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Sinopse:
Este livro apresenta os resultados do projecto “Análise Comparativa dos Telejornais da RTP1, SIC, TVI e RTP2 em Horário Nobre”, desenvolvido no âmbito do CIMDE - Centro de Investigação Media e Democracia, coordenado por Joel Silveira e com a participação de Pamela Shoemaker da Universidade de Syracuse e Akiba Cohen, das Universidades de Columbia e Telavive.
O objectivo central desta investigação consistiu na análise de conteúdo, em termos quantitativos, e caracterização metodológica da informação televisiva referente ao ano de 2002 e no espaço de horário nobre. Nesse âmbito, e para além da análise categorial das notícias procurou-se, igualmente, estudar a lógica do alinhamento de texto, as estratégias da captação e fidelização dos públicos e respectivos perfis bem como as lógicas económicas subjacentes à organização da informação televisiva de cada canal.
Índice:
Agradecimentos Introdução
I PARTE – OS TELEJORNAIS EM PORTUGAL Capítulo 1 – Uma teoria sobre as notícias 2.1 − Noticiabilidade 2.2 − A evolução biológica 2.3 – Boas notícias, más notícias 2.4 − A evolução cultural 2.5 − Interacção entre biologia e cultura 2.6 − A medição das variáveis
Capítulo 2 – Método
Capítulo 3 – Os telejornais da RTP1: contextualização histórica, modelos e análise do horário nobre
3.1 − Introdução à análise das notícias da RTP1 3.2 − Bases teóricas sobre a definição de notícias em diferentes culturas 3.3 − Perspectiva histórica do telejornal 3.4 − Telejornal e serviço público de televisão 3.4.1 − Entendimentos políticos do serviço público de televisão 3.5 − Análise de conteúdo do telejornal 3.5.1 − Caracterização da amostra 3.5.2 − Cobertura geográfica do telejornal da RTP1 3.5.3 − Géneros narrativos 3.5.4 − Tematização do telejornal 3.5.5 − Notícias desviantes: níveis estatístico, normativo e de mudança social 3.5.6 − Significância social 3.5.7 − Análise das notícias desviantes e com significância social 3.5.8 − Caracterização da desviância e da significância social no alinhamento do telejornal 3.5.9 − Tratamento geográfico das notícias desviantes e com significância social 3.5.10 − Tematização e significância social 3.5.11 − O alinhamento do telejornal 3.6 − Contributo para uma discussão futura sobre a informação televisiva
Capítulo 4 – O jornal da noite da SIC 4.1 − Introdução 4.2 − Produção do jornal da noite 4.3 – Formato do telejornal 4.4 − Conteúdos do telejornal 4.4.1 – Valorização da notícia 4.5 − Notícias desviantes 4.5.1 − Notícias desviantes estatisticamente 4.5.2 − Potencial de mudança social 4.5.3 − Desviante normativa 4.6 − Significância social 4.6.1 − Significância política 4.6.2 − Significância económica 4.6.3 – Significância cultural 4.6.4 – Significância pública 4.7 − Alinhamento do jornal da noite 4.8 – Considerações finais Capítulo 5 – O jornal nacional da TVI 5.1 − Identidade do jornal nacional 5.2 − Imagens e palavras na mensagem televisiva 5.3 − Análise de resultados 5.3.1 − Dimensões de desviância 5.3.2 − Dimensões de significância social 5.3.3 − Valência no jornal nacional 5.4 − Agenda e tematização 5.4.1 – Valência, desvio e uso estratégico das principais áreas temáticas 5.5 – Considerações finais
Capítulo 6 – O jornal 2, da RTP2: apesar de tudo uma informação de serviço público 6.1 − Caracterização do jornal 2 6.2 − Estrutura do jornal 2 6.3 − Conteúdos e tematização do jornal 2 6.4 − Onde ocorrem as notícias do jornal 2 6.5 − Os valores¬ notícia do jornal 2 6.5.1 – Variável desviância 6.5.2 – Variável significância social 6.5.3 – Variável valência 6.6 − O alinhamento do jornal 2
