Estudos Linguísticos / Linguistic Studies, Nr. 3
Revista do Centro de Linguística da Universidade Nova, n.º 3 (2009)
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Sinopse:
Linguagem e desenvolvimento, perspectivas epistémicas e praxiológicas foi o tema do II Encontro Internacional do Interaccionismo Sociodiscursivo, que se realizou em Lisboa. É o mesmo tema que configura a unidade deste volume. Por um lado, através de artigos que desenvolvem uma reflexão de ordem epistemológica, frequentemente revisitando autores e focalizando pontos de vista tidos como fundadores e/ou fundamentais na perspectiva do interaccionismo sociodiscursivo (ISD): é o caso dos textos que correspondem às conferências de Jean-Paul Bronckart e de Frédéric François, bem como o dos artigos de Pilar Fourcade, Ecaterina Bulea, Cristian Bota, Rosalvo Pinto e Manuel Garcia. Por outro, expondo a concepção teórico-metodológica de análises diversificadas que, de uma forma ou de outra, se integram e dão continuidade ao programa de trabalho do ISD: ora persistindo na compreensão do funcionamento de (géneros de) textos e de (tipos de) discursos, ora preo¬cupando-se com questões relacionadas com o agir de professores e de alunos, ora ainda escolhendo trabalhar sobre outras práticas sócio-profissionais.
Índice:
Nota editorial Nota de abertura
Homenagem
Gêneros na formação do professor: construção de saberes e de representações em atividades interacionais Maria de Lourdes Meirelles Matencio
Conferências
Le langage au cœur du fonctionnement humain. Un essai d’intégration des apports de Voloshinov, Vygotski et Saussure Jean¬ Paul Bronckart
Le dialogisme, le sens et le roman. Quelques réflexions à partir d’un dialogue avec Voloshinov, Vygotski et Bakhtine Frédéric François
Artigos
O agir do professor em formação nas práticas de correção de textos: pistas do processo de construção identitária Juliana Alves Assis
La médiation langagière: praxéologie et gnoséologie Cristian Bota
Types de discours et interprétation de l’agir: le potentiel développemental des figures d’action Ecaterina Bulea
Géneros de texto e recepção textual: estabilidade e dinâmica Ana Caldes
Genres de textes oraux et la subjectivité de l’énonciateur Glaís Sales Cordeiro e Tania Regina Taschetto
Sur la discrétisation et l’articulation discursive. Une approche complexe fractale Maria Pilar Alonso Fourcade
El vuelco en la acepción de género o la heteroglosia constitutiva del lenguaje Manuel García
Contar el mismo cuento a los 5 y a los 8 años. Una explicación desde la perspectiva del interaccionismo sociodiscursivo Ines M. Garcia, Itziar Idiazabal e Luis M. Larringan
Entre unidades verbais e não verbais: a construção do conteúdo temático e a Literatura como actividade de linguagem Matilde Gonçalves e Carla Teixeira
La alfabetización digital y los géneros discursivos. Un proyecto de escritura digital con alumnos de cuarto de secundaria obligatoria (15 16 años) Carmen Rodríguez Gonzalo e Angustias Iglesias Solano
Trabalho docente, objecto ensinado e ferramenta de ensino. Uma tríade em (inter)acção sob análise Luciana Graça e Luísa Álvares Pereira
Diversidade social e variedades de língua: variáveis a serem consideradas na interpretação do agir do professor Ana Maria de Mattos Guimarães
Funcionamiento socio discursivo del discurso referido. Los sermones de un autor vasco del siglo XIX Luis María Larringan e Arantza Ozaeta Elorza
La dinámica en el análisis discursivo de las prácticas verbales de los narradores contenporáneos en lengua vasca Leire Diaz de Gereñu Lasaga
A modalização nos gêneros textuais icônico verbais Audria Leal e Rosalice Pinto
Ações e representações do professor de língua materna – analisando efeitos identitários Maria Ângela Paulino Teixeira Lopes
Gênero de atividade e estilo: o agir do professor representado e avaliado em diários de aprendizagem Tania Maria da Frota Mattos Mazzillo
O discurso interactivo em diferentes géneros: uma abordagem empírica Florencia Miranda
Categorias descritivas da expressão lingüística do agir humano: questões epistemológicas e de nomenclatura Rosalvo Pinto
Los aspectos textuales en la producción de géneros escritos con alumnos de educación infantil Paulina Ribera
Enseñar a razonar en lengua materna, las implicancias discursivas y textuales de la acción de lenguaje Dora Riestra
A situação de produção da autoconfrontação simples Daniella Lopes Dias Ignácio Rodrigues
Primera relación entre paciente y profesional de la salud: rituales de interacción y estrategias discursivas en la entrevista podológica Vicent Salvador e Cecili Macián
Detalhes:
Ano: 2009
Capa: capa mole
Tipo: Revista
N. páginas: 457
Formato: 23x16
ISSN: 1647-0346
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