Noite e Dia da Mesma Luz

Aspectos da poesia de Eugénio de Andrade




Recomendar livro a um amigo

Sinopse:

Neste ensaio procurou-se compreender e descrever como se articulam o pensamento estético e a poética de Eugénio de Andrade, mostrando, através do rigor formal da sua escrita, como o “acto poético”, “este fogo de conhecimento que também é fogo de amor, em que o poeta se exalta e consome, é a sua moral. E não há outra”. Infância e silêncio são os dois principais aspectos estudados e através dos quais se traça o círculo virtuoso em que a linguagem se torna epifania do ser. O ofício da poesia é aqui analisado aplicando a metodologia da crítica genética a todas as variantes dos poemas intitulados “Todas as águas” e “Como pólen”, documentos que se encontram no espólio do poeta, bem como aos Primeiros Poemas, conjunto resultante da reelaboração de textos juvenis, primeiro renegados e depois – após mais de trinta anos sobre a sua primeira publicação –, recolhidos na obra canónica.

Índice:

Nota prévia

Introdução

I ESTÉTICA E POÉTICA DA IDENTIDADE
1.1 “Um puro dizer no tempo”
1.2 O paradigma rural da memória e a poética do sacrifício
1.3 A moral da verdade
1.4 A verdade como «desvelamento», entre «ser» e «tempo»
1.5 “A linguagem obtém o dizer”
1.6 Arké e linguagem poética: a “outra face”
1.7 “Il mondo fanciullo”: para uma leitura viquiana
1.8 Palavra e silêncio, infância e mistério

II ENTRE GÉNESE E REPRESENTAÇÃO
2.1 A quarta dimensão do texto
2.2 Génese. Dois exemplos
2.2.1 “Todas as águas”
Núcleo 1
Núcleo 2
Núcleo 3
Núcleo 4
Versão definitiva
2.2.2 “Como pólen”
Versão definitiva
Versões 9, 8
Versão 7
Versão 6
Versão 5
Versão 4
Versões 3, 2
Versão 1
Quadro comparativo das versões do poema “Como pólen”
2.3 Representação
2.3.1 Os livros renegados
2.3.2 Os Primeiros Poemas
“Canção”
“Canção infantil”
“Província”
“Acorde”
“Adagio”
“Paisagem”
“A uma fonte”
“In memoriam”
“Nocturno”
“Quase nada”
A estrutura dos Primeiros Poemas

Conclusão

Apêndice

Bibliografia





O AUTOR:
Federico Bertolazzi (1973) é Investigador na Universidade de Roma “Tor Vergata”. Em 2009 doutorou-se na Universidade de Lisboa com a tese que agora se publica. A Eugénio de Andrade dedicou ainda uma antologia bilingue, Dal mare o da altra stella (2006), e vários ensaios breves recolhidos em livro, Con la notte di profilo (2011).

Detalhes:

Ano: 2010
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 286
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-063-6
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
11/06/2023
Edições Colibri na 93.ª edição da FEIRA DO LIVRO DE LISBOA
VISITE-NOS no stand B15 (Praça Verde) * Entre 25 de Maio e 11 de Junho de 2023, no Parque Eduardo VII (Metro: Marquês de Pombal e/ou Parque), em Lisboa.

04/06/2023
MUNDO(S) - Livro 22. Coord. Literária de Ângelo Rodrigues
APRESENTAÇÃO: dia 4 de Junho (domingo), às 18h00, no Auditório Poente da Feira do Livro de Lisboa. Apresentação dos Poetas e do Projecto: Ângelo Rodrigues

02/06/2023
MONSARAZ - Reconstruir a Memória, da autoria de Ana Paula Amendoeira
APRESENTAÇÃO: dia 2 de junho (6.ª feira), às 18h00, na Casa do Alentejo, em Lisboa. Apresentação: José Aguiar (Professor da Faculdade de Arquitetura de Lisboa) Paula Moura Pinheiro (Jornalista da RTP)

27/05/2023
ARQUIVOS DESLOCADOS, da autoria de L. S. Ascensão de Macedo
LANÇAMENTO: 27 de Maio (sábado), das 19h00 às 19h45, na Praça Amarela da Feira do Livro de Lisboa. Apresentação: Maria Cristina V. de Freitas e Carlos Guardado da Silva

27/05/2023
ANTÓNIO DOS OLHOS TRISTES + UM GIRASSOL CHAMADO BEATRIZ, da autoria de Eduardo Olímpio
LANÇAMENTO: dia 27 de maio (sábado), às 15h00, na Casa do Alentejo, em Lisboa. Apresentação: Rosa Calado e Luís Filipe Maçarico

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]