Capítulo 7 – Quanto valem as notícias? – publicidade e telejornais de horário nobre 7.1 − Publicidade e horário nobre 7.2 − Caracterização da publicidade 7.3 − Investimento publicitário 7.4 − Modelo económico de cada um dos canais em cada ano de análise 7.5 − Conclusões Capítulo 8 – Informação televisiva e modelos de serviço público de televisão 8.1 − Modelos enunciativos dos telejornais
II PARTE – TENDÊNCIAS INTERNACIONAIS DE TELEJORNAIS
Capítulo 9 – Desviância e significância social nas notícias televisivas em portugal e noutros países 9.1 − O projecto News Around the World 9.2 − A análise de conteúdo 9.2.1 – As amostras 9.2.2 – As unidades de análise 9.2.3 – Codificar os itens televisivos 9.2.4 – As variáveis codificadas 9.2.5 – Formação dos codificadores 9.2.6 – Fiabilidade e validade 9.3 − Resultados 9.3.1 – Tópicos das notícias 9.3.2 – A desviância nas notícias 9.3.3 – A significância social nas notícias 9.4 – Total dos níveis de desviância e de significância social 9.4.1 – Desviância e tópicos das notícias 9.4.2 – Significância social e tópicos das notícias 9.5 – Portugal: enquadrado a meio do terreno
Capítulo 10 – As notícias televisivas Norte-Americanas na Era dos novos media 10.1 − A paisagem mediática: as notícias televisivas nos Estados Unidos 10.2 − Tendências dos conteúdos das notícias televisivas 10.3 − O desafio dos novos media 10.4 − Conclusões Capítulo 11 – Os telejornais em Itália 11.1 − Uma breve história do sistema televisivo italiano: um mercado (im)perfeito 11.2 − A estrutura dos canais 11.3 − Os telejornais: história e funções 11.4 − Uma autópsia aos telejornais 11.5 − Mas quanto se assemelha o TG1 ao TG5?
Capítulo 12 – Noticiários televisivos em Espanha 12.1 − Resumo 12.2 − Introdução 12.3 − Investigação sobre os noticiários televisivos 12.4 − Caracterização da televisão em Espanha 12.5 − Caracterização da informação na televisão 12.6 − Conclusões
Capítulo 13 – Quando as estruturas mudam, os conteúdos mantêm-se: as notícias televisivas na Finlândia nos anos 2000 13.1 − O estado da arte na investigação 13.2 − A paisagem televisiva finlandesa nos anos 2000 13.3 − As notícias televisivas finlandesas entre 2000 e 2004 13.3.1 − Análise quantitativa 2000¬ 2004 13.3.2 − Análise quantitativa de conteúdo (2002) 13.4 − Notas conclusivas 13.5 − Perspectivas escandinavas
Capítulo 14 – O caso português, ou os desencontros da informaçâo televisiva com a cidadania 14.1 − Ao princípio, era a política 14.2 − Elite política versus sociedade civil 14.3 − Telecerimónias e telesquecimentos 14.4 − Acontecimentos e práticas que ‘produzem’ públicos 14.5 − Mimetismos e protocolos de agenda 14.6 − A informação televisiva face à experiência da cidadania 14.7 − Notas finais
SOBRE OS ORGANIZADORES:
Joel Frederico da Silveira (1953 2009). Foi Presidente do CIMDE – Centro de Investigação Média e Democracia – desde 2003. Leccionou disciplinas integradas na Licenciatura e no Mestrado em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social, do Instituto Politécnico de Lisboa. Pertenceu ao Conselho de Opinião da RTP (1996 2001). Foi membro da Alta Autoridade para a Comunicação Social (2001 2003). Foi membro da direcção da SOPCOM (Associação Portuguesa para as Ciências da Comunicação), do Steering Committee do programa de investigação “Changing Media – Changing Europe”, da European Science Foundation (2001 2004).
Pamela Shoemaker – Professora na S. I. Newhouse School of Public Communications at Syracuse University, Syracuse, Nova Iorque, Estados Unidos. Foi directora da School of Journalism at Ohio State University e Presidente da Association for Education in Journalism and Mass Communications. É investigadora e professora nas áreas da Comunicação Internacional, da Sociologia dos Media e da Teoria da Notícia e Comunicação Política.
Detalhes:
Ano: 2010
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 354
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-002-5
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