Corpo, Poesia e Afecto em Albrecht von Haller




Recomendar livro a um amigo
Colecção: Forum de Ideias

Sinopse:

Albrecht von Haller (1708-1777) é uma figura ímpar do seu tempo, com uma obra multifacetada: médico, professor, cientista, filósofo, poeta, romancista, homem público e cidadão interveniente. Essas várias facetas compõem uma personalidade complexa, que apela a uma pluralidade de focagens. A obra médica de Haller desenvolve-se simultaneamente em dois planos: no plano teórico, através de uma reordenação e inovação conceptual, em que a noção de fibra assume o estatuto de elemento fundador, que fornece um novo tipo de inteligibilidade, sobrepondo-se à tradicional doutrina dos humores; no plano experimental, pautado pela exigência metodológica de “refazer tudo e verificar absolutamente todas as experiências fisiológicas, incluindo as mais simples, como as da circulação”. * * * Trabalho desenvolvido no âmbito do projecto PTDC/FIL/64863/2006 – “Filosofia, Medicina e Sociedade”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Índice:

Apresentação
Adelino Cardoso e Palmira Fontes da Costa

As Forças da Vida segundo Albrecht von Haller
Guido Giglioni

Irritabilidade e sensibilidade halleriana: primórdios de uma fisiologia experimental
Marisa Russo

Albrecht von Haller e a prática do Novo Método de Boerhaave
Rina Knoeff

Corpo e singularidade: Albrecht von Haller e a controvérsia sobre a origem dos seres monstruosos
Palmira Fontes da Costa

Acerca da origem mecânica dos monstros
Albrecht von Haller

Linguagem e expressividade do corpo: o significado da fisiognomia halleriana
Adelino Cardoso

No princípio era o poema: Haller e o pressentimento de uma razão poética
Fernando Silva

Os Alpes (1729)
Albrecht von Haller

Fragmento sobre a eternidade (1736)
Albrecht von Haller

Detalhes:

Ano: 2010
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 134
Formato: 23x16
ISBN: 978-972-772-968-5
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
11/06/2023
Edições Colibri na 93.ª edição da FEIRA DO LIVRO DE LISBOA
VISITE-NOS no stand B15 (Praça Verde) * Entre 25 de Maio e 11 de Junho de 2023, no Parque Eduardo VII (Metro: Marquês de Pombal e/ou Parque), em Lisboa.

04/06/2023
MUNDO(S) - Livro 22. Coord. Literária de Ângelo Rodrigues
APRESENTAÇÃO: dia 4 de Junho (domingo), às 18h00, no Auditório Poente da Feira do Livro de Lisboa. Apresentação dos Poetas e do Projecto: Ângelo Rodrigues

02/06/2023
MONSARAZ - Reconstruir a Memória, da autoria de Ana Paula Amendoeira
APRESENTAÇÃO: dia 2 de junho (6.ª feira), às 18h00, na Casa do Alentejo, em Lisboa. Apresentação: José Aguiar (Professor da Faculdade de Arquitetura de Lisboa) Paula Moura Pinheiro (Jornalista da RTP)

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]