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Sinopse:
Com a sensibilidade à flor da pele, o autor «desarma nos» (digo, fascina nos) ao falar de amor, vinho, música, poesia, e luta pela liberdade para nos conduzir, num percurso único, por caminhos pouco trilhados na História de Portugal. ¶ É disso prova clara, a evidência posta na importância que teve, para a construção dos alicerces da nossa identidade, o espantoso fenómeno do encontro de civilizações operado ao longo de milénios no espaço mediterrâneo. ¶ (…) ¶ Voltemos ao amor, ao vinho, e à poesia, que ao longo da nossa história foram alimento fundamental na vivência e sedimentação do que de mais nobre e enriquecedor a memória pode guardar num olhar longínquo sobre o nosso passado. ¶ (…) ¶ Quanto à poesia luso árabe rios de amor e vinho, sem margens nem foz, inundaram a nossa memória e neles navegámos até aos nossos dias tendo por companheira a certeza de que o vinho vivo do amor é ambrosia que nós, deuses da nossa existência, teremos como alimento na eternidade libertadora da poesia. ¶¶ [JANITA SALOMÉ]
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O presente livro, para além da extensiva e preciosa informação sobre a influência poética árabe na Língua Portuguesa, ao longo da sua história, tem o aliciante de nos confrontar com a realidade de há muito conhecida mas que, nos nossos tempos, tende a ser esquecida e escamoteada – os portugueses são um povo resultante de diversos encontros étnicos ao longo de séculos de convivência entre si. ¶ É destes encontros, por vezes pacíficos, por vezes de conflito, que somos descendentes, em maior ou menor grau. Esta constatação deveria ser argumento político e cultural contra os radicalismos que hoje proliferam, tanto no campo Muçulmano como no Cristão, e que tanto incitam à violência e à intolerância. ¶ Mil anos de poesia em mais de 180 poemas, desde o século de Almutâmide, génese da nossa poesia lírica passando por D. Diniz, João Roiz de Castelo Branco, Bernardim Ribeiro, Gil Vicente, Camões, Bocage, Pessoa, chegamos à Nova Música Portuguesa, onde destacamos Janita Salomé, Vitorino, Rui Veloso, Sérgio Godinho, Trovante, Luís Represas, Fausto, Brigada Victor Jara, Jorge Palma e João Afonso, «cantautores» e interpretes, que cantam o amor e o vinho, o sol, o sul e o mar da nossa expansão. A Poesia cantada assume aqui o elo agregador da nação portuguesa como aconteceu em momentos decisivos da nossa história: no século XIX, com Luís de Camões, no Ultimatum inglês, ou com José Afonso, no 25 de Abril de 1974, com «Grândola Vila Morena». ¶¶ [FERNANDO MÃO DE FERRO]
Índice:
ABREVIATURAS
PREFÁCIO – Do vinho e do amor na poesia lírica portuguesa
ABERTURA
INTRODUÇÃO AO TEMA
PARTE I – DE ALTÂMIDE AO ROMANTISMO
CAPÍTULO I – ANTECEDENTES 1 – A síntese civilizacional ocorrida no al-Andalus 1.1 – O Zéjel – génese da canção provençal e da poesia lírica das modernas nações europeias
CAPÍTULO II – A POESIA LUSO-ÁRABE: GÉNESE DA NOSSA POESIA LÍRICA NO DEALBAR DA NACIONALIDADE 1 – O amor e o vinho na poesia Luso-Árabe no «Século de Almutâmide» 1.1 – A dinastia abádida e Almutámide 1.2 – Ibne Amar 1.3 – Ibne Sara
CAPÍTULO III – O “AMOR TROVADORESCO” E O REINO DE PORTUGAL 1 – Portugal resultado do encontro de culturas do Garbe 1.1 – Duas civilizações que se encontram e se complementam 1.2 – A subtileza e a sumptuosidade do Sul deslumbra o Norte rústico e frugal 2 – Portugal medieval e “trovadoresco” 2.1 – A cantiga de Pai Soares de Taveirós: primeiro documento poético em língua portuguesa 2.2 – Afonso X e as «Cantigas de Santa Maria» 2.3 – D. Dinis: o rei-poeta 2.4 – João Roiz de Castelo Branco ou a perenidade da poética trovadoresca
