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Lisboa «Caes da Europa»
Realidades, desejos e ficções para a cidade (1860-1930)
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Sinopse:
Nas últimas três décadas de Oitocentos Lisboa debateu-se entre a saudade do Passeio Público e o desejo de progresso e civilização, num assomo de imitação dos exemplos que lhe chegavam do exterior. Este desejo de se europeizar estendeu-se pelas duas primeiras décadas do século XX. Por estes anos, surgiu um conjunto de propostas, planos e projectos que, embora pretendendo promover os melhoramentos e o aformoseamento da capital, não chegaram a ser concretizados, ou foram-no apenas parcialmente. Foi o desejo de conseguir, pela acção do homem, transformar de novo Lisboa no caes da Europa que motivou os seus autores - engenheiros, arquitectos e escritores - a realizar uma análise crítica da realidade existente e a propor soluções urbanísticas de carácter mais realista ou mais utópico, que a transformavam numa cidade diferente. Estes projectos assumem uma particular relevância, porque nasceram não como sonhos idealistas e estéreis, mas porque foram encarados como possíveis e capazes de contribuírem para a transformação e o embelezamento da capital.
Índice:
Agradecimentos Prefácio Introdução
Capítulo 1 – Lisboa sob os “ventos” da regeneração 1.1. A criação do Ministério das Obras Públicas e a política de melhoramentos materiais 1.2. Aspectos de Lisboa em meados do século XIX 1.2.1. O relatório de Júlio Pimentel e as relações entre o poder municipal e o poder central na década de 1860 1.3. A questão das expropriações: a discussão e aprovação da Lei de 1888 de expropriação por zonas 1.4. As ideias de Júlio Pimentel para o Aterro e para a construção de um boulevard 1.5. O Decreto-Lei de 1864 e a elaboração do 1.º Plano Geral de Melhoramentos de Lisboa 1.5.1. O testemunho de Joaquim Possidónio da Silva sobre os trabalhos da Comissão de 1865 1.5.2. O papel de Pierre Joseph Pézerat na elaboração do Plano de Melhoramentos de Lisboa de 1865 1.6. Os trabalhos da 2ª Comissão do Plano de Melhoramentos de Lisboa
Capítulo 2 – Lisboa, «caes da Europa»: os projectos sempre adiados para a zona ribeirinha 2.1. As obras da construção do Aterro da Boavista e da Avenida 24 de Julho 2.1.2. Os melhoramentos de Pierre Joseph Pézerat para a zona ribeirinha ocidental 2.2. Aterro da Boa¬ Vista descrito e vivido pelos seus contemporâneos 2.3. O projecto do engenheiro Thomé de Gamond para o engrandecimento de Lisboa (1870) 2.3.1. O Plano geral de obras para a margem direita do Tejo da Comissão de 1871 2.4. Um desejo sempre adiado: os sucessivos projectos para a construção do boulevard do Tejo 2.5. Os melhoramentos de Lisboa e do seu porto segundo o engenheiro Miguel Pais 2.6. As propostas de solução do problema do congestionamento viário da Rua do Arsenal 2.7. O plano de melhoramentos de Miguel Ventura Terra para a zona ribeirinha versus o da Sociedade de Propaganda de Portugal 2.8. Os projectos para a travessia do Tejo: Um túnel? Uma ponte? 2.9. Como em 1906 o engenheiro José Melo de Matos imaginava Lisboa no ano 2000
Capítulo 3 – Lisboa entre a saudade do Passeio Público e o desejo de progresso e civilização 3.1. A morte do Passeio Público e o ínicio da construção da Avenida 3.2. Os polémicos projectos do engenheiro Miguel Pais para o prolongamento da Avenida 3.4. A Avenida no imaginário urbano da Lisboa de finais de Oitocentos 3.4. Os melhoramentos de Lisboa na visão do engenheiro Miguel Pais 3.4.1. Túneis e viadutos, ou como Miguel Pais se propunha melhorar a difícil topografia de Lisboa 3.5. Os projectos de melhoramentos para os velhos bairros da capital 3.6. A discussão acerca da estética das construções da capital no início do século XX 3.8. O Plano Geral de Melhoramentos de 1903, o projecto do «bairro Europa» e a sua discusão na opinião pública
Capítulo 4 – Entre a realidade e o desejo Lisboa transforma-se 4.1. A Sociedade de Propaganda de Portugal e os melhoramentos de Lisboa no início de 1900 4.1.1. Os melhoramentos urgentes de Lisboa segundo a visão de Francisco de Paula Botelho (1907) 4.1.2. Outros melhoramentos propostos pela Sociedade de Propaganda de Portugal 4.2. A acção do vereador Miguel Ventura Terra em prol dos melhoramentos de Lisboa: os planos de melhoramentos para o Casal Ventoso (1908¬ 1912) 4.3. O aparecimento dos bairros de barracas na capital e o retrato desta nova realidade urbana 4.4. O plano de melhoramentos do engenheiro camarário Diogo Peres (1917) 4.5. A proposta de melhoramentos da Sociedade Comercial Financeira Limitada (1920) 4.6. As discussões sobre a estética das construções de Lisboa na década de 1920 4.7. As propostas de Jean Claude Forestier para os melhoramentos para Lisboa 4.8. Os projectos para a finalização do Parque Eduardo VII 4.8.1. O projecto de Forestier para o prolongamento da Avenida e a sua discussão na opinião pública 4.8.2. O prolongamento da Avenida segundo o arquitecto Luís Cristino da Silva Considerações finais Bibliografia Notas biográficas Anexos
Detalhes:
Ano: 2010
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 316
Formato: 23x16
ISBN: 978-972-772-978-4
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