Índice:
Prefácio I. Introdução II. Maeterlinck no Templo do Sonho III. L’Intruse e Les Aveugles como Expressão do Drama das Almas IV. Continuidade e Inovação na Génese de O Marinheiro V. Fernando Pessoa e a Arte do Sonho VI. Conclusão VII. Bibliografia Primária VIII. Bibliografia Secundária
A AUTORA:
Carla Isabel Ferreira de Castro nasceu e vive em Lisboa. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Ingleses, e mestre em Literatura Comparada pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Doutorou-se em Literatura Inglesa, pela Universidade de Évora, onde lecciona desde 1992, e é membro integrado do Centro de Investigação em Letras. Dedica-se à investigação na área da literatura inglesa e da literatura comparada e artes centrando os seus trabalhos nas épocas moderna e contemporânea.
Detalhes:
Ano: 2011
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 100
Formato: 20,5x14,5
ISBN: 978-989-689-115-2
|
Outros livros relacionados
Comentários de utilizadores
|
16/12/2023
MUNDO(S) – Coletânea de poesia Lusófona (livro 24), Coord. Literária de Ângelo Rodrigues
LANÇAMENTO: 16 de dezembro de 2023 (sábado), às 15h30, na Sociedade Nacional de Belas Artes, na Rua Barata Sagueiro, 36, em Lisboa
11/12/2023
OS TELEFONES TÊM OUVIDOS – Escutas telefónicas da PIDE/DGS, da autoria de Alfredo Caldeira e António Possidónio Roberto
LANÇAMENTO: 11 de dezembro de 2023 (2.ª feira), às 18h00, na Torre do Tombo, Cidade Universitária, em Lisboa. Apresentação de Silvestre Lacerda (Director do Arquivo Nacional da Torre do Tombo)
30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA
25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia.
Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.
18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos
29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook
www.facebook.com/EdicoesColibri
31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99
“Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador”
___________________________________
[O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]
|