CAPÍTULO IV – O LIRISMO NO PORTUGAL RENASCENTISTA 1 – Bernardim Ribeiro: o alentejano fundador da poesia bucólica 2 – António Ferreira e A Castro: a portuguesíssima “sublimidade shakesperiana” 3 – Mestre Gil Vicente: a genialidade multifacetada do «pai» do Teatro Português 4 – Luís de Camões: o apogeu do lirismo 4.1 – A báquica glosada de Os Lusíadas
CAPÍTULO V – A INFLUÊNCIA DA LÍRICA CAMONIANA DE BARROCO AO PRÉ-ROMANTISMO 1 – A poesia bucólica de Francisco Rodrigues Lobo 2 – O lirismo fogoso de Bocage
CAPÍTULO VI – O ROMANTISMO 1 – As transformações profundas que mudaram o mundo 2 – As escolas românticas 3 – O Romantismo em Portugal 4 – O primeiro romantismo português: Almeida Garrett e Alexandre Herculano 5 – O Romantismo sob a Regeneração 6 – A «Geração de 70» 7 – Poesia romântica
PARTE II – DO SÉCULO XIX AO 25 DE ABRIL
CAPÍTULO VII – A «CANÇÃO DE COIMBRA» 1 – As origens do Fado 2 – Hilário e a «Canção de Coimbra» 3 – A «Geração de Oiro» dos anos 20 4 – Dois ciclos históricos: os anos 20 e os anos 50
CAPÍTULO VIII – FERNANDO PESSOA E O VINHO 1 – O vinho no mundo mediterrânico 2 – A Época Contemporânea e a “Bacchica” pessoana 3 – Poetas dos séculos XX e XXI entre o amor e o vinho
CAPÍTULO IX – O «CANTO DE INTERVENÇÃO» 1 – A génese do «Canto de Intervenção» 2 – Os precursores 2.1 – José Afonso 2.2 – Adriano Correia de Oliveira 2.3 – A poesia de Manuel Alegre e a guitarra de António Portugal 2.4 – Luís Cília: a primeira “voz” no exílio 3 – As novas gerações de «cantautores», compositores e intérpretes 4 – A terceira geração dos Cantores de Intervenção
CAPÍTULO X – 1971: A RUPTURA MUSICAL E A GÉNESE DA NOVA MÚSICA PORTUGUESA 1 – O Outono de 1971 2 – Cantigas do Maio
CAPÍTULO XI – O PAPEL SOCIOCULTURAL E POLÍTICO DO “CANTO DE INTERVENÇÃO» 1 – Contexto histórico 2 – Os festivais da canção e Ary dos Santos 3 – O espectáculo de 29 de Março no Coliseu e o 25 de Abril
PARTE III – NOVA MÚSICA PORTUGUESA
CAPÍTULO XII – A «REVOLUÇÃO DE 25 DE ABRIL» E O «PREC» 1 – Do «Movimento dos Capitães» ao MFA 2 – O CAC e o GAC 3 – O encontro entre Zeca Afonso e Amália Rodrigues 4 – Introdução à «Nova Música Portuguesa»
CAPÍTULO XIII – JANITA SALOMÉ – CANTAR A UTOPIA DO SUL 1 – Do Redondo a Casablanca 2 – Continuar Zeca com o «Cante» na alma 3 – O teatro, o «Fado de Coimbra» e Lua Extravagante 4 – Cantar os poetas do Sul: do século XI ao XXI 5 – Vinho dos Amantes: novo degrau de uma obra intensa 6 – Discografia 7 – Temas sobre o amor e o Alentejo 8 – Temas sobre o vinho
CAPÍTULO XIV – VITORINO – A CANTAR O AMOR ENTRE LISBOA E O ALENTEJO 1 – Semear Salsa ao Reguinho e “Laurinda” 2 – A colaboração com A. Lobo Antunes e o “encontro” com Cuba 3 – Vitorino em discurso directo 4 – Discografia: 5 – Temas sobre o amor e o Alentejo
CAPÍTULO XV – RUI VELOSO – A CANÇÃO URBANA COM FUNDO DE BLUES 1 – Do “Chico Fininho” ao “Porto Covo” e ao “Cavaleiro Andante” 2 – Recorde de vendas e os encontros com B. B. King 3 – O Concerto Acústico e o nosso imaginário colectivo 4 – Carlos Tê 5 – Discografia 6 – Temas sobre o amor
CAPÍTULO XVI – SÉRGIO GODINHO – ESCRITOR DE CANÇÕES – E A MAGIA DAS PALAVRAS 1 – Romance de um dia na estrada e Os Sobreviventes 2 – “Precariedade vem de PREC” 3 – A versatilidade e o ecletismo em Sérgio Godinho 4 – Discografia 5 – Temas sobre o amor 6 – Temas sobre vinho
