|
|
O Alentejo entre o Antigo Regime e a Regeneração
Mudanças e permanências
Recomendar livro a um amigo
|
Sinopse:
A presente obra inclui os textos da maioria das comunicações apresentadas no colóquio O Alentejo entre o Antigo Regime e a Regeneração – Mudanças e permanências que se realizou, no dia 8 de Maio de 2009, em Montemor-o-Novo. Os mesmos oferecem-nos várias perspectivas historiográficas: a instabilidade política e institucional das misericórdias num território senhorial; a frescura iluminista que Frei Manuel do Cenáculo transportou para a sua diocese; a importância da região para as estratégias militares; os temas alentejanos do memorialismo ilustrado; as contradições ideológicas sobre a escravatura e o trabalho intensivo; as políticas assistenciais; e as transformações operadas na rede de convento de freiras. Esta abordagem de temas significativos da realidade económica, social, política e cultural da região alentejana poderá contribuir para um melhor conhecimento de uma época tão rica quanto complexa da História de Portugal.
Índice:
Nota de Apresentação Teresa Fonseca (CIDEHUS / EU) e Jorge Fonseca (IdEP - CHC / UNL)
Introdução Nuno Gonçalo Monteiro (ICS / UL)
Estruturas económicas e político-militares O Alentejo no memorialismo ilustrado de finais do Antigo Regime Teresa Fonseca (CIDEHUS / EU)
O Alentejo como região militar no início do século XIX: a mais propícia para conquistar o reino? Fernando Dores Costa (ISCTE)
Estruturas religiosas e assistenciais Os conventos de religiosas no Alentejo entre a Revolução e a Regeneração (1820-1858) José Manuel Subtil (UAL)
Peditórios de interpostas pessoas: fraudes eleitorais nas misericórdias alentejanas da Casa de Bragança Maria Marta Lobo de Araújo (U. Minho)
Um sistema antigo num regime novo: permanências e mudanças nas políticas de assistência e saúde (1780-1840). O caso do Alentejo Laurinda Abreu (CIDEHUS / UE)
Cultura e sociedade Repercussões no Alentejo da legislação pombalina sobre a escravatura Jorge Fonseca (IdEP - CHC / UNL)
O bispo de Elvas D. José Joaquim de Azeredo Coutinho e a defesa da escravatura Maria do Rosário Pimentel (FCSH / UNL)
Em Beja com os olhos no mundo: o papel dos meios de informação no episcopado de Frei Manuel do Cenáculo Francisco António Lourenço Vaz (Departamento de História – UE)
Considerações finais José Subtil
Detalhes:
Ano: 2011
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 240
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-090-2
|
Outros livros da colecção
Outros livros relacionados
Comentários de utilizadores
|
30/11/2023
GREGO ANTIGO – MANUAL DE INICIAÇÃO
LAÇAMENTO: Dia 30 de novembro de 2023 (quinta-feira), às 18:30
30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA
25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia.
Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.
18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos
29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook
www.facebook.com/EdicoesColibri
31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99
“Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador”
___________________________________
[O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]
|