Chão de Sombras

Estudos sobre Escravatura




Recomendar livro a um amigo

Sinopse:

As problemáticas que envolvem a escravatura nem sempre são bem aceites, tal como o não é abordar temas colocados na tarja sombria da sociedade como a miséria, a prostituição ou qualquer outro assunto feito de exclusões profundas, considerados impróprios, poluentes. De qualquer forma, são questões sociais impossíveis de omitir pelo que de mais trágico e subterrâneo existe nas sociedades humanas ao longo dos tempos. Estamos, de facto, nos antípodas dos grandes heróis, longe de uma visão paradisíaca e, no entanto, o inferno de uns comunica com um mundo de promessas de outros. Mergulhámos neste mar profundo. Centrámo-nos no tráfico negreiro, forma muito peculiar de escravatura e comércio de escravos no período dos grandes impérios ultramarinos, mas atentos ao antes e depois, sobretudo às feições reais de que se reveste a clandestinidade e às motivações e forças que ainda hoje conduzem à permanência mistificada desta utilização abusiva, por vezes até consentida, do ser humano.

Índice:

Introdução

Reflexões Sobre A Escravidão e do tráfico negreiro

Aspectos do quotidiano no transporte de escravos no século xviii. Do sertão africano à costa americana

Cativar e descativar por serviço a Deus

A pretensa justificação humanitária da escravidão. O "escravo da força" e o "escravo da fome"

Escravo ou livre? A condição de filho de escravos nos discursos jurìdico-filosóficos

Sob o signo do pecado. Jorge Benci e as normas de convivência entre senhores e escravos na sociedade brasileira

Ser escravo. Quadros de um quotidiano: Dos trabalhos e dos dias

«El-Rei do Congo»: Da realidade à ficção

Pele branca, pele negra: que fronteiras?

Nota final


* * *


A AUTORA:

Maria do Rosário Pimentel – Licenciou-se em História na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, fez um curso de pós-graduação em História da Cultura Portuguesa na mesma Faculdade e doutorou-se em Estudos Portugueses, especialidade de Cultura Portuguesa, na Universidade Nova de Lisboa, com uma tese sobre problemática cultural da escravatura. Na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, iniciou a sua actividade profissional, que continuou na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Publicou, entre outros títulos, Viagem ao fundo das Consciências (1995), versão da referida tese de doutoramento. Actualmente, é Professora Associada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e investigadora do Grupo Interdisciplinar de Estudos Portugueses (IdEP), do Centro de História da Cultura, onde desenvolve investigação na área da Cultura Portuguesa e da história da escravatura. O livro, que agora apresenta, resulta da investigação dedicada a estas temáticas.

Detalhes:

Ano: 2010
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 209
Formato: 23x16
ISBN: 978-972-772-957-9
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
15/04/2024
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA OS ARQUIVOS, da autoria de Maria Perdigão
LANÇAMENTO: dia 15 de Abril 2024 (2.ª feira), às 18h30, Sala C134.A, na Faculdade de Letras de Lisboa, em Lisboa. Apresentação: Carlos Guardado da Silva

13/04/2024
VENHO DE LÁ – HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DE MARVÃO, da autoria de Natália Batista
APRESENTAÇÃO: 13 de Abril de 2024 (sábado) às 15h30, no Auditório Municipal Maestro César Batalha, em Oeiras. Apresentação: Luís Osório (Escritor e Jornalista)

11/04/2024
EM ABRIL ESTÓRIAS MIL – DA DITADURA À LIBERDADE, da autoria de Jaime Fernandes
LANÇAMENTO: Dia 11 de Abril (5.ª feira), às 18h00, na Sociedade Recreativa Operária, em Santarém. Apresentação: Dr. João Luiz Madeira Lopes; Dr. Jorge Custódio; Coronel Correia Bernardo

10/04/2024
O GENERAL SPÍNOLA E A GUINÉ-BISSAU – Contra os Ventos da História, da autoria de Carlos Santos Pereira
LANÇAMENTO: dia 10 de abril (4.ª feira), às 18h00, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Apresentação: Coronel Carlos de Matos Gomes

06/04/2024
DO JAPÃO PARA O ALENTEJO, da autoria de Tiago Passão Salgueiro
LANÇAMENTO: Dia 6 de Abril de 2024 (sábado), às 15h30, no Solar dos Mascarenhas, em Vila Viçosa

06/04/2024
AI, ALENTEJO… – Memórias Rurais, da autoria de Abílio Maroto Amiguinho
APRESENTAÇÃO: Dia 6 de Abril (sábado), às 15 horas, em Auditório da Quinta dos Olhos de Água, em São Salvador de Aramenha (Marvão)

30/03/2024
MEMÓRIA HISTÓRICA DA MUITO NOTÁVEL VILA DE CASTELO DE VIDE, da autoria de César Videira
APRESENTAÇÃO: dia 30 de Março de 2024 (sábado), às 18h30, na Feira do Livro de Castelo de Vide. Apresentação: António Ventura (Professor Emérito da Universidade de Lisboa)

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]