Olhares Alemães

Portugal na Literatura Turística. Guias de Viagem e Artigos de Imprensa (1980 2006)




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Colaboração com a entidade: Universidade Nova de Lisboa

Sinopse:

O turismo é um fenómeno definidor do mundo contemporâneo, encontrando-se intrinsecamente ligado à avassaladora produção de textos especializados na mediação intercultural. Apesar da sua relevância na construção de discursos sobre identidade e diferença, a literatura de índole turística constitui um género negligenciado como objecto de estudo. Olhares Alemães visa colmatar essa lacuna na investigação, apresentando uma análise da representação de Portugal em guias de viagem e artigos de imprensa publicados no espaço de expressão alemã entre 1980 e 2006. Reflectindo sobre as complexidades e os mitos do turismo actual, os mecanismos de percepção e estruturação do olhar turístico, a obra contribui para uma reflexão em torno dos processos de construção cultural e da deliberada transformação da topografia real numa geografia da imaginação.

Índice:

Introdução
0.1. Legitimação de um domínio analítico
0.2. Guias de viagem como objecto de estudo – breve revisão bibliográfica
0.3. Estrutura do trabalho e considerações metodológicas

I. Turismo Contemporâneo
1. A experiência turística contemporânea
1.1. A perda da aura: massificação e consumo da viagem
1.2. A diluição da experiência na era global
1.3. Geografias imaginárias
1.4. O declínio visual no império do signo
2. Mito e utopia no turismo contemporâneo
2.1. Evasões, paraísos e robinsonadas
2.2. A busca de contraste: alteridade e exotismo
2.3. Liberdade, experiências e odisseias pessoais
2.4. A verdadeira viagem: aventura e descoberta
3. Os Alemães e a viagem: a busca de Azul
3.1. A viagem na história cultural alemã: da Bildungsreise à Last¬ Minute¬ Trip
3.2. Rumo ao Sul mediterrânico: Portugal como destino alemão

II. Mediação e interpretação turísticas
4. Literatura turística
4.1. Guias de Viagem: ensaio de definição de um género
4.1.1. Literatura de viagens e literatura utilitária
4.1.2. Especificidade e multidimensionalidade do guia de viagem
4.2. O guia de viagem: perspectiva histórica
4.2.1. Antecessores do guia de viagem moderno
4.2.2. Do Baedeker ao guia feito à medida
4.3. Artigos, folhetins e suplementos de viagem: aproximação a um género jornalístico
5. Percepção e representação turísticas
5.1. Visão e turismo
5.2. Propedêutica, ascensão e modalidades do olhar
5.3. Estruturação, construção e encenação do olhar turístico

III. Portugal: Constructos da Representação Turística
6. Metodologia e materiais de suporte à análise
7. Paraíso
7.1. Natureza Intocada
7.2. Jardim de Delícias
8. Tempo Parado
8.1. Passado Inerte
8.2. Passado Vivo
8.3. Passado Interiorizado
9. Vivência Meridional
9.1. Espaços Vivos
9.2. Povo Colorido

Conclusão
Bibliografia
Guias de viagem analisados
Artigos de imprensa analisados
Literatura secundária
Sítios na Internet


A AUTORA:
Maria João Cordeiro é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Ingleses e Alemães) e mestre em Estudos Alemães pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Doutorou-se, em 2008, na mesma instituição, na especialidade de Cultura Alemã. É autora de artigos em revistas e obras colectivas, cujas temáticas se inserem na área dos estudos culturais, reflectindo nomeadamente sobre questões de representação e construção cultural no contexto da globalização e do turismo contemporâneo. Presentemente, é docente no ensino superior politécnico e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa.

Detalhes:

Ano: 2010
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 226
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-007-0
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