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Avaliação da Consciência Linguística
Aspectos fonológicos e sintácticos do português
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Sinopse:
O presente volume surge na sequência do trabalho de investi¬gação levado a efeito no âmbito do projecto PTDC/LIN/68024/2006, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Os vários trabalhos aqui reunidos têm como objectivo comum a contribuição para o desenvolvimento de instrumentos de avaliação da consciência linguística controlados do ponto de vista linguístico (propriedades segmentais; estrutura silábica; relação entre função silábica e natureza dos segmentos; extensão da palavra; padrão acentual; conhecimento lexical; categorias sintácticas; constituintes sintácticos), instrumentos esses indispensáveis para uma avaliação e uma intervenção rigorosas nas áreas da terapia da fala e do ensino do Português como língua materna e não materna. São, assim, apresentados trabalhos nos domínios da consciência fonológica (secção I) e da consciência sintáctica (secção 2), destinando-se a publicação a terapeutas da fala e a professores dos vários ciclos de ensino do Português, bem como aos investigadores que se interessam pelo estudo da consciência linguística ou pela exploração de possíveis relações entre este domínio e o do desenvolvimento linguístico.
Índice:
Nota prévia M. João Freitas, Anabela Gonçalves e Inês Duarte
Sobre o conceito de consciência linguística Inês Duarte
Secção I – Consciência fonológica O efeito das propriedades fonológicas do segmento em tarefas de consciência segmental Dina Alves, Isabel Hub Faria & M. João Freitas
Consciência fonológica e desenvolvimento fonológico: o caso do constituinte Ataque em Português europeu Catarina Afonso & M. João Freitas
Consciência fonológica no ensino básico em Moçambique Francisco Vicente
Aspectos de validação e de fidelidade associados à avaliação da consciência intrassilábica Dina Alves & Milene Lacão
Níveis de escolaridade e a capacidade de segmentação de palavras: o efeito da extensão de palavras na identificação de segmentos Adelina Castelo, M. João Freitas & Fátima Miguens
Secção II – Consciência sintáctica
A tarefa de manipulação na avaliação da consciência sintáctica em crianças do 1.º Ciclo de escolaridade Rita Alexandre
A tarefa de reconstituição na avaliação da consciência sintáctica em crianças do 1.º Ciclo de escolaridade Magda Costa
Detalhes:
Ano: 2011
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 204
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-053-7
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