CAPÍTULO XVII – TROVANTE: O IMAGINÁRIO DE UMA GERAÇÃO .... 245 1 – A descoberta… o sonho, a vida, a poesia 2 – De Sagres… ao Coliseu dos Recreios… “Perdidamente”… 3 – O fim e os reencontros 4 – Temas sobre o amor 5 – Temas sobre o vinho
CAPÍTULO XVIII – LUÍS REPRESAS – O TROVADOR DAS CUMPLICIDADES LATINAS 1 – O CCB, Espanha, Macau e Timor 2 – Do Rio de Janeiro a Praga 3 – No ‘Rock in Rio’, “Perdidamente” e Olhos nos olhos 4 – Em Boa Hora com Carlos do Carmo 5 – Discografia 6 – Temas sobre o amor
CAPÍTULO XIX – FAUSTO: CANTAR A SAUDADE NA EXPANSÃO ........ 263 1 – Angola e o mar 2 – O precursor da “viagem” 3 – Discografia 4 – Temas sobre o amor, o mar e a saudade
CAPÍTULO XX – BRIGADA VICTOR JARA - A CANTAR A TRADIÇÃO E O LEGADO DE GIACOMETTI 1 – As influências do GEFAC 2 – O melhor disco de música tradicional 3 – De Danças e Folias a Ceia Louca e os festivais 4 – 40 anos de Brigada 5 – Discografia 6 – Temas (tradicionais) sobre o amor, adultério, lamento, embalo e dança 7 – Temas (tradicionais) sobre gastronomia e vinho
CAPÍTULO XXI – JORGE PALMA – O CANTAUTOR INTIMISTA DO “BAIRRO DO AMOR” 1 – Vilar de Mouros e Ary 2 – “Com licença, meus amigos, mas para a guerra não vou” 3 – Com uma Viagem na Palma da Mão 4 – O Lado Errado da Noite e o Bairro do Amor 5 – Reconhecimento do público e da crítica 6 – Discografia 7 – Temas sobre o amor 8 – Temas sobre o vinho
CAPÍTULO XXII – JOÃO AFONSO: “A MINHA CULTURA MUSICAL É ZECA AFONSINA” 1 – De Moçambique a … Missangas 2 – Espanha e a participação em múltiplos projectos 3 – De Outra Vida a Um redondo vocábulo ou o regresso mágico à obra “Zeca Afonsina” 4 – Expoente da lusofonia ou a invenção de um novo território 5 – Discografia 6 – Temas sobre o amor 7 – Temas sobre gastronomia e vinho
CONCLUSÃO FONTES E BIBLIOGRAFIA
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AUTOR:
EDUARDO M. RAPOSO nasceu em 1962 – Funcheira, Ourique. Com quase 5 anos rumou à Diáspora. Posteriormente, na inquietação do “ser português”, tem percorrido a utopia do imenso Sul. Assim chegou à escrita, há quase 40 anos - jornalismo e não só. Nos anos 80 iniciou intensa actividade de intervenção cultural e em 90 de investigação académica e associativista, que permanece, onde a busca da totalidade do ser e o belo estão presentes. Dirigiu/dirige revistas culturais (Memória Alentejana) organizou mais de 80 colóquios, tertúlias e encontros culturais, publicou 500 artigos e entrevistas na imprensa. Divulgou o «Canto de Intervenção» e o «Cante» em publicações científicas (Estudios Extremeños) e congressos internacionais (PHI CHAM, Sorbonne, 2019). Apresentou dezenas de espectáculos de música e poesia e fez conferências (Casa da Música). Organizou homenagens a Lorca, Urbano, Adriano, Almutâmide, Brito Camacho, Mestre Salgueiro e outros. Publicou seis livros: três biografias (Cláudio Torres, Urbano, Fonte Santa), dirigiu uma antologia poética, dois sobre o «Canto de Intervenção» e participou na Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Construtor de utopias e tolerante radical é Doutor em História da Cultura e das Mentalidades Contemporâneas e investigador do CHAM da FCSH/UNL. Integra a Comissão Cientifica do II Congresso sobre o «Cante», em preparação e está a desenvolver estudos sobre o «Cante» e as tabernas. Sacraliza a amizade e escreve como aprendeu…
Detalhes:
Ano: 2020
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 354
Formato: 23x16
ISBN: 9789895660162
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