A Formação de Professores em Portugal
Recomendar livro a um amigo
|
Sinopse:
O presente livro tem como principal objectivo traçar, para o caso português, o percurso histórico da formação de professores, tanto ao nível do ensino primário como ao nível do ensino secundário. O olhar histórico sobre as instituições de formação de professores, na tentativa de caracterizar os modelos de formação que lhes estavam subjacentes, permite-nos um aprofundamento da reflexão sobre algumas das grandes questões que atravessam, na longa duração, a formação de professores e com que esta se continua a confrontar: Como articular as diversas componentes da formação e qual o papel de cada uma? Como pôr em interacção a teoria e a prática na formação? Qual a relação entre as disciplinas científicas e os conteúdos de ensino? Como seleccionar os futuros professores? Uma reflexão lúcida e aprofundada sobre as respostas possíveis a estas (e outras) perguntas é, na nossa opinião, uma condição fundamental para a implementação, hoje, de uma formação de professores equilibrada, eficaz e de qualidade, simultaneamente nos planos científico, pedagógico e humano.
Índice:
Introdução 1. A formação de professores do ensino primário 1.1. Institucionalização e consolidação da formação de professores do ensino primário 1.2. Republicanismo e ensino normal (1910¬ 1926): sob o signo da pedagogia escolanovista 1.3. O Estado Novo e as escolas do magistério primário: formar para uma escola concebida como “sagrada oficina das almas” 1.3.1. As escolas do magistério primário 1.3.2. O papel do director 1.3.3. Os professores e o significado da sua produção científica e pedagógica 1.3.4. As actividades escolares, as práticas, os rituais e os quotidianos 1.4. A Revolução de Abril de 1974 e as reformas na formação de professores
2. A formação de professores do ensino secundário 2.1. Primórdios da formação de professores – o Curso de Habilitação para o Magistério Secundário 2.2. O projecto de formação das Escolas Normais Superiores 2.3. A organização da «iniciação na prática pedagógica» 2.4. A 3.ª secção das Faculdades de Letras 2.5. Reajustes 2.6. “Happening pedagógico” 2.7. Formação contínua e em exercício Antologia Estudos e Documentos Referências bibliográficas Legislação seleccionada
OS AUTORES: Joaquim Pintassilgo é professor e investigador do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, doutor em História pela Universidade de Salamanca e autor de obras diversas nas áreas de História da Educação e de História da Cultura.
Maria João Mogarro é investigadora do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e professora coordenadora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre; é doutora em Pedagogia e em História da Educação pela Universidade de Lisboa e autora de várias obras sobre formação de professores, história da educação e património cultural.
Raquel Pereira Henriques é doutora em História Cultural e das Mentalidades Contemporâneas pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde é actualmente professora auxiliar convidada e investigadora do Instituto de História Contemporânea. É professora de História do ensino básico e secundário.
Detalhes:
Ano: 2010
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 142
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-022-3
|
Outros livros relacionados
Comentários de utilizadores
|
16/12/2023
MUNDO(S) – Coletânea de poesia Lusófona (livro 24), Coord. Literária de Ângelo Rodrigues
LANÇAMENTO: 16 de dezembro de 2023 (sábado), às 15h30, na Sociedade Nacional de Belas Artes, na Rua Barata Sagueiro, 36, em Lisboa
11/12/2023
OS TELEFONES TÊM OUVIDOS – Escutas telefónicas da PIDE/DGS, da autoria de Alfredo Caldeira e António Possidónio Roberto
LANÇAMENTO: 11 de dezembro de 2023 (2.ª feira), às 18h00, na Torre do Tombo, Cidade Universitária, em Lisboa. Apresentação de Silvestre Lacerda (Director do Arquivo Nacional da Torre do Tombo)
30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA
25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia.
Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.
18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos
29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook
www.facebook.com/EdicoesColibri
31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99
“Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador”
___________________________________
[O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]
|